O que são Trade-offs em operações de serviços?

Perguntado por: Júlia Machado  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

Resumos. Os trade-offs em estratégia de operações podem ser descritos como as incompatibilidades operacionais existentes entre diferentes critérios competitivos. Serviços customizados implicam entregas mais demoradas e custos de produção mais elevados do que serviços padronizados.

Em que consiste o trade-offs?

O termo trade off refere-se à situação em que é necessário fazer uma escolha entre opções mutuamente exclusivas. Entenda o que é e qual a sua importância. Trade off é um conceito amplamente utilizado em economia, administração e em diversas áreas da vida cotidiana, e está mais presente em nossa vida do que imaginamos.

O que é trade-off na administração?

Trade-off é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto. Trade off é uma decisão entre custos e benefícios. O ato de escolher uma coisa em detrimento de outra.

O que é trade-off em projetos?

(2006) explicam que o trade-off pode ser definido como sendo “as trocas relacionadas que acontecem de maneira compensatória, onde há a perda de um serviço ou qualidade e o ganho de um serviço ou qualidade distinto”. O trade-off entre custo e tempo em projetos se constitui um desafio para os gestores de projetos.

O que significa o termo trade-off em tomada de decisões?

O trade off é o nome que se dá a uma decisão que consiste na escolha de uma opção em detrimento de outra. Para se tratar de um trade off o indivíduo deve, necessariamente, deixar de lado alguma opção em sua escolha. Por exemplo, as pessoas enfrentam o trade off entre consumo e lazer.

Como o Day Trade Destrói Vidas

19 questões relacionadas encontradas

O que significa trade-off é a que conceito econômico Ele está relacionado diretamente?

O custo de oportunidade, também conhecido como trade-off, é o que custa, para você, escolher uma coisa em detrimento de outra. Em outras palavras, é a perda de um potencial benefício decorrente de uma escolha. A própria palavra “decisão” tem um significado relacionado ao custo de oportunidade.

Qual é a diferença entre o trade-off e os custos de oportunidade?

O trade off seria, de modo simplório, como o próprio termo em inglês sugere, a troca de uma coisa, ou várias, por outra, e o que é sacrificado para obter algo. De maneira grosseira, o trade off seria o conflito da escolha, enquanto o custo de oportunidade representa o que é perdido com a escolha renunciada.

O que é trade-off valor custo?

O que é custo de oportunidade? O custo de oportunidade, também conhecido como trade-off é o benefício potencial que você perde ao realizar determinada escolha. Em outras palavras, é o valor que você renuncia quando segue um caminho em detrimento de outro.

São exemplos de trade-off?

Exemplos de trade-off
  • Um indivíduo tenta decidir entre comprar uma nova casa ou realizar uma grande reforma na casa onde mora;
  • Uma empresa pondera deixar de produzir certo produto e passar para uma empresa terceirizada;
  • Um governo decidindo quanto de seus fundos se destinam à educação e qual o montante vai à saúde;

Qual a importância do trade-off?

O objetivo do trade off é justamente identificar qual é a melhor decisão a ser tomada em diferentes situações. Como você viu, cada opção contém pontos positivos e negativos. E, ao utilizar o trade off, você conseguirá definir qual delas vale mais a pena.

Qual é a definição de trade-off e como eles surgem?

O termo refere-se, geralmente, a perder uma qualidade ou aspecto de algo, ganhando em troca outra qualidade ou aspecto. Isso implica que a tomada de uma decisão requer completa compreensão tanto do lado bom, quanto do lado ruim de uma escolha em particular. Um bom exemplo de trade-offs é o caso do jogo de damas.

Qual é o custo decorrente de uma escolha em situação de trade-off?

Na teoria econômica, trata-se do famoso custo de oportunidade, ou seja, o que você teria ganho se tivesse optado por outra alternativa.

Qual é a fórmula do custo de oportunidade?

Sendo assim, aqui está uma fórmula para calcular o custo de oportunidade: Custo de oportunidade = recompensa na opção não escolhida - recompensa na opção escolhida.

Como fazer o cálculo do ROI?

ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento) é uma métrica financeira, usada para saber quanto a empresa ganhou com determinado investimento. É muito usado na área de Marketing e sua fórmula é: (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.

O que é custo de oportunidade de um exemplo?

Por exemplo, se você escolhe ficar em casa vendo televisão em vez de sair com amigos, o custo de oportunidade seria o benefício que você teria obtido ao sair com eles, no caso a socialização. É uma maneira de avaliar o verdadeiro custo de uma decisão, considerando as opções que estão sendo deixadas de lado.

Quais são os tipos de custo de oportunidade?

Os principais tipos de Custo de Oportunidade
  1. Escondido. O custo de oportunidade escondido é aquele que não está claro. ...
  2. Aberto. O custo de oportunidade aberto é contrário ao escondido. ...
  3. Contábil. O custo de oportunidade contábil se refere ao âmbito empresarial. ...
  4. Ambiental.

O que é o ponto de equilíbrio financeiro?

O ponto de equilíbrio financeiro é o resultado da divisão entre os gastos fixos desembolsáveis da empresa e sua margem de contribuição. Este indicador financeiro representa o faturamento mínimo necessário para que a empresa cubra todos os seus gastos sem prejuízo, mantendo-se em funcionamento.

Quando ocorre o ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio contábil é quando a receita total se iguala ao total de custos e despesas financeiras da empresa. Um faturamento inferior a esse valor indica que a empresa teve prejuízo e não terá recursos financeiros em caixa para pagar as suas contas mensais.

Porque o custo de oportunidade é importante?

A importância do custo de oportunidade

Sem ele, pode até ser que você consiga tomar decisões acertadas vez ou outra, porém, de modo geral, a tendência é que esse comportamento impulsivo te coloque em enrascadas.

O que significa quando o custo de oportunidade é zero?

O custo de oportunidade zero se refere a um cenário em que não há perda de vantagens ao escolher uma opção em vez de outra, ou seja, não há renúncia a um benefício ao tomar uma decisão. Na teoria, esse termo assume que não há perdas envolvidas na tomada de decisões.

O que é um custo marginal?

Desta forma, podemos dizer que custo marginal é a mudança no preço total de uma produção ao aumentar ou diminuir a quantidade produzida. Para o consumidor, isso pode ser traduzido como o preço, ou seja, o custo adicional de comprar mais um item, já para a empresa, seria o custo de produção.

O que é custo de oportunidade implícito?

Custos implícitos são o custo de oportunidade dos recursos já possuídos pela empresa e usados no negócio—por exemplo, expansão de uma fábrica em um terreno que já possuía.

Qual é a diferença entre ROI e ROE?

Enquanto o ROE é utilizado para medir a capacidade de uma empresa ser lucrativa utilizando como base seus lucros e patrimônios líquidos, o ROI é uma métrica que identifica o retorno sobre o investimento, seja de ganho ou de perda.

O que é Ebitda de uma empresa?

O que é o EBITDA de uma empresa? EBITDA – Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – é um dos indicadores utilizados para fazer a medição dos resultados das empresas. Em português, essa métrica significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

O que significa ROI de 100 %?

ROI é a sigla de Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento, em português). Esse indicador é usado para descobrir quanto a empresa ganhou com um investimento, a partir da fórmula (Receita gerada pela ação – Custos do investimento) / Custos do investimento.

Artigo anterior
Quantas palavras têm uma síntese?
Artigo seguinte
Qual o juízo competente para apreciar o pedido de guarda a Vara da Infância ou Vara de família?