O que são teorias de motivação?

Perguntado por: Lorena Almeida de Garcia  |  Última atualização: 17. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

As teorias motivacionais são um conjunto de conceitos que procuram explicar o que motiva as pessoas e como elas podem ser motivadas. Estas teorias têm sido desenvolvidas ao longo dos anos por vários autores e são utilizadas por muitas empresas como base para a gestão de pessoas.

O que é teoria de motivação?

As teorias motivacionais "de processo", por sua vez, objetivam explicar o processo pelo qual a conduta se inicia, se mantém e termina. Estas teorias operam com variáveis maiores de processo e explicam a participação de cada um, bem como a natureza de sua interação.

Quais são as teorias de motivação?

Além da teoria de Maslow, existem diversas outras teorias famosas baseadas neste conceito, as mais conhecidas são: motivadores e fatores de higiene de Herzberg, teoria da motivação humana de McClelland e a teoria do ERG de Alderfer.

Quais as teorias sobre a motivação no trabalho?

São elas: a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, as Teorias X e Y de Douglas McGregor e a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. Estas teorias, embora antigas, representam os fundamentos sobre os quais as teorias modernas se desenvolveram.

Quais são as teorias clássicas de motivação?

Para um melhor esclarecimento deste enfoque, serão discutidas três teorias da motivação: Teoria X e Teoria Y de McGregor (1960); Teoria da Expectativa de Victor H. Vroom (1997); e Teoria da Fixação de Objetivos de Edwin Locke (1960).

Descoberta do Telescópio James Webb encerra o debate na física com essa imagem impactante!

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de teorias?

É conveniente, para tanto, dividir as teorias científicas em duas grandes classes, 1) teorias fenomenológicas e 2) teorias explicativas.

Qual a base principal da motivação?

A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência.

Quem criou a teoria da motivação?

Quem criou e como surgiu a Pirâmide de Maslow? Abraham Maslow foi um psicólogo norte americano que buscou estudar e demonstrar a relação entre o comportamento motivacional das pessoas e um conjunto de necessidades humanas, ponto de partida para a criação do seu estudo mais conhecido, a pirâmide de Maslow.

O que explica as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg?

Em resumo, as pesquisas do psicólogo Abraham Maslow focam em diferentes aspectos das necessidades humanas. Para ele, os seres humanos se motivam a partir dessas demandas, procurando satisfazê-las. Já a teoria de Frederick Herzberg observou o comportamento e motivação humana em relação ao ambiente de trabalho.

O que diz a teoria de Maslow?

É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.

O que é motivação para o trabalho?

Motivação no trabalho é o sentimento que move todas as ações do profissional no ambiente de trabalho e está ligada à vontade de se manter naquele emprego. É o desejo de cumprir metas e atingir bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos.

Qual das teorias da motivação foi trabalhada pelo Maslow?

A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, conhecida como Pirâmide de Maslow, tem como base o princípio de que as fontes da motivação dos seres humanos e seus níveis de satisfação, podem ser referenciados em uma relação de hierarquia direcionada, a partir da representação das necessidades humanas.

Como se divide a motivação?

Um desses fatores é a motivação, definida como o conjunto de forças que ativam o comportamento. Essas forças podem ser de natureza biológica, emocional, social, cognitiva, dentre outras. Apesar da origem, a motivação pode também ser dividida em duas categorias: motivação intrínseca e motivação extrínseca.

Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho eleva tanto o aspecto individual como o coletivo. Na prática, isso significa mais colaboração, engajamento e harmonia para executar serviços e vencer desafios. A cooperação mútua estimula o trabalho em equipe e ainda melhora o relacionamento interpessoal entre colaboradores.

O que diz a teoria de motivação de Herzberg?

O que é a Teoria dos Dois Fatores? Também conhecida como Teoria de Herzberg, trata-se da ideia de que dois fatores — referentes às condições de trabalho e às relações interpessoais — são responsáveis pela satisfação e motivação dos colaboradores de uma empresa.

Qual a definição de motivação Herzberg?

Segundo a teoria de Herzberg, as condições de trabalho de um colaborador interferem diretamente em sua motivação para ir à empresa todos os dias e realizar o que precisa ser feito. Basicamente, os fatores higiênicos são tudo o que está relacionado a empresa.

Quais são os fatores motivacionais da teoria de Herzberg?

Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

O que é motivação para Freud?

Ele também acreditava que a motivação tem como objetivo livrar-nos da estimulação, e com isso criou o conceito de motivação por estimulação sensorial. Ele conceitua estimulação como a fome, sede e qualquer fator que nos tire de nosso equilíbrio (calma e tranquilidade).

Qual a importância das teorias motivacionais para a gestão de pessoas?

A importância das Teorias Motivacionais

Elas começaram a ser desenvolvidas na segunda metade do século XX, e ainda hoje recebem complementações. Muitos estudiosos classificaram essas teorias como estudo da “Satisfação”, pois visam medir o índice de motivação das pessoas, baseadas em suas necessidades e aspirações.

O que é motivação De acordo com a psicologia?

A motivação pode ser descrita como uma combinação de nossos objetivos pessoais, desejos e expectativas, sendo que os dois últimos fatores são combustíveis fundamentais para a conquista do primeiro.

Quais as características que definem a motivação?

Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

O que são teorias e para que servem?

Teoria é o conhecimento obtido por meio de estudos, hipóteses, experimentações e observações que quando aplicadas, apresentam resultados que corroboram com o objetivo a ser alcançado.

Para que servem as teorias?

Em geral, elas aparecem para explicar certos fenômenos ou dúvidas das mais variadas áreas do conhecimento. Com uma ou mais hipóteses, um pesquisador busca descobrir a explicação mais verídica para o assunto estudado.

O que é teoria exemplo?

Envolvem hipóteses já testadas diversas vezes, fatos e leis. Uma teoria pode soar como uma explicação definitiva, mas pode vir a ser derrubada pois não é uma verdade absoluta. Um exemplo de teoria derrubada é a da geração espontânea (abiogênese), defendida por Aristóteles.

Artigo anterior
E oito horas ou são oito horas?
Artigo seguinte
Como retirar o acesso rápido do Google Drive?