Quando devo troca a correia do alternador?
Perguntado por: Maria Luciana Cruz Castro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)
Em geral, recomenda-se a troca da correia do alternador a cada 20 mil quilômetros rodados. E não adianta comprar uma porção de correias de alternador para manter um estoque. Como elas são de borracha, vão ressecando com o tempo, até ficarem inutilizáveis. Assim, o ideal é comprar apenas quando precisar trocar mesmo.
Como saber se precisa trocar a correia?
Uma correia dentada pode durar até 5 anos, em condições normais de uso, ou conforme a quilometragem indicada no manual do proprietário — que, em geral, é de até 50 mil km rodados.
O que acontece se eu andar sem a correia do alternador?
Quando a correia do alternador quebra, os problemas mais sérios podem ser: o alternador do carro parar de gerar energia para a bateria, ou a bomba d'água parar de funcionar, fazendo com que a água fique parada no bloco.
Qual o valor pra trocar a correia do alternador?
A peça não é cara, mas, se a substituição for ignorada ou postergada e o componente se romper, poderá haver graves danos ao propulsor e até a necessidade de retífica. Para um modelo 1.0, o custo do reparo pode passar dos R$ 2 mil.
Como saber se a correia do alternador está ruim?
Correia do alternador sem dentes ou frisos. isso é sinal de correia muito usada ou velha. Nesse caso ela vai fazer barulho, patinar, como explicado acima. É sinal que a qualquer momento ela vai quebrar.
Como saber se precisa trocar a correia do alternador / ar condicionado
Qual a importância da correia do alternador?
A correia do alternador é responsável por colocar o alternador em atividade gerando a energia para manter a carga da bateria do carro. A correia do ar-condicionado é responsável por colocar o compressor do sistema em funcionamento, ela é ligada ao motor do carro e seu rompimento impedirá que o ar-condicionado funcione.
Qual a vida útil da correia dentada?
A vida útil passa fácil de 150.000 km, enquanto a correia deve ser trocada, em média, a cada 60.000 km. Mas o intervalo da correia varia de marca para marca.
Qual a quilometragem correta para troca da correia dentada?
Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.
Qual a diferença da correia do alternador para correia dentada?
Dentada – A correia dentada é a mais conhecida e a mais importante para o veículo. ... Alternador – A principal função da correia do alternador é ser responsável por colocar o alternador em atividade, peça que é responsável por gerar a energia para a bateria do carro.
Porque a correia do alternador faz barulho?
Na correia de acessórios, as maiores causas de ruídos e vibrações são os problemas nas polias (como o acúmulo de sujeira, amassados e desalinhamentos) e a falta ou excesso de tensão, inclusive nos veículos com tensionadores automáticos (que podem estar avariados).
O que é a correia dentada?
A correia dentada é composta por pequenos dentes de borracha. Ela também é chamada de correia de distribuição e garante a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento dos pistões nos cilindros. Em outras palavras, ela protege a válvula dentro do cilindro.
Qual o perigo da correia dentada?
O que acontece quando a correia dentada quebra? Ela se rompe fazendo com que componentes do motor se choquem de maneira direta e desordenada. Assim, as válvulas param e se chocam com os pistões, causando danos e empenamento às peças.
O que causa a quebra da correia dentada?
Portanto, se o giro de motor está alto, e você não frear suavemente para a velocidade baixar, ocorrerá uma distensão na correia dentada. Se isso acontecer com frequência, depois de um tempo, a correia poderá arrebentar e destruir outras partes do motor do carro.
O que acontece quando quebra a correia dentada de um carro?
Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais.
O que é uma correia Poly V?
A correia Poly-V® é uma correia única e sem fim com nervuras longitudinais em formato de V que se encaixam perfeitamente nos sulcos em V das roldanas. Ela combina a conveniência de uma correia lisa fina e inteira com a forte tração ao agarrar de várias correias em V.
O que é melhor correia dentada ou corrente?
Na hora de fazer contas, a correia dentada é bem mais vantajosa. A diferença pode chegar a 15 vezes dentro da própria marca. Um exemplo: um kit de correia dentada do VW Gol não sai por mais de R$ 100. Mas o conjunto de corrente do Tiguan e do Jetta TSI pode custar R$ 1.500.
Quais correias devo trocar no carro?
- Correia dentada. Esse é o tipo mais famoso e conhecido de correia para carros, além de ser a de maior importância. ...
- Correia do alternador. ...
- Correia do ar-condicionado. ...
- Correia da direção hidráulica.
Pode trocar somente a correia dentada?
Não necessariamente. Uma correia dentada que já teve sua vida útil ultrapassada ou defeituosa tem que ser substituída, e quanto mais cedo você fazer isso, melhor. O melhor curso de ação é também substituir o tensor, mas se ele estiver em um bom estado de conservação, pode não ser necessária essa troca..
Quais são os tipos de correias?
- Correias Transportadoras;
- Correias em Poliuretano;
- Correias de Transmissão em “V”;
- Correias Sincronizadas;
- Correias Planas;
- Correias Elevadoras;
- Correias em “PVC”;
- Correia Poly V;
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