O que são reservatórios subterrâneos de água?

Perguntado por: Daniel Mota de Sá  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

Aquíferos são reservatórios subterrâneos de água, sendo possível extrair quantidades suficientes para permitir um aproveitamento econômico e abastecimento público. São classificados em relação à porosidade da rocha que armazena a água, podendo ser granular, fissural e cárstico (SOLDERA, 2017).

Como se chama o reservatório subterrâneo de água?

Em geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.

Como se formam os reservatórios subterrâneos de água?

É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percola nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra.

Quais são os dois tipos de água subterrânea?

As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água.

O que é um aquífero subterrâneo?

Um aquífero é toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente.

Reservatórios subterrâneos de água - Geografia - HORA DO ENEM

28 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre aquíferos e águas subterrâneas?

Mais da metade da população do mundo depende da água subterrânea para suprimento de suas necessidades de água potável. As águas subterrâneas estão contidas nos solos e formações geológicas permeáveis denominadas aqüíferos.

O que são águas subterrâneas Brainly?

As águas subterrâneas são aquelas que se acumulam abaixo da superfície, geralmente nos poros existentes na composição das rochas.

Como são classificadas as águas subterrâneas?

As águas subterrâneas podem ser classificadas em três grupos hidroquímicos principais: bicarbonatadas cálcico- magnesianas; bicarbonatadas cálcico-sódicas e bicarbonatadas sódicas, enquanto uma amostra é classificada como bicarbonatada-sulfatada sódica. É observada uma distribuição espacial dessas diferentes classes.

Quais são os rios subterrâneos?

Os rios subterrâneos são porções de água que correm por baixo da superfície, por razão natural, formados por processos de intemperismo. Os rios subterrâneos ocorrem em condições geomorfológicas e hidrológicas específicas. Existem três tipos de reservatórios de água subterrânea: Poroso, Fissural e Cárstico.

O que são águas superficiais e subterrâneas?

Esse tipo de água é encontrado em rios, riachos, lagos, pântanos, mares etc. Por não penetrarem no solo e o acesso a elas ser mais fácil, são, atualmente, a principal fonte de abastecimento do planeta. Águas subterrâneas: são aquelas que ocorrem naturalmente ou artificialmente no subsolo (Resolução Conama nº 396/2008).

Como as águas subterrâneas Originam-se?

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS – As águas subterrâneas originam-se das chuvas. Quando chove, parte da água penetra na terra e forma reservatórios abaixo da sua superfície. A água também se infiltra no solo através das raízes das plantas.

Como se formam as águas subterrâneas e qual a sua importância?

As águas subterrâneas podem ser extraídas por poços ou pelo aproveitamento das nascentes, ponto em que os aquíferos interceptam a superfície. No Brasil, grande parte das águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares (mais conhecidos como artesianos ou semiartesianos), que foi objeto do estudo em questão.

Como a água se move no subsolo?

Ao juntar-se à massa de água subterrânea, a água infiltrada move-se pelos poros do material do subsolo, podendo reaparecer na superfície, em nível inferior ao que penetrou no lençol aquífero. ... Assim, aquífero é uma unidade geológica saturada que fornece água a poços e nascentes.

Qual o nome do maior reservatório subterrâneo de água no Brasil?

Isso mesmo, um “gigante subterrâneo” chamado Sistema Aquífero Guarani (SAG)! Esse gigante é um grande depósito de água que abrange 4 países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Qual é o nome do maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta?

Aquífero Alter do Chão é o maior reservatório de água do planeta | Jornal Hoje | G1. Pesquisadores do Pará e do Ceará descobriram que a Amazônia tem o maior reservatório subterrâneo de água do planeta. O aquífero Alter do Chão já era conhecido dos cientistas. Eles só não sabiam que era tão grande.

Qual o maior reservatório de água subterrânea do planeta?

O Arenito Núbia é considerado o maior reservatório de água fóssil do mundo, ou seja, de água selada que não recebe reabastecimento por precipitação. Ele está localizado sob o Egito, Líbia, Chade e Sudão, e tem aproximadamente 2 milhões de km² de extensão.

Onde encontramos água subterrânea?

Ela se encontra em córregos, rios e lagos constituindo os recursos hídricos superficiais, assim como nos interstícios do solo e subsolo, formando os recursos hídricos subterrâneos. Estes últimos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra.

Qual é o maior rio subterrâneo do mundo?

O Rio Hamza nasce no Peru, na Cordilheira dos Andes, mesma região que o Rio Amazonas. “Essa linha de água permanece subterrânea desde sua nascente, só que não tão distante da superfície. Tanto que temos relatos de povoados daquele país, instalados na região de Cuzco, que utilizam este rio para agricultura.

O que são águas subterrâneas resposta?

Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade ...

O que são os aquíferos?

Aquífero é uma formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais. Formações permeáveis, tais como arenitos e areias, são exemplos de aquíferos.

Como identificar um aquífero?

Aquífero confinado ou artesiano
  1. Aquíferos Porosos: Esses tipos de aquíferos apresentam espaços vazios de pequenas dimensões (poros), por onde a água circula. ...
  2. Aquíferos Fraturados ou Fissurados: São caracterizados por possuírem fraturas abertas que acumulam água. ...
  3. Aquíferos Cársticos: São formados em rochas carbonáticas.

O que são aquíferos e lençóis subterrâneos?

Os aquíferos são reservas de água subterrâneas e, por isso, os lenções freáticos também são denominados de “aquíferos artesianos livres”. São importantes fontes de abastecimento os quais tem a função de equilibrar a natureza, mantendo a quantidade de água subterrânea e da superfície.

Como a água vira chuva na natureza?

Como se forma a chuva? A chuva se forma com a evaporação da água na terra. Ela sobe a atmosfera e transforma-se em gotículas de água passando do estado gasoso para o líquido (condensação).

O que acontece quando a água penetra no solo?

Parte de água será absolvida pelas raízes das plantas, para logo ser transpiradas ou expulsas ao ar através de suas folhas em forma de vapor de água. Outra porção de água se moverá lentamente até os aqüíferos subterrâneos, percolando através do solo até chegar ao leito de rocha.

Como ocorre a infiltração da água no solo?

A água infiltrada sofrerá a ação de capilaridade e será retida nas camadas superiores do solo se esta prevalecer sobre a força da gravidade. A medida que o solo se umedece a força da gravidade passa a prevalecer e a água percola em direção às camadas mais profundas. ... A água retida infiltra no solo ou evapora.

Artigo anterior
Quais modalidades o Brasil já obteve medalhas nas Paralimpíadas?
Artigo seguinte
Qual a melhor versão da Spin?