O que são regiões judiciárias?

Perguntado por: Isabela Rodrigues Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

Região Judiciária, o agrupamento de Circunscrições Judiciárias; 2. Circunscrição Judiciária, o agrupamento de Comarcas contíguas, uma das quais será a sua sede; 3.

Quais são as regiões do Tj-rj?

1º Núcleo Regional (Capital) Fórum Central; Auditoria Militar (Saúde); I Juizado Especial Criminal (Botafogo); IV Juizado Especial Criminal (Leblon); IV Juizado Especial Cível (Catete); V Juizado Especial Cível (Copacabana); VI Juizado Especial Cível (Gávea); VIII Juizado Especial Cível (Tijuca); IX Juizado Especial ...

Quantas regiões administrativas judiciárias existem no Estado de São Paulo?

Cada região administrativa abrigará um número pré-definido de circunscrições judiciárias - são 56 em todo o Estado, cada uma formada por diversas comarcas.

Quantas comarcas existem?

Com 2.100 magistrados na ativa, 45 mil servidores e 1.745 unidades judiciárias em 320 comarcas, tem mais que o dobro do tamanho do segundo colocado na classificação de tribunais por porte do Conselho Nacional de Justiça.

O que é 1º Raj?

Região concentra maior número de unidades judiciais. A 1ª Região Administrativa Judiciária (1ª RAJ) responde por 101 unidades instaladas na Capital e em municípios da Grande São Paulo e reúne, ao todo, 30 comarcas.

O QUE É REGIÃO (Regionalização)? Geografia | Rapidinhas #027

36 questões relacionadas encontradas

O que significa CJ no Tribunal de Justiça?

Lista de comarcas de São Paulo, conforme a legislação vigente e o disposto na Resolução 560/2012, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. ... No estado de São Paulo as comarcas estão situadas em regiões administrativas judiciárias (RAJ) e em circunscrição judiciária (CJ).

O que é rajas?

Raj: Significado “rei” ou “príncipe”. O nome Raj tem origem sânscrita, língua antiga utilizada na Índia. É um nome masculino popular entre os indianos e significa “rei” ou “príncipe”. Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome hindu que carrega atributos de nobreza.

Quantas comarcas existem no Brasil?

Regra geral, a área geográfica de cada comarca correspondia, aproximadamente, à de um dos municípios. No final de 2013, o país encontrava-se divido em 231 comarcas.

O que significa 1 e 2 vara?

Se uma Comarca possui uma Vara Única, como mencionado acima, a Comarca é de primeira entrância. As Comarcas que possuem mais de uma Vara, as quais são consideradas intermediárias, são de segunda entrância.

O que significa a 2 vara Cível?

A 2ª VARA CÍVEL SERÁ DENOMINADA "2ª VARA CÍVEL DA CAPITAL", COM COMPETÊNCIA PARA PROCESSAR E JULGAR FEITOS DO CIVEL, COMERCIO, ORFAOS, INTERDITOS E AUSENTES; III.

Onde fica a sede do Tj-sp?

O Palácio de Justiça é a sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Localiza-se no centro antigo de São Paulo, entre a Praça da Sé, a Praça João Mendes Jr.

Quais são as comarcas do Rio de Janeiro?

Lista de comarcas do Rio de Janeiro
  • Comarca da Capital. Regional da Barra da Tijuca. Regional da Ilha do Governador. Regional da Leopoldina. ...
  • Comarca de Angra dos Reis.
  • Comarca de Araruama.
  • Comarca de Arraial do Cabo.
  • Comarca de Barra do Piraí
  • Comarca de Barra Mansa.
  • Comarca de Belford Roxo.
  • Comarca de Bom Jardim.

Onde fica o Tribunal de Justiça do Rio?

da Praça XV, Terminal Menezes Côrtes e Castelo.

O que faz a 1 Vara Cível?

As Varas Cíveis têm como atribuição processar demandas relacionadas a cartas precatórias, cartas de ordem, ações cíveis, ações comerciais e benefícios previdenciários decorrentes de acidentes de trabalho que lhes sejam remetidas por distribuição aleatória ou prevenção legal.

Qual a diferença entre primeira e segunda instância?

A primeira instância, onde em geral começam as ações, é composta pelo juiz de direito de cada comarca, pelo juiz federal, eleitoral e do trabalho. A segunda instância, onde são julgados recursos, é formada pelos tribunais de Justiça e de Alçada, e pelos tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho.

Quais são os tipos de varas judiciais?

Porém, há casos em que as varas são criadas com matérias específicas como sendo separadas pelas seguintes matérias:
  • Varas de infância e juventude;
  • Varas da Fazenda Pública;
  • Varas cíveis;
  • Varas de família;
  • Varas criminais;
  • Juizado Especial Criminal;
  • Juizado Especial Cível.

Qual a diferença de vara e comarca?

Cada comarca, portanto, pode contar com vários juízes ou apenas um, que terá, no caso, todas as competências destinadas ao órgão de primeiro grau. Varas – A vara judiciária é o local ou repartição que corresponde a lotação de um juiz, onde o magistrado efetua suas atividades.

O que é comarca exemplo?

Comarca: é o território em que o juiz de 1º grau exerce a sua jurisdição. Depende do número de habitantes, da demanda forense, podendo abranger vários municípios. Uma comarca pode conter um ou mesmo vários juízes. Vara: é o local correspondente a lotação de um juiz, onde este efetua suas atividades.

Qual a diferença entre Fórum e comarca?

Apesar de serem termos relacionados, existe uma diferença entre os significados de comarca e foro. O foro, que também é chamado de tribunal, consiste no local onde são tratados todos os assuntos relacionados à justiça. Já a comarca consiste na área territorial de atuação onde um juiz irá exercer sua jurisdição.

Como identificar a comarca pelo número do processo?

Os Tribunais Regionais Federais serão identificados pelo número 4. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região será identificado pelo 401, da 2ª Região, 402, e assim por diante. A Justiça estadual é representada pelo número 8. Por ordem alfabética, os estados receberam um número.

Como descobrir a competência de um endereço?

O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza, em seu portal na internet, um serviço de consulta de competência territorial na Capital. Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorialpara localizar os foros da cidade de São Paulo.

Qual é o salário do desembargador?

Estima-se que o salário base de um juiz que se torna desembargador é de aproximadamente R$ 30 mil. Além disso, este cargo pode proporcionar diversos tipos de auxílio para o profissional, que pode ganhar cerca de R$ 50 mil somando todos os benefícios.

Artigo anterior
Quanto rende 500 reais por mês?
Artigo seguinte
Quais os tipos de usucapião previstos no ordenamento jurídico e quais os requisitos de cada um?