O que são recursos discursivos de um texto?

Perguntado por: Ivo Oliveira  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)

Os recursos linguísticos são formas usadas para expressar experiências comuns de forma original, motivada ou poética em um discurso. Para atingir esse propósito, figuras de linguagem ou estilo são empregadas para valorizar um texto de modo com que esse comunique seu conteúdo com uma linguagem mais expressiva.

O que é um recurso discursivo?

O QUE É RECURSO PARA DISCURSIVA? Recurso para discursiva consiste em uma peça textual por meio da qual nos dirigimos à banca do concurso para solicitar a reavaliação da nota preliminar da prova discursiva, buscando aumento da pontuação final.

O que são recursos de um texto?

Um recurso é uma forma. Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.

O que é linguística discursiva?

O movimento linguístico discursivo na aquisição da escrita: uma abordagem dos mecanismos de junção aditivos na construção de sentidos no texto.

Quais são os recursos de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Recursos linguístico discursivos: entenda o que significa

40 questões relacionadas encontradas

Como são representados os recursos de linguagem?

As figuras de linguagens são recursos estilísticos utilizados para realçar a mensagem e, dependendo dos aspectos que “exploram”, são chamadas de figuras de som, de pensamento, de sintaxe, de construção e de palavras. ... As figuras de palavras são representadas pela metáfora e metonímia.

Quais são as funções da linguagem?

6 Funções da Linguagem
  1. Função emotiva ou expressiva. Quando a linguagem está centrada no próprio emissor, revelando seus sentimentos, suas emoções. ...
  2. Função apelativa ou conativa. ...
  3. Função referencial ou denotativa. ...
  4. Função metalinguística. ...
  5. Função fática. ...
  6. Função poética.

O que é gênero discursivo exemplos?

Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.

O que é a linguística textual?

Linguística textual é um ramo relativamente novo da linguística, que se relaciona estreitamente com a análise do discurso, da qual é frequentemente usada como sinônimo, e cujo objeto de estudo é o texto. ... a análise transfrástica. a gramática de texto. a teoria do texto.

Qual o objetivo do discurso?

O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.

Quais são os recursos utilizados em um texto?

Quando se escreve um texto, usa-se alguns recursos ortográficos que estamos acostumados para demonstrar sentimentos e dar efeitos de término e começo nos textos: são os sinais de pontuação, como as reticências, as exclamações e as interrogações, por exemplo.

Qual é a estrutura de um texto?

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

O que é recursos expressivos e efeitos de sentido?

O uso de recursos expressivos possibilita uma leitura para além dos elementos superficiais do texto e auxilia o leitor na construção de novos significados. ... Os poemas também se valem desses recursos, exigindo atenção redobrada e sensibilidade do leitor para perceber os efeitos de sentido subjacentes ao texto.

São gêneros textuais?

Tipos de Gêneros Textuais. ... Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

O que é narrador lacônico?

adjetivo Conciso ou breve; que se expressa através de poucas palavras: texto lacônico, discurso lacônico.

Quais são as três fases da Lingüística Textual?

Na seqüência do texto, são expostos os três passos principais da evolução da Lingüística Textual: as análises transfrásticas; a Gramática de Texto; a Teórica do Texto.

O que é Lingüística Textual Segundo Koch?

Ingedore Villaça Koch — A linguística textual, como toda e qualquer ciência, tem evidentemente os seus limites. Sua preocupação maior é o texto, envolvendo, pois, todas as ações linguísticas, cognitivas e sociais envolvidas em sua organização, produção, compreensão e funcionamento no seio social.

Como surgiu a linguística do texto?

A linguística de texto surgiu na década de 1960. Desenvolveu-se rapidamente e em várias direções, seguindo um princípio básico: o texto é uma unidade linguística hierarquicamente superior à frase. E uma certeza: a gramática de frase não dá conta do texto. ... A linguística de texto surgiu na década de 1960.

Quais são os tipos de gêneros discursivos?

Gêneros Discursivos e Tipologia

De maneira geral, os gêneros discursivos se diferem dos tipos de textos: narração, descrição, dissertação, argumentação que por muito tempo foi conteúdo de ensino nas aulas de Língua Portuguesa.

O que é um gênero do discurso?

Os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem. Qualquer manifestação verbal organiza-se, inevitavelmente, em algum gênero do discurso, seja uma conversa de bar, uma tese de doutoramento, seja linguagem oral ou escrita.

Quais são os tipos discursivos?

Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.

Como identificar funções da linguagem em um texto?

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

O que é a função Conativa?

A função conativa ou apelativa é uma das funções da linguagem, definidas pelo linguista russo Roman Jakobson. A função conativa tem ênfase no destinatário, de modo que o objetivo é persuadi-lo através da mensagem transmitida. ... A função de linguagem conativa utiliza vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação.

Artigo anterior
Quando surgiu o povo hebreu?
Artigo seguinte
Como ter uma recuperação muscular mais rápida?