O que são raios infravermelhos?

Perguntado por: Cristiano Castro  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (13 avaliações)

Os raios infravermelhos (IV) são radiações eletromagnéticas com comprimentos de onda entre 700 e 50 000 nm. ... Esse tipo de radiação recebeu esse nome em virtude de sua localização no espectro eletromagnético e da forma que ocorreu a sua descoberta, que foi realizada pelo astrônomo inglês William Herschel, em 1800.

Para que serve a luz infravermelha?

A luz infravermelha estimula o fluxo sanguíneo. Por isso, ajuda no tratamento de doenças como tendinite, artrose, artrite, bursite, entre outros. Ademais, os raios infravermelhos são emitidos em baixa frequência, abaixo do que o olho humano pode enxergar.

Quem emite a radiação infravermelha?

A radiação infravermelha pode ser emitida por qualquer objeto quente e pelo Sol. A radiação infravermelha que vem do Sol é absorvida quase completamente pela atmosfera, apenas uma pequena parte dela chega diretamente à superfície.

Qual a frequência dos raios infravermelhos?

Os raios infravermelhos são constituídos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8x1011 Hz e menor que 3x1014 Hz, isto é, radiação eletromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.

Onde são utilizados os raios infravermelhos?

A radiação infravermelha pode ser utilizada para medir remotamente a temperatura de objetos e seres vivos. A radiação pode ser utilizada em saunas para aquecer os seus ocupantes, como também para derreter gelo ou para acelerar o processo de secagem de ruas (asfalto) em construção.

O que é e como funciona a radiação infravermelha?

40 questões relacionadas encontradas

Como podemos sentir a radiação infravermelha?

Espectro Eletromagnético

Embora a radiação infravermelha não seja visível, os seres humanos podem senti-la – como o calor.

Como as ondas de infravermelho podem ser usadas em tratamentos médicos?

IV Medicina: Médicos usam lâmpadas de infravermelho para tratar doenças de pele e aliviar dores musculares. Nestes tratamentos, os raios infravermelhos passam através da pele do paciente e produzem calor.

Quanto tempo usar infravermelho?

Como usar a luz infravermelha

O tempo de tratamento com a luz infravermelha varia entre 10-20 minutos, sendo que para alcançar os benefícios terapêuticos deve-se manter uma temperatura no local de tratamento entre 40 e 45 °C por pelo menos 5 minutos.

São efeitos fisiológicos da radiação infravermelho O que se afirma em?

Aumento de metabolismo, fluxo sanguíneo, atividade enzimática e processos químicos juntamente com a vasodilatação favorecem a cicatrização e mitose celular. Devido à elevação de temperatura ocorre também o aumento da elasticidade do tecido conjuntivo (extensibilidade do colágeno).

Quais as principais consequências da emissão de raios infravermelhos no nosso planeta?

O efeito estufa

Ao chegar na terra, a radiação é transformada em energia térmica, ou seja, nos raios infravermelhos. Esses ficam aprisionados na atmosfera terrestre pelos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono e o vapor d'água. Essa ação é necessária porque retém calor na terra.

Quantas vezes por dia posso usar o infravermelho?

O calor da radiação infravermelha é aplicado com uma lâmpada, geralmente 20 min/dia. As contraindicações incluem doenças cardíacas avançadas, alterações de sensibilidade cutânea (em particular, temperatura e dor) e insuficiência hepática ou renal significativa. Devem ser tomadas precauções para evitar queimaduras.

Como funciona A luz infravermelha?

A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor. ... Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.

Qual o comprimento de onda do infravermelho?

A radiação no infravermelho é um exemplo de radiação invisível ao olho humano, que é caracterizada por comprimentos de onda entre 730 e 1.000.000 nm.

Como usar massageador infravermelho?

Encoste a ponta do aparelho e aplique uma pequena pressão sobre a região. Deixe por alguns segundos e retire. Repita por 5 vezes.

Qual receptor detecta o estímulo produzido pelo infravermelho?

Os sensores infravermelhos podem ser térmicos ou quânticos. O sensor térmico detecta o calor transportado pela radiação infravermelha. O sensor quântico, opera de acordo com a liberação de temperatura que ocorre quando a radiação atinge uma superfície.

Como a radiação pode ser utilizada a serviço da nossa saúde?

A radiação tem aplicações terapêuticas, especialmente na área de medicina nuclear. Em tópicos anteriores, comentei que alguns radiofármacos ajudam no tratamento de patologias e alívio de sintomas. O iodo-131, por exemplo, se acumula na tireoide e emite radiações gama, destruindo células cancerígenas enfraquecidas.

Quais as aplicações das ondas eletromagnéticas na medicina?

"O raio-X também faz parte do espectro eletromagnético. Os raios gama carregam uma quantidade grande de energia. Na medicina nuclear, ele é usado para atingir células cancerígenas, quando a gente vai fazer um tratamento de radioterapia", diz.

Como o infravermelho aumenta a temperatura?

Nas proximidades de uma fogueira, por exemplo, percebemos a radiação infravermelha como calor porque nossos corpos absorvem essas ondas eletromagnéticas, Muitos materiais, na verdade, absorvem infravermelho numa larga faixa de comprimentos de onda, o que provoca um aumento na sua temperatura.

Quais são os 7 tipos de ondas eletromagnéticas?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Como usar o infravermelho para celulite?

Durante a sessão, a luz infravermelha incide na pele por aproximadamente 20 minutos, estimulando a produção de enzimas antioxidantes, neutralizando os efeitos dos radicais livres e deixando a pele mais tonificada.

Como saber se o infravermelho funciona?

Tenha uma pessoa segurando o controle, em frente à sua câmera digital. A outra pode operar a câmera. Pressione um botão no controle e tire uma foto da ponta do controle remoto onde a luz infravermelha é mostrada. Se o sinal infravermelho está funcionando, você poderá ver uma luz na foto da câmera digital.

Quais os benefícios do infravermelho longo?

- Auxilia contra inflamação, inchaço e dores musculares. O infravermelho longo traz então como benefício o aumento da imunidade do organismo, diminuindo inflamações e acelerando a eliminação do ácido lático e ainda atua como analgésico, aliviando dores nas costas e articulações.

Artigo anterior
O que é o estilo street?
Artigo seguinte
Quando será o lançamento do GTA 6?