O que são profissões regulamentadas Cite exemplos?
Perguntado por: Wilson Valentim Cunha | Última atualização: 6. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)
Alguns exemplos de profissões regulamentadas são administrador, atleta profissional de futebol, bibliotecário, biólogo, bombeiro civil, economista, empregado doméstico, engenheiro, enólogo, geógrafo, jornalista, médico, músico e taxista.
O que é uma profissão regulamentada?
O QUE É A REGULAMENTAÇÃO DAS PROFISSÕES? Profissões regulamentadas são regidas por legislação própria, em que os profissionais possuem deveres e garantias e têm suas atividades sob fiscalização. Para que uma ocupação seja regulamentada, ela precisa de uma lei feita pelo Congresso e sancionada pela Presidência.
Quais são as profissões regulamentadas?
- Administrador. Norma Regulamentadora: ...
- Advogado. Norma Regulamentadora: ...
- Aeronauta. Norma Regulamentadora: ...
- Arquivista / Técnico de Arquivo. Norma Regulamentadora: ...
- Artista/Técnico em espetáculos de diversões. ...
- Assistente Social. ...
- Atleta Profissional de Futebol. ...
- Atuário.
Quais atividades são regulamentadas?
- Arquitetos e Escritórios de Arquitetura. Arquitetos. ...
- Médicos e Clínicas Médicas. Médicos. ...
- Engenheiros e Escritórios de Engenharia. Engenheiros. ...
- Dentistas e Clínicas de Odontologia. Dentistas. ...
- Psicólogos e Clínicas de Psicologia. ...
- Fisioterapeutas e Clínicas de Fisioterapia. ...
- Representantes Comerciais.
Qual a diferença entre profissões regulamentadas e não regulamentadas?
“Uma profissão regulamentada é outra coisa, ela tem uma lei própria elaborada pelo Congresso Nacional”, explica. “O Ministério do Trabalho não regulamenta a profissão, ele só diz que aquela é uma ocupação reconhecida como oficial”, acrescenta.
PROFISSÕES REGULAMENTADAS
Quais são as profissões não regulamentadas?
Jornalista, artista, corretor de seguros, publicitário, atuário, arquivista e técnico de arquivo, radialista, estatístico, sociólogo, secretário e até guardador e lavador autônomo de veículos automotores são as profissões para as quais o registro junto às Superintendências Regionais de Trabalho não será mais exigido.
O que é uma profissão não regulamentada?
As profissões não regulamentadas são reconhecidas pela ordem jurídica, mas não necessariamente exigem uma formação e nem possuem legislação específica a seu respeito.
Quantas profissões regulamentadas no Brasil?
Atribuições dos profissionais; • Deveres dos profissionais; • Critérios de qualificação profissional; e • Previsão de fiscalização da atividade profissional. Atualmente, existem 79 profissões regulamentadas*.
Qual a importância da regulamentação de uma profissão de acordo com a legislação brasileira?
Além disso, a regulamentação tem tudo para aumentar a segurança jurídica dos profissionais que atuam na área, estabelecer tetos salariais justos, atrair novos talentos e fortalecer associações de classe.
Quais profissões precisam de certificado?
- Administrador e técnico em Administração.
- Advogado.
- Arquiteto.
- Assistente social.
- Bibliotecário.
- Biólogo.
- Biomédico.
- Contador.
Como saber se a profissão é regulamentada?
As profissões regularmentadas são regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e exigem formação específica ou superior. Em resumo, as profissões regulamentadas são aquelas que só podem ser exercidas por quem esteja qualificado segundo as normas da profissão, com um curso técnico ou um diploma superior.
O que é de regulamentação?
Relação entre norma jurídica geral ou parte dela (regulamentada) e norma jurídica específica (regulamentadora) com o intuito de detalhar disposições para a correta execução ou aplicação da norma regulamentada.
O que significa quando uma lei é regulamentada?
São os atos normativos de caráter geral e que servem para a correta aplicação da lei.
Quais profissões não são regulamentadas no Brasil?
- Agenciador de Propaganda.
- Artista.
- Atuário.
- Arquivista.
- Guardador e Lavador de Veículos.
- Jornalista.
- Publicitário.
- Radialista.
O que é profissão exemplo?
Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requerem estudos de um dado conhecimento, como as profissões de médico, advogado, engenheiro, biólogo, ou arquiteto, por exemplo.
Quais as vantagens de uma profissão regulamentada?
Para entender melhor, quando uma profissão é classificada como regulamentada, ela tem em sua legislação quais as obrigações a exercer, e também os direitos e deveres que possui em determinado exercício. Além disso, tem como benefícios carteira profissional, piso salarial, jornada de trabalho e licença.
Qual a importância da regulamentação do trabalho?
Além disso, as normas podem ser modernas e flexíveis, passíveis de negociação entre empresas e empregados. Regras que atendam a esses critérios reduzem conflitos e aumentam a segurança jurídica de empresas e trabalhadores e, por consequência, ajudam a melhorar o ambiente de negócios do país.
Como está regulamentada a profissão docente no Brasil?
No Brasil, cabe à União regulamentar profissão, nos termos do art. 22, XVI, da Constituição da República e, embora existam normas dispersas sobre formação, remuneração e atribuições, a atividade de professor não é reconhecida como uma profissão regulamentada.
Quais cursos vão deixar de ser superior?
- Psicologia. ...
- Ciências Contábeis. ...
- Pedagogia. ...
- Direito. ...
- Administração. ...
- Engenharia Civil. ...
- Arquitetura e Urbanismo. ...
- Fisioterapia.
Quais são as leis que regulamentam a profissão do técnico de registros de informações?
O Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde foi criado pela Resolução nº 42/2021, do CONSUNI.
O que é o código CBO?
A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.
Quando uma profissão é classificada como regulamentada tem em sua legislação quais as obrigações a exercer e os direitos e deveres que possui em determinado exercício?
Para entender melhor, quando uma profissão é classificada como regulamentada, ela tem em sua legislação quais as obrigações a exercer, e também os direitos e deveres que possui em determinado exercício. Além disso, tem como benefícios carteira profissional, piso salarial, jornada de trabalho e licença.
O que não é considerado profissão?
Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. A profissão de alguém é a sua ocupação, podendo ser resumida ao cargo que aquela pessoa ocupa em vista da sua capacitação.
O que é a lei 4.769 65?
LEI No 4.769, DE 9 DE SETEMBRO DE 1965.
Dispõe sôbre o exercício da profissão de Técnico de Administração, e dá outras providências.
Quais são as três profissões que não existem mais?
- Lanterninha. Os cinemas contavam com um funcionário para guiar as pessoas até seus lugares com ajuda de uma lanterna para iluminar o caminho — daí o nome da profissão. ...
- Telefonista. ...
- Leiteiro. ...
- Acendedor de poste. ...
- Atores de rádio. ...
- Mensageiro. ...
- Linotipista. ...
- Operador de mimeógrafo.
Que tipo de comida deixa as fezes moles?
Como estimular a solidariedade entre as pessoas?