O que são processos Farmacodinamicos?

Perguntado por: Marco Rúben Miranda Esteves Cruz  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.

O que são processos farmacocinéticos?

Os processos farmacocinéticos são determinantes dos passos de uma prescrição medicamentosa, quando, além de dose, devem-se escolher via de administração – definida pelos processos de absorção, distribuição e biodisponibilidade – e intervalos entre as doses, calculados, geralmente, em função do tempo de eliminação de um ...

Quais são os processos básicos da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

O que é farmacodinâmica e suas etapas?

Etapas da Farmacodinâmica

A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.

Quais são os componentes que formam o processo da farmacodinâmica?

Local e mecanismo de ação do fármaco; Relação entre concentração e proporção do efeito; Variação dos efeitos; Respostas do organismo.
...
Fatores relevantes
  • Idade;
  • Predisposição genética;
  • Administração de outros medicamentos;
  • Ocorrência de disfunções e distúrbios.

FARMACODINÂMICA em 21 minutos! - Farmacologia

28 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de absorção em farmacocinética?

A absorção é o processo que se inicia com a aplicação ou tomada do medicamento até a entrada para a circulação sanguínea. A análise dessa etapa é fundamental para que os efeitos da medicação sejam satisfatórios.

Quais os fatores que influenciam na absorção dos fármacos?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

O que é o efeito terapêutico?

Efeitos. Terapêuticos – fármacos que dão origem aos medicamentos em um determinado grupo terapêutico; Laterais ou secundários – fármacos que proporcionam efeitos que não concorrem com a melhoria da situação patológica a ser tratada.

Como é realizado o processo de distribuição de um fármaco?

Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

O que é uma reação adversa?

RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Como ocorre o processo farmacocinético de absorção e distribuição?

Após a administração de um fármaco ocorre a absorção, que é o caminho da droga percorrido até chegar a corrente sanguínea. ... Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas.

Como a ligação à proteínas plasmáticas afeta a distribuição dos fármacos?

A ligação das drogas às proteínas plasmáticas pode afetar a biotransformação, que pode estar aumentada se a droga está altamente ligada e é rapidamente eliminada pela biotransformação hepática, pois a LPP age como um sistema de transporte, levando a droga para fígado.

O que significa fármaco ligado?

Fármacos ao alcançarem a circulação sangüínea podem se ligar, em diferentes proporções às proteínas plasmáticas. Essa ligação é uma medida da afinidade do fármaco pelas proteínas do plasma, especialmente, como já foi citado, pela albumina e alfa-1-glicoproteína ácida.

Como calcular o Vd Farmacologia?

É obtido através da razão entre a concentração de fármaco administrada intravenosamente (dose administrada - D) e a concentração de fármaco no sangue ou plasma (CP): Vd = D / CP. O volume de distribuição pode ser expresso como um simples volume ou como percentagem do peso corporal.

O que é mecanismo de ação exemplos?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

O que é um efeito colateral?

Efeito colateral é a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode causar ao organismo do indivíduo, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.

Quais os fatores que influenciam na dosagem?

De qualquer forma, a Anvisa garante que é feita uma "avaliação daquilo que chamamos de fatores intrínsecos (tais como peso, altura, idade e sexo) na dosagem dos medicamentos que é avaliada [durante o desenvolvimento do remédio] por meio de estudos chamados farmacocinéticos".

Quais os fatores que influenciam na biotransformação de fármacos?

Os índices individuais de biotransformação de fármacos são influenciados por fatores genéticos, doenças coexistentes (em particular, hepatopatias crônicas e insuficiência cardíaca avançada) e interações entre fármacos (em especial as que envolvem indução ou inibição de biotransformação).

Quais os fatores que modificam a dosagem?

Existem fatores que interferem nessa etapa, dentre estes temos: o pH do meio, forma farmacêutica e patologias (úlceras por exemplo), dose da droga a ser administrada, concentração da droga na circulação sistêmica, concentração da droga no local de ação, distribuição da droga.

Quais são as vias mais rápidas para absorção?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Qual é a função da albumina?

A albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo fígado humano, mas que também pode ser encontrado em alta quantidade no leite e na clara do ovo. Sua principal função é manter constante os níveis de líquido nos vasos sanguíneos.

Qual a proteína que mais se liga aos agentes tóxicos?

A albumina, que liga muitos fármacos ácidos (p. ex., varfarina, anti- inflamatórios não esteroidais, sulfonamidas) e um pequeno número de fármacos básicos (p. ex., antidepressivos tricíclicos e clorpromazina), é a proteína plasmática mais importante no que se refere à ligação de fármacos.

O que é fração livre do fármaco?

Em outras palavras, a fração livre circulante do fármaco (F) é também chamada de fração ativa, tendo então uma conotação que determina a única forma da droga que age em seu sítio ativo, sendo responsável, então, pelo efeito terapêutico da droga.

Porque a ligação à proteínas plasmáticas e a ligação tecidual podem interferir na distribuição dos fármacos?

Para um fármaco com alta ligação tecidual, muito pouco do fármaco permanece na circulação; assim, a concentração plasmática é baixa e o volume de distribuição é alto. ... ex., varfarina e ácido acetilsalicílico) ligam-se amplamente às proteínas e, por isso, têm volume de distribuição aparentemente pequeno.

Qual o impacto da ligação de fármacos as proteínas plasmáticas no processo de filtração glomerular?

Os fármacos ligados às proteínas plasmáticas permanecem na circulação e apenas os fármacos que não se ligam a proteínas encontram-se no filtrado glomerular. As formas não ionizadas de fármacos e seus metabólitos tendem a ser reabsorvidos imediatamente dos líquidos tubulares.

Artigo anterior
Qual a situação dos refugiados no Brasil?
Artigo seguinte
Qual a idade da razão de uma criança?