O que e eda?

Perguntado por: Letícia Luna Freitas de Campos  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (3 avaliações)

Endoscopia Digestiva Alta – EDA.

O que significa a sigla EDA?

A endoscopia digestiva alta (EDA), cujo termo técnico é esofagogastroduodenoscopia, é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, incluindo o esófago, estômago e duodeno, através de um tubo flexível equipado com uma pequena câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor.

Para que serve o exame EDA?

Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.

Quando pedir EDA?

quando os riscos à saúde e à vida do paciente superam os benefícios do procedimento; suspeita ou evidência de víscera perfurada.

O que é EDA colonoscopia?

A endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado).

Vídeo SPED: Endoscopia Digestiva Alta

37 questões relacionadas encontradas

O que é EDA com biópsia?

Endoscopia com biópsia: o que é e para que serve? Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno.

O que significa EDA C HP?

A endoscopia digestiva alta consiste num método de investigação de doenças do esôfago e estômago através de endoscópios flexíveis introduzidos pela cavidade oral.

Quem deve fazer endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta é solicitada pelo médico se você apresentar um ou mais sintomas que sugerem serem decorrentes do esôfago, estômago ou duodeno, que podem ser novos ou então que não estão respondendo ao tratamento inicial.

Quais as indicações para fazer colonoscopia?

O método tem basicamente duas indicações: investigação de sintomas e rastreamento do câncer colorretal. Na primeira situação, a colonoscopia é indicada pelo médico assistente para investigação de determinados sintomas, como alteração de hábito intestinal e dor abdominal.

Deve-se solicitar a EDA em pacientes 55 anos quando os sintomas de dispepsia forem persistentes ou houver sinais de alerta?

Resumidamente, a abordagem inicial de pacientes com dispepsia recomendada é: • Encaminhá-los para endoscopia digestiva alta na presença de sinais de alarme (sangramento gastrointestinal agudo/crônico, perda de peso involuntária, disfagia, vômitos persistentes, anemia por deficiência de ferro, massa epigástrica, doença ...

É possível morrer na endoscopia?

A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.

Qual a diferença entre ecoendoscopia e endoscopia?

Qual a diferença entre endoscopia e ecoendoscopia? Conforme explicado, a ecoendoscopia é realizada da mesma maneira que uma endoscopia digestiva, demandando inclusive os mesmos preparativos nas horas que antecedem o exame.

Qual a sigla de endoscopia?

Verbete. Definição: EDA: Exame de investigação de doenças do esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado). A sigla EDA corresponde a Endoscopia Digestiva Alta.

O que significa EDA na enfermagem?

Consideramos relevante contextualizar a técnica da Endoscopia Digestiva Alta (EDA) para que todos os profissionais da Enfermagem (Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros) obtenham o conhecimento adequado neste cenário de atuação.

Qual a diferença entre endoscopia e Esofagogastroduodenoscopia?

Tradicionalmente, endoscopia ou endoscopia alta, refere-se ao exame do trato gastrointestinal superior: o esôfago, estômago e duodeno. O Termo correto é esofagogastroduodenoscopia (EGD).

Quando a colonoscopia é contra indicada?

A colonoscopia deve ser contra-indicada de maneira absoluta quando um paciente apresentar qualquer suspeita clínica ou radiológica de abdômen agudo perfurativo, diverticulite aguda ou de megacólon tóxico.

Quem não deve fazer colonoscopia?

Imagens anormais podem contraindicar a colonoscopia se indicar diverticulite aguda, distensão tóxica do cólon ou obstrução gastrointestinal. Em geral, os sintomas de longa data que são altamente sugestivos de síndrome do intestino irritável não justificam uma colonoscopia.

É perigoso fazer o exame de endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Quem não pode fazer endoscopia?

De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos.

Quais os sintomas da bactéria H Pylori?

“A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O que é H Pylori tem cura?

A Organização Mundial da Saúde considera o H. pylori um agente carcinogênico. A erradicação da infecção cura mais de 80% das úlceras gástricas e duodenais que não tenham sido provocadas pelo uso de anti-inflamatórios, drogas que podem causá-las mesmo na ausência da bactéria.

Qual o Cid de endoscopia digestiva alta?

CID 10 K92 Outras doenças do aparelho digestivo – Doenças CID-10.

Quando a endoscopia digestiva alta é indicada?

A endoscopia é comumente indicada para investigar a existência e/ou o estágio de doenças como gastrite, úlcera gástrica ou duodenal, doença do refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, pólipos ou tumores benignos, doença celíaca (intolerância ao glúten), infecções (por H.

Porque o médico faz a biópsia durante a endoscopia?

De modo geral, se há lesão no trato gastrointestinal é razoável fazer biópsia. Isso se aplica para inúmeras situações, benignas ou não . Mas, ao contrario do que muitos acreditam, fazer biópsia não significa que há câncer. Muitas outras doenças são esclarecidas pela biópsia.

O que é o teste da urease?

Durante o exame, um pequeno pedaço da parede do estômago é retirado e colocado em um frasco contendo ureia e um indicador de pH. Se após alguns minutos o meio mudar de cor, é dito que o teste é urease positiva, confirmando a infecção pela H. pylori. Veja quais os sintomas que podem indicar uma infecção por H.

Artigo anterior
Qual a data da morte dos pais de Harry Potter?
Artigo seguinte
O que é a verdade na filosofia?