O que são plantas herbáceas e epífitas?

Perguntado por: Xavier Álvaro de Machado  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)

Entende-se por epífitas plantas geralmente herbáceas, que utilizam espécies arbóreas como hospedeiras (forófitos) aproveitando de seus nutrientes para viver, mas sem trazer qualquer tipo de prejuízo a essas. ... Com relação às epífitas, foram contabilizados no total 91 indivíduos do grupo das bromélias e 14 orquídeas.

Quais são as plantas epífitas?

Plantas epífitas são aquelas que se desenvolvem sobre outro organismo, mas sem o parasitar. ... As plantas epífitas vivem, ao menos em um estágio de sua vida, sobre outras espécies de plantas, utilizando-as como suporte para que possam ter maior acesso à luminosidade e realizar a fotossíntese.

O que significa plantas epífitas?

Significado de epífito

Diz-se do vegetal fixado em outro, mas não parasito: as orquídeas são em sua maioria plantas epífitas.

O que significa epífitas na biologia?

Epifitismo é o hábito de vida de alguns vegetais que crescem sobre a superfície de um outro ser vivo (quase sempre de uma planta), absorvendo nutrientes e água provenientes do ar e da chuva ou de resíduos orgânicos que sedimentem ao seu redor.

O que são plantas epífitas e por qual motivo elas tem essa característica?

As plantas epífitas vivem sobre outras plantas, mas não possuem hábitos parasitas, não retirando, portanto, nutrientes daquela que lhe fornece apoio. Algumas plantas conseguem viver sobre outras sem retirar delas nenhum nutriente e, consequentemente, não lhe causar nenhum dano.

O que são plantas epífitas

44 questões relacionadas encontradas

O que que é herbívoro?

Herbivoria é uma forma de predação na qual a presa é uma planta. Populações de predadores e presas influenciam mutuamente a dinâmica umas das outras. Os tamanhos das populações de predadores e presas geralmente aumentam e diminuem em ciclos associados.

Como se dá o cultivo das epífitas e os cuidados necessários?

Cada espécie pede um nível de umidade específico, mas no geral, o ideal é manter a umidade de 55% a 60%, tomando muito cuidado para que não fique nem abaixo e nem acima. Assim como a umidade, a temperatura e o índice de luminosidade na planta devem ser monitorados e controlados de acordo com a sua espécie.

Como as epífitas se reproduzem?

Epifitismo é uma relação de inquilinismo entre duas plantas ou algas, na qual uma planta (epífita) vive sobre a outra (forófito), utilizando-se apenas de apoio e sem dela retirar nutrientes e sem estabelecer contato com o solo. O epifitismo é muito comum nas florestas tropicais e abundante em comunidades de algas.

O que é uma planta hospedeira?

Herbivoria. ... Para os animais herbívoros, uma planta-hospedeira, além de fonte de alimento, pode servir também como sítio para acasalamentos, refúgio ou abrigo temporário ou mesmo como um lugar para se estabelecer de modo permanente.

O que é comensalismo e inquilinismo?

Os autores que aceitam essas duas relações como distintas consideram o inquilinismo uma relação ecológica que está associada à obtenção de abrigo ou suporte, enquanto o comensalismo preocupa-se apenas com a alimentação, com um organismo alimentando-se dos restos alimentares de outro.

O que é uma planta Pteridófita?

Pteridófitas são plantas que apresentam, como características mais marcantes, a presença de vasos condutores de seiva e a ausência de sementes.

Como cultivar epífitas?

Para orquídeas Epífitas, as plantas podem ser plantadas em vasos (ideal que sejam furados para o arejamento radicular) ou amarradas a tocos, placas ou em árvores. As rupícolas devem ser plantas em vasos. As terrestres em vasos ou diretamente no chão (jardim) .

Quais os tipos de orquídeas epífitas?

As orquídeas epífitas são orquídeas que vivem em cima de árvores. Mas é importante ressaltar que elas não vivem como parasitas, ou seja, se alimentando da árvore em que está hospedada. A árvore serve apenas como um apoio, ou seja a orquídea não prejudica a árvore em que está.

Quais são os tipos de plantas aquáticas?

Conheça as principais plantas aquáticas
  • Flor de Lótus.
  • Eichhornia Crassipes.
  • Sombrinha-Chinesa.
  • Salvinia Auriculata.
  • Alfaces D'água.

Que plantas vivem na água?

8 plantas que você pode cultivar na água
  • Violeta africana. As flores de cores vivas nascem a partir de folhas em água. ...
  • Lágrimas de bebê Esta planta rasteira produz em grande quantidade folhas bem pequenas e forma uma aglomeração densa. ...
  • Begônia. ...
  • Cóleus. ...
  • Impatiens. ...
  • Bambu-da-sorte. ...
  • Filodendro. ...
  • Lambari.

Qual é a diferença entre parasitas e hospedeiros?

Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. O parasita pode ou não causar doença no hospedeiro. O parasita possui dependência metabólica em relação ao hospedeiro, utilizando recursos para a sua sobrevivência. O hospedeiro também constitui o habitat do parasita.

Precisam das plantas hospedeiras para viver?

As plantas precisam de água, sais minerais, ar, luz e calor para viver. ... As plantas, através de suas raízes, absorvem água e sais minerais. Através das folhas ou caule, absorvem gás carbônico e energia da luz, para transformá-los em alimento (fotossíntese).

O que é Inquilinismo de um exemplo?

Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.

Qual o processo de reprodução das plantas?

As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. ... Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone. A reprodução sexuada abrange a meiose e a fecundação.

Quais são os tipos de relações ecológicas?

Os tipos de Relações ecológicas
  • • Interespecífica: essa relação também é chamada de heterotípicas e ocorre entre espécies diferentes; ...
  • • Desarmônica: essa relação por sua vez consiste no prejuízo para, pelo menos, um dos organismos envolvidos.
  • Sociedade.
  • Relações Desarmônicas.
  • Competição.
  • Canibalismo.
  • - Harmônicas.
  • Mutualismo.

Como as plantas aquáticas se adaptam?

A modificação mais comum entre as plantas aquáticas é a presença do aerênquima. Este tecido especial é extremamente poroso, preenchido com canais de ar, e pode ocorrer nas folhas, raízes e caule. É através do aerênquima que as trocas gasosas entre as porções aérea e submersa do corpo vegetal ocorrem.

Quais são os três orgãos básicos de uma planta?

A organização básica de um vegetal se constitui de Órgãos Vegetativos (raiz, caule e folha) e Órgãos Reprodutivos (flor, fruto e semente).

Como a bromélia se adapta ao ambiente em que vive?

Essas plantas preferem clima úmido e áreas de meia-luz. As bromélias têm caule reduzido e folhas longas, estreitas e curvas. Em geral, as folhas são serreadas, espinhosas e dispostas em camadas circulares, como uma roseta. Por isso, essas plantas têm grande capacidade de armazenar água, até mesmo na estação seca.

Como cultivar as orquídeas?

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

Artigo anterior
Quem é melhor Hulk ou Gabigol?
Artigo seguinte
Como saber se os pontos são coplanares?