Qual foi uma das primeiras obras que marcaram o Trovadorismo?

Perguntado por: Ivan David de Lopes  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

Qual foi a primeira cantiga do Trovadorismo?

Marcou-se o início do Trovadorismo na Península Ibérica com a Cantiga da Ribeirinha, em 1198 ou 1189.

Quais as principais obras e autores do Trovadorismo?

Os principais autores do Trovadorismo são Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, entre outros. As cantigas estão em compilações de diversos autores, chamadas de cancioneiros.

Qual é o marco inicial do Trovadorismo?

A Cantiga da Ribeirinha, conhecida também pelo nome de Cantiga da Garvaia, é considerada o marco inicial do movimento trovadoresco. Ela foi escrita por Paio Soares de Taveirós, em 1189. Esse período da literatura portuguesa perdura até o desenvolvimento do Quinhentismo, em 1418.

Quais as cantigas do Trovadorismo?

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Trovadorismo - Contexto Histórico [Prof. Noslen]

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de cantigas?

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Quais são as principais obras do trovadorismo?

As cantigas do Trovadorismo
  • “Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.
  • Tradução.
  • Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax.
  • Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer'eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.

Qual é o marco inicial do humanismo?

O marco inicial do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo, em 1418. O movimento com foco na prosa, poesia e teatro, terminou com a chegada do poeta Sá de Miranda da Itália em 1527.

Qual é o marco inicial do classicismo?

O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética).

Qual principal característica do Trovadorismo?

A produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso. Estes temas eram tratados nas cantigas de amor e cantigas de amigo. Já o trovadorismo satírico, de humor ácido, satírico e debochado, fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época.

Quais os principais autores e obras do humanismo?

Principais nomes e obras do humanismo
  • Francesco Petrarca: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.
  • Dante Alighieri: A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio.
  • Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo.
  • Michel de Montaigne: Ensaios.
  • Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.

Qual a cantiga mais antiga conhecida?

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Como o compositor e músico e as dançarinas do trovadorismo eram chamados?

Quem escrevia as composições eram chamados de trovadores. Quem cantava ou recitava os poemas era chamado de Jogral.

Quando e onde se iniciou o Trovadorismo?

O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. ... Este período da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, época do início do Quinhentismo.

Qual a origem da poesia trovadoresca?

A produção trovadoresca se desenvolveu na região de Castela, Galícia, Leão e Aragão (todas na atual Espanha) entre o final do século 12 e meados do século 14. Ela constitui amplo repositório de informações não apenas literárias, mas também históricas. Portanto, pode aparecer em questões de literatura e de história.

Quando começa e quando termina o Trovadorismo?

As origens da literatura de Portugal encontram-se no período que recebeu o nome de Trovadorismo, que vai de 1198 (ou 1189) a 1418.

Qual o marco final do Classicismo?

O Classicismo em Portugal permaneceu até 1580. Esse é o ano da morte de Camões e também da União das Coroas Ibéricas, aliança estabelecida até 1640 entre Espanha e Portugal. Obs: No Brasil, esse período literário ficou conhecido como Quinhentismo.

Qual é o marco inicial do Quinhentismo?

A literatura brasileira iniciou-se em 1500 com a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Essa carta ficou conhecida como o marco inicial da literatura de Informação no Brasil. ... (Carta a El Rei D. Manuel).

Qual obra marca o início do Classicismo no Brasil?

O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. Entretanto, somente em 1572 ganhou notoriedade, com a publicação de “Os Lusíadas”, de Camões.

Qual o marco inicial do humanismo português data e acontecimento *?

O Humanismo em Portugal. O marco inicial do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes como cronista mor do reino, em 1434. Esse movimento vai até 1527 com a chegada do poeta Sá de Miranda da Itália, quando começa o Classicismo.

Qual é a principal característica do humanismo?

As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

Qual o marco final do humanismo em Portugal data e acontecimento?

Em Portugal, o Humanismo estendeu-se entre 1434 a 1527 e teve como marco inicial a nomeação de Fernão Lopes como cronista-mor do Reino e, como marco de transição para o Renascimento, a volta do poeta Sá de Miranda da Itália, que trazia as novidades renascentistas.

Quais são as obras do Quinhentismo?

As principais obras do quinhentismo são:
  • A carta de Pero Vaz de Caminha.
  • A carta de mestre João Faras.
  • Relação do piloto anônimo.
  • Cartas de Pe. ...
  • Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (1595), de Pe. ...
  • Duas viagens ao Brasil (1557), de Hans Staden.

Como eram chamadas as obras do trovadorismo?

O que é Trovadorismo:

Nessa época as poesias (chamadas de cantigas) eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde. O trovador era o autor das composições.

O que é trovadorismo e suas principais características?

O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).

Artigo anterior
Quais são os custos de armazenagem?
Artigo seguinte
Quem foi que escreveu o Salmo 119?