O que são partes vivas?

Perguntado por: Mafalda Campos de Esteves  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (1 avaliações)

Isolamentos. Partes Vivas: São elementos construídos com materiais dielétricos (não condutores de eletricidade) que têm por objetivo isolar condutores ou outras partes da estrutura que estão energizadas.

Como se faz uma isolação das partes vivas da rede elétrica?

Todas as partes vivas de uma instalação elétrica devem possuir isolação que se dá através da cobertura dos condutores com material isolante não condutor de eletricidade. O isolamento só pode ser removido através de sua destruição.

O que diz nr10?

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Quais partes do corpo humano devem ser protegidas do arco elétrico?

O que agora nos parece óbvio, nem sempre foi observado, isto é, se em determinadas situações uma análise de risco nos indica a necessidade de uma vestimenta de proteção contra o arco elétrico, essa vestimenta deve incluir proteção para o rosto, pescoço, cabelos, enfim, as partes da cabeça que também possam sofrer danos ...

13 Isolamento das Partes Vivas Curso NR10

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os efeitos que acompanham um arco elétrico?

Os arcos elétricos produzem calor intenso, causam explosões, ondas de pressão, entre outros efeitos, representando riscos aos trabalhadores expostos a esse fenômeno.

Quando um indivíduo entra em contato acidental com qualquer parte de uma instalação elétrica sob tensão o que acontece com o mesmo do ponto de vista científico?

O contato com partes energizadas da instalação pode fazer com que a corrente elétrica passe pelo seu corpo, e o resultado são o choque elétrico e as queimaduras externas e internas.

Qual o objetivo das barreiras e invólucros?

O uso de barreiras ou invólucros, como meio de proteção básica, destina-se a impedir qualquer contato com partes vivas. As partes vivas devem ser confinadas no interior de invólucros ou atrás de barreiras que garantam grau de proteção no mínimo IPXXB ou IP2X.

O que significa barreira nr10?

Barreira: dispositivo que impede qualquer contato com partes energizadas das instalações elétricas. 7. Direito de Recusa: instrumento que assegura ao trabalhador a interrupção de uma atividade de trabalho por considerar que ela envolve grave e iminente risco para sua segurança e saúde ou de outras pessoas.

O que é um aterramento elétrico funcional?

O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de ...

O que é a NR10 e a que tipo de trabalho ela se destina?

Cada norma cuida de um assunto pertinente a ela. Sendo assim, a NR10 é responsável pela segurança em instalações e serviços de eletricidade. ... Mais especificamente, a NR10 refere-se aos treinamentos de procedimentos de segurança, bem como as suas medidas preventivas em instalações e serviços de eletricidade.

O que é NR10 básico?

Curso Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. O Curso NR 10 Básico, segundo o Ministério do Trabalho (MTE), é obrigatório para profissionais que tenham contato com baixa e/ou média tensão, ou seja, igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts.

Qual a origem da NR10?

NR10 – Norma regulamentadora 10. Sua primeira publicação é datada no ano 1978, e sua ultima atualização começou a surgir por volta do anos de 1990, tendo sido finalizada e publicada pelo ministério do trabalho no ano de 2004.

Qual o objetivo do isolamento das partes vivas?

Isolamentos. Partes Vivas: São elementos construídos com materiais dielétricos (não condutores de eletricidade) que têm por objetivo isolar condutores ou outras partes da estrutura que estão energizadas. Assim os serviços poderão ser executados com efetivo controle dos riscos pelo trabalhador.

Quais são os tipos de isolamento de acordo com a NR-10?

Tipos de isolações: Básica: aplicada às partes vivas para assegurar um mínimo de proteção. Ex: Isolação com fita isolante. Suplementar: destinada a assegurar a proteção contra choques elétricos no caso de falha da isolação básica.

O que é NR-10 E o que devemos fazer?

A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

O que é uma Equipotencialização?

Equipotencializar significa adaptar sistemas elétricos – e também demais estruturas e massas metálicas – para evitar que gerem descargas elétricas inesperadas e indesejáveis. O objetivo é fazer com que o potencial elétrico em diferentes sistemas, máquinas estruturas, etc. sejam igualados ou equivalentes.

O que é desenergização Segundo a nr10?

A desenergização é uma medida de segurança (NR-10) que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança e a saúde do trabalhador.

Quais os tipos de contato com a eletricidade?

Contato Normalmente Aberto (NA): não há passagem de corrente elétrica na posição de repouso. Contato Normalmente Fechado (NF): há passagem de corrente elétrica na posição de repouso.

O que é BA1?

O conceito de pessoas Comuns BA1, conforme ABNT2, equivale ao conceito de pessoa inadvertida pela NR-101, sendo aqueles que não realizam atividades em circuitos elétricos, mas ou usufruem da eletricidade ou realizam atividades em locais ou equipamentos com a presença do agente eletricidade, sendo que para esse grupo de ...

Qual é o objetivo da norma NBR 14039?

Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

Qual a diferença entre aterramento funcional e de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. Possui como objetivos: ... C – neutro e proteção em um único condutor (PEN).

Qual a sequência de desenergização?

Ela se dá a um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas, de acordo com a seguinte sequência: 1ª Seccionamento (desligamento de chaves, disjuntores ou interruptores); 2ª Impedimento de reenergização (uso de travas, cadeados, fechaduras ou dispositivos auxiliares);

Quais são as etapas do processo de desenergização?

Primeiros passos da desenergização
  • Seccionamento. ...
  • Impedimento de reenergização. ...
  • Constatação da ausência de tensão. ...
  • Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ...
  • Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Qual fator agravante do choque elétrico é caracterizado por onde a corrente circula no corpo?

No choque elétrico o corpo exerce a resistência à passagem da corrente e sofre os efeitos da passagem. ... A resistência do corpo apresenta variações entre as pessoas, também em relação às condições da pele – quando molhada a resistência é menor – e pelo caminho da corrente no corpo. Isso afeta o resultado do choque.

Artigo anterior
Para que serve o medicamento Bromifen?
Artigo seguinte
Quais os tipos de doenças degenerativas?