O que são os restos a pagar?

Perguntado por: Lisandro Monteiro de Figueiredo  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

A Lei nº 4.320, de 23 de dezembro de 1964, em seu artigo 36, define Restos a Pagar como “as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.”

Como funciona o restos a pagar?

Entende-se por Restos a Pagar de Despesas Processadas aqueles cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez já forneceu o material, prestou o serviço ou executou a obra, e a despesa foi considerada liquidada, estando apta ao pagamento.

Como se classificam os restos a pagar?

Restos a Pagar Processados: são as despesas empenhadas e não pagas até o encerramento do exercício que sofreram a liquidação. Isto é, empenhou, liquidou, mas não pagou. Restos a Pagar Não Processados: são as despesas empenhadas e não pagas até o encerramento do exercício e que não sofreram a liquidação.

O que são restos a pagar não processados?

Os Restos a Pagar não processados referem-se a despesas que já foram empenhadas, mas que ainda está em processo de liquidação, seja porque o bem ou serviço não foi entregue totalmente, ou essa entrega ainda se encontra em fase de análise e conferência.

O que a Lei 4.320 64 considera como restos a pagar?

36, da Lei nº 4.320/64 estabelece: Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

Orçamento Fácil - Vídeo 15 - Restos a pagar

41 questões relacionadas encontradas

Pode cancelar restos a Pagar?

O cancelamento de restos a pagar processados apenas é permitido quando constatado o irregular cumprimento das obrigações pelo contratado, quando haja ausência de liquidação da despesa ou outras situações incompatíveis com o pagamento.

Qual a diferença entre restos a Pagar e despesas de exercícios anteriores?

Os restos a pagar são despesas para as quais há um registro e a reserva de dotação do orçamento no momento, ou pelo menos no ano, de realização da despesa. Por outro lado, as despesas de exercícios anteriores são aquelas despesas que ocorreram, mas não houve registro e nem foi reservada dotação orçamentária à época.

Qual a diferença entre restos a Pagar processado e não processado?

Os processados decorrem das despesas empenhadas e liquidadas, mas que, até 31 de dezembro, não foram pagar. Os não processados referem-se a despesas empenhadas que não alcançaram o estágio da liquidação.

Qual é a diferença entre restos a Pagar processados e não processados?

Configura-se como Restos a Pagar Processados o momento que o 2º estágio da despesa orçamentária (liquidação) já foi realizado, enquanto os Restos a Pagar não Processados quando a despesa se encontra pendente de liquidação, isto é, o empenho se encontra a liquidar ou em liquidação.

Como calcular restos a Pagar processados e não processados?

Questões de Concursos
  1. Despesas Empenhadas – Despesas Liquidadas – Despesas Pagas = Restos a Pagar Processados inscritos no exercício.
  2. Despesas Empenhadas – Despesas Pagas = Restos a Pagar Processados inscritos no exercício.
  3. Despesas Liquidadas – Despesas Pagas = Restos a Pagar Não Processados inscritos no exercício.

Quanto aos restos a Pagar existem dois tipos?

Distingue-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação).

Como calcular o valor dos restos a Pagar?

Os Restos a Pagar de Exercícios Anteriores são evidenciados nos quadros anexos ao Balanço Orçamentário, onde apresenta sua execução no ano que está se levantando as demonstrações contábeis. Basicamente, estes quadros, apresentam a seguinte fórmula: Saldo Final = Saldo Inicial + Entradas – Saídas.

Como cancelar restos a Pagar não processados?

Os empenhos inscritos como restos a pagar não processados poderão ser cancelados por meio da funcionalidade Estornar Empenho - EST. Quando for informado um empenho de exercício anterior ao exercício vigente, o sistema identificará como um cancelamento.

Quais são as fases da despesa pública?

Significa realizar as despesas previstas no orçamento público, seguindo os três estágios presentes na Lei nº 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento.

O que é despesa liquidada?

Despesa Liquidada: É o segundo estágio da despesa orçamentária. ... A liquidação das despesas com fornecimento ou com serviços prestados terão por base: o contrato, ajuste ou acordo respectivo; a nota de empenho; e os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

Quando são inscritos os restos a Pagar eles prescrevem se sim como eles podem ser cancelados?

PRESCRIÇÃO. “Restos a Pagar” inscritos até o ano de 2001, sejam eles “processados” ou “não processados”, devem ser cancelados em face do disposto no artigo 68, do Decreto nº 93.872/86. ... A legislação vigente prevê que prescreve em cinco anos a dívida passiva referente a “Restos a Pagar” (art.

O que são despesas de exercícios anteriores?

As Despesas de Exercícios Anteriores referem-se às dívidas reconhecidas para as quais não existe empenho inscrito em Restos a Pagar, seja pela sua anulação ou pela não emissão da nota de empenho no momento oportuno.

O que significa despesas de exercícios anteriores?

Despesas de exercícios anteriores são dívidas que a Administração possui perante aos seus servidores e instituições. São valores já reconhecidos pela Administração por meio de processos administrativos.

Como contabilizar despesas de exercícios anteriores?

Os lançamentos contábeis dos ajustes a serem feitos, sejam de receitas ou despesas, terão como contrapartida a conta de “Ajustes de Exercícios Anteriores – PL”. Na sequência, esses valores serão transferidos para a conta de “Lucros ou Prejuízos Acumulados – PL”.

O que são restos a pagar com prescrição interrompida?

Os Restos a Pagar com prescrição interrompida: são as despesas em que a inscrição como Restos a Pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.

Como cancelar restos a pagar processados no Siafi?

Deste modo, os restos a pagar processados não devem ser cancelados no SIAFI, a menos que tenha ocorrido erro na inscrição, fato que posteriormente inviabilize o pagamento ou no caso de prescrição de dívida após cinco anos, contados a partir da data de inscrição.

Quando o empenho pode ser anulado?

O empenho pode ser cancelado por ter sido emitido de maneira errônea, insuficiência de recursos financeiros ou porque os termos do contrato não foram cumpridos pelo credor. Todavia, alguns órgãos públicos vêm agindo ao arrepio da lei.

Não serão inscritos em restos a Pagar não processados empenhos referentes a despesas com diárias ajuda de custo e suprimento de fundos?

§ 4º Não poderão ser indicados para inscrição em Restos a Pagar Não Processados empenhos referentes a despesas com diárias, ajuda de custo e suprimento de fundos, conforme disposto no item 3.3 da Macrofunção 02.03.17 (Restos a pagar). Art.

O que acontece com os empenhos que não foram liquidados dentro do exercício financeiro?

O parágrafo único do art. 36 ordena que os empenhos que correrem à conta de créditos com vigência plurianual e que ainda não foram liquidados, só serão computados como restos a pagar no último ano de vigência do crédito.

Como calcular o montante de restos restos a Pagar não processados e os restos a Pagar processados a partir da estrutura principal do balanço orçamentário?

Para identificar o montante de Restos a Pagar “Não Processados”, basta comparar a despesa empenhada com a despesa liquidada, enquanto para calcular os Restos a Pagar “Processados” é necessário confrontar a despesa liquidada com a despesa paga.

Artigo anterior
Quais as leis do Coren e do Cofen?
Artigo seguinte
Que substantivo e verdugo?