O que são os receptores virais?

Perguntado por: Marcos Lucas Correia de Martins  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

Componentes moleculares específicos de células capazes de reconhecer e interagir com um vírus, os quais, após ligados à célula, são capazes de gerar sinais que iniciam uma cadeia de eventos desencadeando uma resposta biológica.

Qual a função de um receptor celular?

Os receptores de membranas são proteínas existentes nas membranas celulares à qual se ligam substâncias específicas. Essas substâncias, genericamente chamadas de ligantes, podem ser fatores de crescimento, hormônios, transmissores de informações nervosas, medicamentos, entre outras.

O que é receptor em biologia?

Receptores são as proteínas mais importantes a serem utilizados como alvo em Química medicinal. Em organismos complexos, receptores são o sistema de comunicação entre células.

O que é a adsorção do vírus?

Adsorção: Nessa primeira etapa, o vírus liga-se à membrana da célula que ele parasitará. Essa ligação ocorre graças a receptores presentes nas células. Penetração: Após se ligar à célula, o vírus começa o processo de penetração, ou seja, ele começa a entrar na célula que será parasitada.

Quais são as cinco etapas da infecção viral?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

BIOLOGIA CELULAR - REPLICAÇÃO VIRAL E TIPOS DE INFECÇÃO | Prof. Cinthia

19 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de infecção viral?

Infecção viral é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por vírus patogênicos. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados. As principais infecções transmitidas por vírus são gripe, herpes, catapora, sarampo e hepatite.

Quais são os ciclos virais?

No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira e, diferentemente do ciclo lisogênico, passa a dominar o metabolismo da célula, destruindo-a no final do processo.

Quais são os tipos de adsorção?

A adsorção física é um fenômeno reversível, enquanto a adsorção química pode levar a uma reação química irreversível.

Onde ocorre a adsorção?

A adsorção é o fenômeno que ocorre somente na superfície do adsorvente. A substância retida na superfície não provoca alteração de volume, concentração é diferente da massa e a taxa varia, sendo alta no início e vai diminuindo até chegar no equilíbrio.

Quais são os 4 tipos de receptores?

Com base na estrutura molecular e no tempo de ação dos receptores, podemos distinguir quatro tipos ou superfamílias que compreendem os canais iônicos; receptores acoplados à proteína G; receptores ligados à quinase e os receptores nucleares.

Quais são os receptores?

Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.

Como funciona um receptor?

Um receptor só funciona devido ao trabalho que os elétrons fazem, fornecendo energia para o aparelho, assim, para funcionar, temos que ter corrente elétrica passando pelo receptor. A diferença de potencial (d.d.p.) que um gerador faz é que vai estar disponível para o funcionamento de um receptor.

O que são receptores de fármacos?

Mecanismo de Ação dos Fármacos. Por definição, receptor é uma molecular que compõe um canal iônico com um sítio ativo para um fármaco, indica também uma molécula-alvo com a qual a molécula de um fármaco tem que se combinar para desencadear seu efeito específico.

Quantos receptores celulares existem?

Existem mais de 1.000 diferentes tipos de receptores da família que ativam a proteína G para os mais diversos ligantes. Todos têm características estruturais similares. participam da cadeia de fosforilação, ou seja, fosforilam grupos de proteínas específicas na célula-alvo (Figura 10).

Para que serve a adsorção?

A adsorção é um processo espontâneo que ocorre sempre que uma superfície de um sólido é exposta a um gás ou a um líquido. Mais precisamente, pode definir-se adsorção como o enriquecimento de um dado fluido, ou o aumento da densidade desse fluido, na vizinhança da interface.

Como funciona a Adsorcao?

A adsorção é um fenômeno físico-químico onde o componente em uma fase gasosa ou líquida é transferido para a superfície de uma fase sólida. Os componentes que se unem à superfície são chamados adsorvatos, enquanto que a fase sólida que retém o adsorvato é chamada adsorvente.

Qual a importância da adsorção?

A adsorção física, também chamada fisissorção, é empregada em máscaras contra gases e na purificação e descoloração de líquidos. Nela as moléculas do adsorvente e do adsorvato interagem por interações de van der Waals, que apesar de serem interações de longo alcance, são fracas e não formam ligações químicas.

O que é adsorção e exemplos?

Na adsorção, as moléculas ou íons de uma substância ficam retidos (fixados) na superfície de sólidos por interações químicas e físicas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Um ótimo exemplo de substância adsorvente é o carvão ativado.

Qual a diferença entre absorção e adsorção de um exemplo?

Absorção x Adsorção

A grande diferença entre os dois processos é que na absorção a substância absorvida é embebida pela substância absorvente, o maior exemplo disso é uma esponja, que absorve a água. Já na adsorção, a substância fica apenas retida na superfície adsorvente, sem ser incorporada ao volume da outra.

Quais os fatores que podem influenciar na adsorção?

Diversos fatores podem afetar o processo de adsorção, como área superficial, as propriedades do adsorvente e do adsorvato, a temperatura do sistema, natureza do solvente e o pH do meio (DO NASCIMENTO et al., 2014) O pH afeta a adsorção na medida em que determina o grau de distribuição das espécies químicas.

Como é que os vírus se alimentam?

Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica. Assim sendo, os vírus não são capazes de respirar e alimentar-se, por exemplo. Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. Por essa razão, dizemos que eles são parasitas intracelulares obrigatórios.

Quantos tipos de vírus tem?

A partir dos estudos da virologia, nós conhecemos aproximadamente 200 vírus que podem causar doenças em seres humanos.

Que tipo de células os vírus podem atacar?

Os vírus podem infectar qualquer ser vivo, desde os unicelulares, como bactérias, até pluricelulares, como os humanos. A infecção nos humanos é responsável por várias doenças.

Artigo anterior
O que é preciso para ser voluntário da Cruz Vermelha?
Artigo seguinte
Qual a estrutura do basalto?