O que é a Política Nacional de recursos hídricos e a sua importância para o meio ambiente?

Perguntado por: Bruno Rodrigo Torres Garcia  |  Última atualização: 3. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (72 avaliações)

Os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos são: garantir a disponibilidade de água à atual e às futuras gerações, utilizar de forma racional e integrada os recursos hídricos, baseado na ideia de desenvolvimento sustentável, e prevenir e defender o país contra possíveis eventos hidrológicos.

Qual a importância da política nacional de recursos hídricos?

Em geral, a Política Nacional de Recursos Hídricos prevê um balanço entre disponibilidade e demanda de água. Ela busca evitar conflitos e estabelece metas e medidas para melhoria dos recursos hídricos disponíveis. Assim, busca-se destacar a importância da preservação das águas brasileiras.

Qual a importância da Política Nacional do meio ambiente?

A Política Nacional tem como objetivo geral a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, as condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade e vida humana.

Qual é a importância dos recursos hídricos?

Os recursos hídricos são fundamentais para a manutenção da vida. Todo ser humano depende da água e mais de 70% do corpo humano é composto pelo líquido. Coincidentemente, 70% do planeta Terra é constituído de água: 97% de água salgada e 3% de água doce.

Quais são os objetivos da Política Nacional de recursos hídricos de acordo com a Lei?

O regime de outorga de direitos de uso de recursos hídricos tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

|CEBRASPE/CESPE| Lei nº 9.433/1997 (Política Nacional de Recursos Hídricos) - Parte#1

43 questões relacionadas encontradas

O que é a Política Nacional de recursos hídricos?

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), estabelecido pela Lei nº 9.433/97, é um dos instrumentos que orienta a gestão das águas no Brasil. O conjunto de diretrizes, metas e programas que constituem o PNRH foi construído em amplo processo de mobilização e participação social.

Quais são os instrumentos da Política Nacional de recursos hídricos?

Os instrumentos de gestão previstos na Lei nº 9.433/1997, a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), são (i) os Planos de Recursos Hídricos, (ii) o Enquadramento dos corpos de água em classes, (iii) a Outorga dos direitos de uso dos recursos hídricos, (iv) a Cobrança pelo uso dos recursos hídricos e (v) o Sistema ...

O que são recursos hídricos exemplos?

Os recursos hídricos são qualquer água superficial ou subterrânea que pode ser obtida e disponível para o uso humano, como os rios, lagos, arroios, lençóis freáticos etc. Apresenta uma fonte alternativa de energia, obtida através das usinas hidrelétricas, a mais importante e mais utilizada fonte de energia do Brasil.

Quais são os tipos de recursos hídricos no Brasil?

Tipos de recursos hídricos
  • Águas Superficiais: Incluem rios, lagos, lagoas e reservatórios. ...
  • Águas Subterrâneas: Aquíferos e lençóis freáticos. ...
  • Águas Pluviais: Água proveniente da precipitação. ...
  • Águas Costeiras: Mares e oceanos nas zonas costeiras. ...
  • Águas Congeladas: Glaciares e calotas polares.

Qual é a diferença entre água e recursos hídricos?

O que são água e recurso hídrico? Água é o elemento natural, desvinculado de qualquer uso. Recurso hídrico, por sua vez, é toda água proveniente da superfície ou subsuperfície da Terra, e que pode ser empregada em um determinado uso ou atividade, podendo também passar a ser um bem econômico.

Quais são as 4 políticas Nacionais do meio ambiente?

A autora distingue quatro abordagens estratégicas básicas nas políticas ambientais brasileiras: 1) a administração dos recursos naturais, 2) o controle de poluição industrial, 3) o planejamento territorial e 4) a Política Nacional do Meio Ambiente.

Quais são os 4 pilares da política ambiental?

Para aplicá-lo, é importante considerar os 4 pilares: ecologia, economia, sociedade e cultura. As mudanças climáticas se tornaram uma das maiores emergências da atualidade. A sociedade como um todo está alerta para a necessidade de modelos de produção e consumo mais sustentáveis.

Quais são os princípios da política Nacional do meio ambiente?

Alguns dos princípios e principais aspectos da PNMA são: a manutenção do equilíbrio ecológico; racionalização, planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; proteção dos ecossistemas; controle das atividades potencial poluidoras; entre outros.

Quais os objetivos do plano de recursos hídricos?

Esse planejamento consiste na busca de soluções de compromissos, um pacto pelas águas, com objetivo de minimizar conflitos pelo uso da água na bacia, sejam existentes ou potenciais, tendo em vista os diversos interesses dos usuários da água, do poder público e da sociedade civil organizada.

Quais são as leis que protegem a água?

Criada em 1997, a Lei nº 9.433 conhecida como a Lei das Águas, surge com a função principal de proteger os recursos hídricos do Brasil.

Como funciona a gestão dos recursos hídricos no Brasil?

Essa legislação determina também que a gestão dos recursos hídricos deve ser baseada em usos múltiplos e descentralizada. Ou seja, considera os diversos usos da água e a participação da sociedade e governo nas decisões sobre os recursos. Ressalta-se que o Plano Nacional dos Recursos Hídricos é um instrumento de gestão.

Quais são os principais problemas hídricos no Brasil?

1. Qual é a principal causa da crise hídrica no Brasil em 2021? a. O desperdício de água e a poluição de nascentes são as principais causas.

Quais são os problemas dos recursos hídricos?

desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

Qual a situação atual dos recursos hídricos no Brasil?

A situação da água no Brasil é um pouco mais confortável que em outros países em termos de disponibilidade. O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda essa abundância a população sofre, pois, a distribuição é feita de modo irregular.

Onde usamos os recursos hídricos?

No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer.

O que falar sobre recursos hídricos?

São todas as fontes de água disponíveis na natureza, como as águas superficiais e subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, consideradas bens públicos.

O que devemos fazer para preservar os recursos hídricos?

Conheça quais são elas:
  1. evitar o desperdício de água ao tomar banho, lavar louça e escovar os dentes;
  2. ficar atento quanto aos vazamentos internos;
  3. trocar a mangueira pela vassoura para a limpeza de áreas externas;
  4. não jogar lixo em rios, lagos e praias;
  5. praticar e incentivar o consumo sustentável;

Quais são as principais características dos recursos hídricos?

Os recursos hídricos têm capacidade de diluir e assimilar esgotos e resíduos, mediante processos físicos, químicos e biológicos, que proporcionam a sua autodepuração. Entretanto, essa capacidade é limitada em face da quantidade e qualidade de recursos hídricos existentes.

Quais são os objetivos da política nacional?

A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) é uma lei federal Brasileira (LEI Nº 6.938) que estabelece as diretrizes e objetivos para a gestão ambiental no país. Ela foi criada em 1981 e atualizada em 2011, com o objetivo de proteger e preservar o meio ambiente, bem como promover o desenvolvimento sustentável.

Quais são os três pilares da política ambiental?

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Artigo anterior
O que significa tirar o ventre da miséria?
Artigo seguinte
Quando se inicia o capitalismo monopolista?