O que são os metais alcalinos?

Perguntado por: Ana Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Os metais alcalinos são elementos químicos do grupo 1 da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.

Quais são os metais alcalino?

Esses seis elementos são:
  • Lítio (Li)
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Sódio (Na)
  • Potássio (K)
  • Rubídio (Rb)
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Césio (Cs)
  • Frâncio (Fr)

O que são os metais alcalinos terrosos?

Os metais alcalinoterrosos são os elementos químicos que formam a família IIA ou grupo 2 da Tabela Periódica.

O que é um material alcalino?

Os metais alcalinos são componentes químicos integrantes da tabela periódica dos elementos, que fazem parte da família 1A, tendo, entre eles, características semelhantes. Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

O que é metal alcalino e Halogenio?

Os halogênios são fortes oxidantes e reagem, principalmente, com os metais alcalinos (Família I A) que apresentam a tendência de doarem um elétron. Também reagem com os metais e os gases nobres (Família VIII A). Junto aos gases nobres, os halogênios são constituídos por não-metais (ametais).

Tabela Periódica - Grupo 01 - Metais Alcalinos

42 questões relacionadas encontradas

O que são os halogênios?

Os halogênios são todos os elementos químicos pertencentes à família VIIA ou grupo 17 da Tabela Periódica. Esses elementos recebem essa denominação porque são formadores de diversos sais inorgânicos.

Quais são os metais halogênios?

Os halogênios são os elementos químicos pertencentes ao grupo 17 da Tabela Periódica, sendo eles: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e tenesso.

O que são os lantanídeos?

Os lantanídeos e os actinídeos são os elementos químicos localizados na família IIIB ou grupo 3 da Tabela Periódica e que ocupam, respectivamente, o sexto e sétimo período. Assim, os lantanídeos apresentam sempre seis níveis eletrônicos e os actinídeos apresentam sempre sete níveis eletrônicos.

Qual é a importância dos metais alcalinos?

Este tem grande importância em diferentes campos: na transmissão dos impulsos nervosos, como meio refrigerante nos reatores nucleares e nas lâmpadas fluorescentes. O potássio apresenta-se na Natureza, tal como o sódio, maioritariamente sob a forma de cloreto.

Porque o nome césio?

Sua descoberta ocorreu no ano de 1860, pelos cientistas Kirchoff e Bunsen, sendo o primeiro elemento a ser descoberto por espectroscopia, através da análise do espectro de água mineral, seu nome tem origem do latim “caesius”, que significa céu azul, em função tanto do metal quanto de seus compostos emitirem uma ...

Qual é a diferença entre metais alcalinos e alcalinos terrosos?

A 1ª energia de ionização dos metais alcalinos terrosos (átomos menores) é maior que a dos metais alcalinos (átomos maiores). Há um acentuado aumento na energia de ionização quando um elétron mais interno é removido. A 3ª energia de ionização dos metais alcalinos terrosos é tão alta que os íons M3+ nunca são formados.

Quais são os metais alcalinos terrosos e os símbolos que os representa?

Constituem essa família os elementos: berílio, Be (z = 4); magnésio, Mg (12); cálcio, Ca (z = 20); estrôncio, Sr (z = 38); bário, Ba (z = 56); e rádio, Ra (z = 88).

Como identificar os metais alcalinos?

Principais Características dos Metais Alcalinos
  1. Possuem baixa densidade.
  2. Em temperatura ambiente são sólidos.
  3. São metais moles e coloridos.
  4. São altamente reativos e bons condutores de eletricidade.
  5. Apresentam baixa eletronegatividade e potencial de ionização.
  6. Apresentam elevada eletropositividade.

Qual é o metal alcalino de maior raio atômico?

Já o rubídio é um metal alcalino do quinto período da tabela periódica. Sendo assim, o rubídio possui maior raio atômico que o silício, uma vez que, quanto maior o período, maior o número de camadas eletrônicas e, assim, maior o raio atômico, o que invalida a alternativa A.

Quais são os semi metais?

Os elementos geralmente classificados como semimetais são sete: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po). Esses elementos aparecem na tabela periódica formando uma linha diagonal, parecida com uma escada, que fica entre os metais e entre os ametais.

Qual a importância dos metais alcalinos terrosos?

Produção de ligas leves (para uso aeronáutico) (berílio e magnésio); Produção de fertilizantes (cálcio); Produção de medicamentos (estrôncio); Tratamento do câncer (rádio e bário).

Onde os metais alcalinos são usados?

Propriedade dos metais alcalinos

utilizados na indústria como fonte de transferência de calor; usados na iluminação; fabricação de baterias; produção de ligas metálicas.

O que é para que serve os metais?

Com o uso do metal também foi possível fabricar a roda. Hoje em dia ele é encontrado em nossa casa (ex: panelas, armários, talheres), nos automóveis, nas embalagens de alimentos, etc. Ele é sólido, não deixa passar luz (é opaco) e conduz bem a eletricidade e o calor, possuindo um brilho especial chamado de metálico.

Quais são os elementos actinídeos?

Já os elementos pertencentes à série dos actinídeos são:

Actínio (Ac), Tório (Th), Protactínio (Pa), Urânio (U), Netúnio (Np), Plutônio (Pu), Amerício (Am), Cúrio (Cm), Berquélio (Bk), Califórnio (Cf), Einstênio (Es), Férmio (Fm), Mendelévio (Md), Nobélio (No) e o Laurêncio (Lw).

Quais são as principais características dos lantanídeos?

São todos metais prateados, moles e extremamente reativos. Podem ser chamados também de elementos terras raras muito embora sua ocorrência não seja tão rara assim. Os lantanídeos, devido a seus orbitais f não participarem da formação das ligações formam pouquíssimos compostos de coordenação.

Para que servem os actinídeos?

É muito radioativo e usa-se nos reatores e bombas nucleares. Outro elemento de longa vida que se apresenta na Natureza é o tório (Th). Existem grandes reservas deste elemento, o que é importante, dado que também pode ser usado como combustível para os reatores nucleares.

Qual desses elementos é um halogênio?

Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).

Como identificar halogênios?

O grupo dos halogênios é o de número 17 (ou 7A) da tabela periódica e tem seu nome derivado do grego e que significa formadores de sais. Todos os elementos desta família são não metais (ametais) e representativos. São eles: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio.

São halogênios exceto?

Os elementos do grupo 17 são denominados halogênios. O nome halogênios significa formadores de sais. A química dos halogênios (exceto o At) provavelmente é melhor compreendida do que a química de qualquer outro grupo excetuando-se os metais alcalinos.

Artigo anterior
Como funciona um derrame?
Artigo seguinte
Quais são as comunidades quilombolas na Bahia?