Como se dividem as contas de resultado para apuração no DRE?
Perguntado por: Gabriel Machado de Faria | Última atualização: 26. Mai 2025Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)
Para calcular se a empresa está lucrativa ou não, a DRE é composta por três seções principais: 1) Receitas (o quanto a empresa ganhou), 2) Deduções das Receitas (o quanto a empresa gastou) e 3) Lucro ou Prejuízo (o quanto de dinheiro sobrou).
Como se dividem as contas de resultados?
Quais os tipos de contas de resultado? Podendo ser classificados como dinheiro em caixa (no caso das vendas à vista) ou em direitos a receber (no caso das vendas a prazo). Exemplos: Vendas de mercadorias; Receita de serviços.
Como se dá a sistemática da apuração do resultado na DRE?
Estrutura da Demonstração de Resultado (DRE)
Na estrutura conceitual dos elementos que compõem a DRE, basicamente, teremos receitas, custos e despesas auferidas em um determinado período. Os fatos contábeis serão alocados nos grupos e subgrupos e de maneira dedutível confrontando as receitas e despesas.
Quais são as contas de resultado que compõem a demonstração do resultado do exercício?
(=) Resultado Bruto (Lucro Bruto) – o que sobra das receitas menos os custos. (-) Despesas Operacionais – tudo que se gasta com as operações comerciais antes de pagar os impostos. (=) Resultado Operacional (Lucro Operacional) – o que fica depois de pagar as despesas.
Quais as contas que devem ser consideradas para apuração do resultado do exercício?
Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício.
Aprenda a Apuração do Resultado do Exercício, de forma rápida e definitiva!
Quais são os três grandes grupos de contas de resultado que compõem a DRE?
Para calcular se a empresa está lucrativa ou não, a DRE é composta por três seções principais: 1) Receitas (o quanto a empresa ganhou), 2) Deduções das Receitas (o quanto a empresa gastou) e 3) Lucro ou Prejuízo (o quanto de dinheiro sobrou).
Quais são as contas de resultados?
Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.
Quais contas não entram na DRE?
É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Como é a estrutura de uma DRE?
Estrutura básica para DRE
– A primeira linha traz a informação da Receita Bruta (de Vendas), que é a soma total do que sua empresa vendeu no período. – A seguir, aparecem os Impostos que a sua empresa pagou ou vai pagar. – A terceira linha é resultado da primeira menos (-) a segunda.
Como fazer DRE demonstração do resultado do exercício?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
Quais são as 4 principais demonstrações financeiras?
- 1- Balanço patrimonial. ...
- 2- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ...
- 3- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ...
- 4- Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) ...
- 5- Demonstração do Valor Adicionado (DVA) ...
- 6- Notas explicativas.
Quais contas vão para o are?
Quais contas entram na are? Quais as contas do ARE? Receita bruta das vendas de produtos e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. Receita líquida das vendas de produtos e de serviços, o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados e o lucro bruto.
Como fazer a DRE passo a passo?
- Estruture o documento. O primeiro passo é estruturar o documento. ...
- Faça o levantamento dos números. O segundo passo para montar a DRE é fazer o levantamento dos números. ...
- Conduza os cálculos. Com os números em mãos, sua equipe de contabilidade dará início aos cálculos. ...
- Revise as informações.
Como se dividem as contas de resultados e qual sua utilidade para a contabilidade?
Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.
Quais são os 4 grupos que compõem o plano de contas?
O plano de contas contábil visa organizar as movimentações financeiras da empresa nomeando os seus recursos. O Plano de contas contábil de uma empresa compõe 4 grupos sendo: o ativo, passivo, as receitas e as despesas.
O que é DRE exemplos?
O que é DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
Como fazer cálculo de DRE?
Como o próprio nome sugere, a Demonstração do Resultado do Exercício Simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. Dessa forma, a prática detecta apenas se houve lucro ou prejuízo.
Quais são os tipos de DRE?
- Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
- Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.
Como fazer DRE Simples Nacional?
- Definir o período: é preciso definir qual será o período a ser avaliado na DRE, que geralmente é um ano fiscal da empresa.
- Identificar as receitas: é necessário identificar todas as receitas obtidas pela empresa durante o período selecionado, como vendas de produtos ou prestação de serviços.
Como classificar as despesas em um DRE?
Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.
São elementos da DRE?
De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...
Onde fica o lucro líquido na DRE?
Como falado, esse indicador é um resultado que aparece logo após as deduções e, tecnicamente, fica localizado na parte superior do DRE. Com as informações disponibilizadas pela receita líquida, é possível gerar relatórios empresariais que auxiliarão tanto na análise dos gestores como de investidores.
Porque as contas de resultado são zeradas?
Motivo da ocorrência
Todas as contas de resultado precisam ter saldo igual a zero após o encerramento de exercício, pois os valores são apurados e lançados na conta de prejuízo ou lucro, assim formando o patrimônio líquido.
O que é conta de resultado do exercício?
A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um tipo de relatório contábil que tem a finalidade de descrever as operações realizadas pela empresa no período analisado. Ela permite confrontar receitas e despesas, apontando o resultado líquido do negócio, seja em relação ao lucro ou prejuízo.
Qual a diferença entre ativo e receita?
O ativo representa os recursos e bens que o governo possui e que têm valor econômico, enquanto a receita representa os recursos financeiros que o governo recebe por meio de suas atividades e fontes de arrecadação.
Como mudar o sistema operacional da Smart TV Philco?
Como saber se tenho algum transtorno de personalidade?