O que são os detergentes e como agem?

Perguntado por: Flávio Mário Barros de Anjos  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (8 avaliações)

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Quais são os detergentes?

A verdade é que existem três tipos de detergentes: detergentes neutros, alcalinos e ácidos. Cada tipo de detergente exerce uma função e tem propriedades diferentes, o que faz com que seja essencial conhecer os diversos detergentes para manter a eficiência da limpeza em qualquer que seja o estabelecimento.

Qual foi a ação do detergente na mistura?

quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Qual é a composição do detergente?

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

Qual a composição do detergente Ypê?

Composição. Tensoativos Aniônicos, Sequestrante, Conservantes, Espessante, Corante, Fragância e Água. Componente Ativo: Linear Alquil Benzeno Sulfonato de Sódio.

43 - Como detergente tira gordura? - Química - Ens. Médio - Telecurso

18 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal matéria prima do detergente?

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Qual a ação do detergente?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

O que acontece quando se mistura água óleo e detergente?

A água é uma molécula polar, o óleo é uma molécula apolar e o detergente é constituído por uma porção polar e outra apolar. Portanto, quando misturamos água, óleo e detergente, vemos que a parte polar do detergente se mistura com a água, e que a parte apolar do detergente se mistura com o óleo.

Qual é a função do detergente?

Os detergentes são substâncias orgânicas formadas de maneira sintética (em laboratório) e possuem como principal característica a capacidade de promover limpeza por meio de sua ação emulsificante, isto é, a capacidade de promover a dissolução de uma substância.

O que significa cada cor do detergente?

O detergente verde, de limão, tem um leve aroma, sendo ideal para tirar cheiros fortes de louças, pisos, vidros e estofados. Esse produto de cor vermelha possui um aroma bem marcante, sendo ótimo para tirar cheiros mais fortes dos utensílios, como de peixe, alho e cebola, por exemplo.

Qual a função de cada cor de detergente?

Por exemplo: os detergentes de capim-limão, limão e maçã "possuem tecnologia de odor e ajudam a neutralizar cheiros como peixe, ovo, cebola e alho". Enquanto isso, as versões coco e clear care têm como foco o toque suave e a sensação de suavidade nas mãos.

O que significa as cores do detergente?

Assim como o detergente vermelho, o verde (de limão) consegue dar um toque perfumado aos utensílios lavados. ... Vale ter certo cuidado, no entanto, para não usar um detergente colorido (vermelho ou verde, por exemplo) em roupas ou estofados muito claros para, assim, evitar possíveis manchas.

Qual a função do detergente no experimento?

A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídeo das membranas biológicas. Dessa maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular e inclusive o DNA, fica disperso na solução.

Como o sabão retira a gordura?

Veja que o sabão possui uma parte que é apolar (assim como a gordura e o óleo) e outra parte que é polar (assim como a água). Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.

Para que serve detergente na massa?

De acordo com o especialista Igor Kipgen, geralmente as pessoas usam o detergente porque ele diminui o atrito com os demais componentes da argamassa e melhora de certa forma a trabalhabilidade. Ele consegue quebrar as tensões superficiais, fazendo com que uma molécula se misture com outra.

O que aconteceu com o óleo após a adição do detergente?

Com isso, concluímos que o detergente tem um tipo de óleo específico para quebrar outros tipos de óleo. Esse óleo do detergente tem ação de quebra ou dissolver determinadas moléculas de óleo .

Qual a polaridade do óleo e do detergente?

O detergente é uma substância chamada anfifílica, ou seja, parte de sua estrutura é polar e parte é apolar. Assim, o detergente é capaz de interagir com a água e a glicerina que são polares e também com o óleo que é apolar.

O que acontece quando misturamos água e óleo?

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo. Exatamente como observado no vídeo do início.

Quais são os impactos causados pelo detergente no meio ambiente?

Outro prejuízo causado pelo sabão e detergente no meio ambiente, é a interferência que provocam nas aves aquáticas. Elas possuem um revestimento de óleo em suas penas e boiam na água graças à camada de ar que fica presa debaixo delas.

Como funciona o mecanismo de ação de um sabão?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.

Como é o processo de saponificação?

A reação de saponificação é uma hidrólise alcalina dos ésteres ou de triglicerídeos, formando um sal e um álcool. A reação de saponificação é aquela em que um éster reage em meio aquoso com uma base forte, ou seja, é uma hidrólise alcalina. Os produtos formados são um sal e um álcool.

Quais as Matérias-primas utilizadas para fabricar os detergentes?

Fórmula – receita para fazer detergente lava louças:
  • Água – 8045 g.
  • Soda caustica liquida a 50% – 275 g.
  • Ácido sulfônico – 1200 g.
  • Trietanolamina – 100 g.
  • Amida 60 – 250 g.
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g.
  • Cloreto de sódio – 100 g.
  • Essência – 10 g.

Como se produz detergente?

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

Qual a função do detergente e do sal na extração de DNA?

O detergente/shampoo permite a desestruturação das moléculas de lipídios das membranas. Com a ruptura das membranas o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltam-se e dispersam-se na solução. A adição do sal (NaCl) proporciona ao DNA um ambiente favorável para a extração de DNA.

Artigo anterior
O que é rugosidade Segundo Milton Santos?
Artigo seguinte
O que significa Libra no Meio do Céu?