O que é histeria segundo a psicanálise?

Perguntado por: Andreia Ramos de Amorim  |  Última atualização: 31. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

3.1 Conceito de histeria na psicanálise A palavra histeria é de origem grega derivada de hystera que significa útero e se referia a perturbações uterinas, ou seja, uma perturbação exclusiva da mulher, Rangel (2008, p. 58)3 pontua que, A histeria é uma questão de mulheres, ou melhor, das parteiras.

O que Freud explica sobre histeria?

De acordo com a psicanálise, a organização histérica, entendida como um modo de funcionamento psíquico, caracteriza-se por uma busca permanente, incansável e inconsciente de uma pessoa em ser o objeto do desejo de outra.

O que é a histeria para Lacan?

Para Lacan, a histeria é um modo de lidar com o desejo, e é estrutural da condição histérica ter seu desejo insatisfeito. Em 1957, Lacan afirma que a histeria é uma estrutura clínica, e que seu funcionamento é amar por procuração.

Quais são os tipos de histeria?

3.1 TIPOS DE HISTERIA

Segundo Roudinesco (1988), Freud teria classificado a histeria em quatro tipos dis- tintos, sendo estas: de angústia, de conversão, de defesa e de retenção.

Como é o comportamento de uma pessoa histérica?

Os principais sintomas são ansiedade excessiva, sintomas histéricos ou obsessivos, compulsão, fobias e depressão. Consta que a histeria se caracteriza como um transtorno mental com limitação da consciência e distúrbios motores ou sensoriais.

Histeria e Psicanálise: ENTENDA TUDO | Aula 02 | Lucas Nápoli

35 questões relacionadas encontradas

Como é chamada a histeria hoje em dia?

A histeria é um termo que se refere a um conjunto de transtornos psiquiátricos que, de acordo com a sua origem, pode ser chamado de transtorno de somatização, desordem de conversão, transtorno dissociativo e personalidade múltipla, que compartilham sintomas que normalmente se manifestam em casos de extrema ansiedade, ...

Qual a diferença entre neurose e histeria?

Resumo. A neurose é uma estrutura psíquica caracterizada por sintomas de origem infantil a partir de um conflito psíquico recalcado. A histeria é uma neurose que tem como característica a conversão somática como peculiar na formação de seus sintomas.

Quais são as características da histeria?

Os sintomas da histeria são paralisias histéricas, anestesias e analgesias histéricas, perturbações, perda de fala e rouquidão. Podem também ocorrer pseudocrises ( semelhantes a crises epilépticas), amnésias, ilusões e alucinações. A histeria é mais comum em mulheres que tenham ou não antecedentes de neurose histérica.

Qual o mecanismo de defesa da histeria?

Numa das formas de histeria (a de defesa), ela provoca a dissociação entre a representação e o afeto, enfraquecendo assim a primeira e convertendo essa soma de excitação retirada em algo somático.

Qual é a origem da histeria?

Parece que, desde que ela começou a se manifestar entre nós, define-se justamente pela sua falta de definição. A histeria começou a ser documentada no século IV a.C., com Hipócrates. A origem da doença é atribuída ao útero, que também lhe empresta seu nome (hystera, "útero" em grego).

Como era tratada a histeria antes da psicanálise?

O tratamento consistia em rezas, amuletos e exorcismos. As mulheres identificadas como histéricas eram interrogadas, perseguidas, torturadas e, por vezes, queimadas na fogueira.

Qual a relação entre o surgimento da psicanálise e a histeria?

Por isso é comum a conclusão de que a psicanálise surgiu a partir do discurso das histéricas. Isto é, a psicanálise surgiu da clínica, da escuta que Freud se propôs a fazer das queixas de suas pacientes. E desta forma, é possível compreender a importância que a histeria tem para toda a psicanálise.

Como saber se sou histérica ou obsessiva?

Para o obsessivo, trata-se de uma questão sobre a existência (estou vivo ou estou morto?); para a histérica, trata-se de uma questão sobre o sexo (sou homem ou sou mulher?) que é subsumida pela questão – tanto para o homem quanto para a mulher histérica – "o que é ser mulher?" (QUINET, 1996, p. 29).

Quais são os 3 tipos de neurose?

Ele definiu três categorias de psiconeuroses, transtornos emocionais enraizados em traumas de infância: neuroses atuais (resultantes de impedimentos da satisfação sexual), neuroses de transferência (mecanismo de defesa, como histeria ou fobia) e neuroses narcísicas (quadros psicóticos).

O que não vira palavra vira doença Sigmund Freud?

O que não vira palavra vira doença. O que não colocamos para fora e remoemos dentro de nós adoece a alma e o corpo.

São sinais de crise histérica?

As pessoas que sofrem de histeria apresentam uma situação de pânico intensa, apresentada sobre a forma de sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc, perdendo assim seu autocontrole.

Como lidar com personalidade histérica?

Psicoterapia é geralmente o tratamento para o transtorno de personalidade histriônica. O objetivo do tratamento é ajudar o indivíduo a descobrir as motivações e medos associados com os seus pensamentos e comportamento, além de ajudar a pessoa a aprender a se relacionar com os outros de uma forma mais positiva.

Qual psicólogo foi o precursor no estudo da histeria?

Freud, Sigmund, 1856-1939. Histeria.

Qual a principal causa da histeria para Freud?

Citam também que com a publicação, em 1900, de A Interpretação dos Sonhos, "o conflito psíquico inconsciente é que foi reconhecido por Freud como a principal causa da histeria" (Roudinesco & Plon, 1998, p. 340).

Qual a frase mais famosa de Freud?

As melhores frases de Freud
  • Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida. ...
  • Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil. ...
  • A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

Qual era a religião de Freud?

Resumos. Apesar de ser um ateu convicto e de sempre ter professado seu ateísmo, Freud, paradoxalmente, manifestou grande interesse pelo estudo do fenômeno religioso e empenhou-se seriamente em empregar elementos-chave da teoria psicanalítica para interpretar as origens e a natureza da religião.

Como saber se sou histriônica?

Mudança rápida e expressão superficial das emoções. Uso consistente da aparência física para chamar a atenção para eles mesmos. Discruso que é extremamente impressionista e vago. Autodramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções.

Artigo anterior
Pode tomar banho com a prótese capilar?
Artigo seguinte
Qual o dinossauro mais antigo do Brasil?