O que são os adicionais dentro do salário?

Perguntado por: Kyara Leal Pires  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Alguns benefícios que são acordados em contrato, como vale-transporte, vale-refeição, convênio médico, vale-alimentação e outros benefícios, são considerados complementos da remuneração, que engloba honorários além do salário.

Quais são os adicionais ao salário?

  • Como identificar? Os adicionais são descritos na folha de pagamento do colaborador. ...
  • Hora extra. ...
  • Hora extra noturna. ...
  • Adicional noturno. ...
  • Periculosidade e insalubridade. ...
  • Férias. ...
  • Adicional por tempo de serviço. ...
  • Adicional de transferência.

O que são adicionais de salário?

É um valor que se soma à remuneração do trabalhador como complemento por este laborar em condições adversas.

Quais são os adicionais na folha de pagamento?

O adicional é de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

O que é adicionais no trabalho?

Adicionais - são acréscimos pagos ao empregado em razão do maior desgaste na prestação de serviços.

ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO - SALÁRIO EXTRA - ANUÊNIO/ BIÊNIO/ TRIÊNIO/ QUINQUÊNIO

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de adicionais de salário?

Os adicionais são valores acrescidos ao salário dos colaboradores visando a compensação por algum fator atenuante em sua jornada de trabalho. Esses fatores compreendem o adicional noturno, de periculosidade e insalubridade.

Quais são os adicionais de trabalho?

As horas extras e de sobreviso são os exemplos mais conhecidos de adicionais. Outras situações, porém, também justificam o pagamento da complementação e, dessas, as mais comuns são o trabalho perigoso, o insalubre e o noturno.

O que são gratificações e adicionais?

Enquanto o adicional significa recompensa ao tempo de serviço (ex facto temporis) ou retribuição pelo desempenho de atribuições especiais ou condições inerentes ao cargo (ex facto officii), a gratificação constitui recompensa pelo desempenho de serviços comuns em condições anormais ou adversas (condições diferenciadas ...

Como ler a folha de pagamento?

Requisitos que devem constar na folha de pagamento:
  1. Dados do empregador;
  2. Dados do empregado, cargo e função;
  3. Descontos realizados, como INSS, contribuição sindica, FGTS, Vales, etc;
  4. Número de dias trabalhados;
  5. Valores de horas extras, adiantamentos;
  6. Valor bruto e líquido do salário.

O que não pode ser descontado em folha de pagamento?

Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Para que serve os adicionais?

815), “Os adicionais consistem em parcelas contraprestativas suplementares devidas ao empregado em virtude do exercício do trabalho em circunstâncias tipificadas mais gravosas.”

Quais são os 3 tipos de adicionais de insalubridade?

A NR-15 define que existem 3 graus de insalubridade e que cada nível dá direito a um percentual de compensação diferente. Para atividades insalubres em grau mínimo, o trabalhador tem direito ao adicional de 10%; em grau médio a 20%; e em grau máximo tem direito ao adicional de 40%.

Como entender o meu holerite?

O que deve constar?
  1. Nome completo.
  2. Cargo.
  3. Salário pago ao funcionário.
  4. O valor precisa estar dividido entre o valor bruto (total recebido) e o líquido (valor restante após os descontos).
  5. Bônus concedidos aos empregados.
  6. Descontos do INSS e do Imposto de Renda.
  7. Contribuição sindical, caso exista.

Quais são os adicionais previstos na CLT?

Os adicionais são valores acrescidos ao salário dos colaboradores visando a compensação por algum fator atenuante em sua jornada de trabalho. Esses fatores compreendem o adicional noturno, de periculosidade e insalubridade.

Quais os adicionais previstos em CLT?

Conforme o artigo 59 da CLT, o trabalhador pode fazer até 2 horas extras diárias, mediante acordo coletivo de trabalho ou contrato. Havendo a realização das horas extras, o trabalhador deverá receber uma remuneração de no mínimo 50% a mais em relação à hora normal trabalhada.

Como é calculado o valor líquido do salário?

Em uma maneira simples de explicar: o salário líquido é o salário bruto após sofrer todas as deduções de atribuições e descontos necessários e obrigatórios. Ou seja, salário líquido = salário bruto – (descontos e atribuições).

Como calcular FGTS e INSS na folha de pagamento?

O recolhimento obrigatório do FGTS, por parte do empregador e que não é descontado do salário do trabalhador, equivale a 8% do salário bruto do trabalhador. Já o desconto do INSS do salário bruto do trabalhador pode ser de 7,5%, 9%, 12% ou 14%, conforme a faixa de salário.

Quais são as três funções da folha de pagamento?

A folha de pagamento é o espelho das informações e atividades trabalhistas de cada funcionário. Ela é usada para demonstrar o salário bruto e líquido, além de ter função operacional, contábil e fiscal.

O que é valor bruto do salário?

O salário bruto é o valor total antes dos descontos obrigatórios, como INSS e Imposto de Renda, também conhecido como salário base. Portanto, o valor do salário bruto é uma representação do montante total que um funcionário recebe antes de quaisquer deduções legais ou voluntárias.

Qual gratificação não incorpora ao salário?

A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) previu expressamente que a gratificação de função não incorpora à remuneração do empregado que reverte a seu cargo efetivo, independentemente do tempo em que ele exerceu a função de confiança, vide novo artigo 468, §2º da CLT*.

O que não integram o salário?

Da mesma forma, vale destacar que os valores não previstos pelo artigo 457 e que, portanto, não integram a remuneração são:
  • ajuda de custo;
  • auxílio-alimentação;
  • diárias de viagem;
  • prêmios.

O que faz parte do salário?

SALÁRIO = FIXO + GRATIFICAÇÕES LEGAIS + COMISSÕES

Pelo exposto, vê-se que a Lei 13.467/17 não considera parcelas salariais as diárias, os prêmios e abonos. Assim sendo, parcelas habituais como ajuda de custo, auxílio-alimentação, diárias para viagem, etc.

Qual o valor do adicional de horas extras?

Como vimos, a legislação brasileira exige que as horas extras dos funcionários sejam calculadas com o acréscimo de no mínimo 50%. Contudo, a maioria das empresas e convenções coletivas determinam o uso da porcentagem de 100% para cálculo de horas extras ocorridas aos domingos e feriados.

O que é o quinquenio na folha de pagamento?

Essa prática refere-se a um benefício concedido aos colaboradores que completam cinco anos de serviço contínuo na mesma empresa. No entanto, a aplicação do quinquênio não se restringe apenas aos servidores públicos, podendo ser uma alternativa viável também para as instituições privadas.

Qual é a diferença entre remuneração e salário?

A principal diferença entre salário e remuneração é que o salário é um valor fixo recebido mensalmente pelo trabalhador, enquanto a remuneração engloba o salário e demais benefícios.

Artigo anterior
Quantas igrejas cristãs existem?
Artigo seguinte
Quais são os animais filtradores?