O que são órgãos homólogos e análogos de um exemplo de analogia e homologia?

Perguntado por: Ana Gomes  |  Última atualização: 9. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

Órgãos análogos e homólogos permitem conhecer a história evolutiva dos organismos. A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente.

O que são órgãos homólogos e órgãos análogos de um exemplo?

Por exemplo: a asa de um ancestral como o Pterodactyl, a asa de um morcego e a asa de uma ave. Ambas as estruturas são análogas enquanto asas, ou seja, embora a função seja a mesma, elas possuem origens embrionárias diferentes. Porém são homólogas enquanto membros superiores.

O que é homologia e exemplos?

→ Exemplo de homologia

O membro anterior dos mamíferos é um exemplo de homologia. Um exemplo de homologia é o membro anterior dos mamíferos. Se analisarmos detalhadamente os ossos de diferentes mamíferos, verificaremos que todos apresentam a mesma organização do esqueleto, desde os ombros até a base dos dedos.

O que são órgãos homólogos e análogos?

Resumindo: Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.

O que é uma característica homóloga?

Nós utilizamos características homólogas – características similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica. Um exemplo de característica homóloga é os quatro membros dos tetrápodes. Pássaros, morcegos, ratos e crocodilos todos têm quatro membros.

Órgãos Homólogos e Análogos

31 questões relacionadas encontradas

O que é analogia e homologia?

Na biologia, homologia e analogia são conceitos adaptativos associados a uma evolução pela qual duas ou mais espécies distintas passaram, até se consolidarem em um ambiente específico.

Que são órgãos análogos?

Órgãos análogos são órgãos de seres vivos que desempenham funções semelhantes em diferentes organismos, porém apresentando origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes. Ilustram o fenômeno da convergência adaptativa, o que reflete que evoluíram de antepassados distintos.

Qual é o significado de homologia?

O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva. Desde a sua origem, muitas definições propostas diferem na definição e na aplicação.

O que significa analogia biologia?

Analogia em Biologia

Na Biologia, trata-se de “semelhança funcional entre órgãos de diferentes estruturas e origens embriológicas” (Dicionário Houaiss). Por exemplo, as asas de inseto e as asas de aves são originadas de forma diferente, mas são análogas, pois têm a mesma função: possibilitar o voo.

Quanto aos orgãos análogos podemos afirmar que?

Os órgãos análogos são aqueles que desempenham funções semelhantes em espécies diferentes, mas não possuem a mesma origem embrionária.

São exemplos de estruturas homólogas?

Outro exemplo de homologia é o membro dos tetrápodes (vertebrados com pernas). Sapos, pássaros, coelhos e lagartos, todos têm diferentes membros anteriores, refletindo seus diferentes estilos de vida. Mas todos esses membros anteriores diferentes compartilham o mesmo conjunto de ossos - o úmero, o rádio e a ulna.

O que é a figura de linguagem analogia?

Analogia também se trata de uma figura de linguagem que nos ajuda a comparar as coisas. Porém, ao contrário da metáfora, na analogia é necessário que encontremos pontos de semelhança entre as ideias comparadas.

O que são órgãos homólogos e orgãos análogos de um exemplo de analogia que ocorre entre mamíferos e insetos?

Resposta verificada por especialistas. Órgãoa homólogos: Apresentam diferentes funções nos seres vivos de espécies diferentes, porém tem a mesma origem embrionário. Órgãos Análogos- Apresentam mesma função em seres vivos de espécies diferentes, porém diferentes origens embrionárias. Asa do morcego e asa da barata.

Quando comparamos o braço humano com a asa de uma ave podemos afirmar que se trata de um caso de órgãos?

Resposta. Resposta: Alternativa “c”. O braço humano e a asa da ave possuem funções diferentes, mas apresentam a mesma origem embrionária, sendo, portanto, órgãos homólogos.

O que são os órgãos?

Os órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos. No corpo humano, eles trabalham de modo a garantir o funcionamento adequado do nosso corpo.

Quais são os exemplos de analogia?

Exemplos de analogias
  • A pintura é para o pincel o que a música é para os instrumentos.
  • O sol é para o dia o que a lua é para a noite.
  • O brinco é para a orelha o que o anel é para o dedo.
  • Madri é para a Espanha o que Paris é para a França.
  • Uma regra está para a geometria, assim como um garfo está para a cozinha.

Como identificar uma analogia?

Uma analogia é um recurso literário que faz uma comparação inusitada entre duas coisas. O objetivo da escrita de analogias é aprofundar a compreensão do leitor de um ou de ambos os objetos da comparação, seja como meio de explicação ou como forma de fazer uma afirmação mais ampla e direta.

O que é homólogos em biologia?

São aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies.

Como funciona a analogia?

Analogia é a comparação direta e explícita entre entidades diferentes — seres, objetos, conceitos, ações e/ou experiências —, focando na semelhança entre eles. No entanto, essa aproximação se dá de maneira particular, subjetiva e em um contexto bastante específico.

Quanto aos conceitos de homologia e analogia exemplifique cada um?

O termo homologia está relacionado a órgãos homólogos, que possuem a mesma origem embrionária, executando, entretanto, funções diferentes. Exemplos: asa do morcego e braço humano. Já o termo analogia faz menção a órgãos análogos, que realizam a mesma função, entretanto possuem origem embrionária diferente.

Quem criou a teoria da seleção natural?

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

O que é homologia Brainly?

Homologia é um conceito hierárquico e, portanto, as “coisas” referem-se a itens diferentes em cada nível. De acordo com essa definição, uma “coisa” ou é homóloga a alguma outra “coisa” ou não é. Não há porcentagem nem grau de homologia. “Coisas” podem ser semelhantes até certo ponto, mas não há grau de homologia.

O que é o processo de convergência evolutiva?

Introdução. A convergência evolutiva, também chamada de evolução convergente, é um processo evolutivo em que indivíduos, sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, apresentam estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes.

Qual a importância da homologia para a compreensão da evolução?

Resposta: A importância da homologia para a compreensão da evolução é expressa pela alternativa: a) Sugere que as estruturas foram herdadas de um ancestral comum e, ao longo do tempo, sofreram modificações adaptativas que permitiram sua adequação a diferentes funções ou ambientes.

Artigo anterior
Como calcular rendimento de concreto?
Artigo seguinte
Por que aprender a desenhar?