Qual a diferença de trombo é trombose?

Perguntado por: Tomé Cardoso de Cardoso  |  Última atualização: 13. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

A trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores.

Qual a diferença entre trombose e trombo?

Para classificar o trombo (coágulo) os médicos observam primeiro em qual vaso sanguíneo ele se desenvolveu. Se ele se formou em uma artéria, como no cérebro ou coração, recebe o nome de trombose arterial. No caso de ocorrer em uma veia é chamado trombose venosa.

O que o trombo pode causar?

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar).

Como se forma um trombo?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Qual é o tipo de trombose mais perigosa?

Uma trombose superficial, uma tromboflebite, tem um risco pequeno de levar a uma embolia pulmonar. Agora, uma trombose venosa profunda, esse risco vai aumentando e quanto mais proximal ao coração essa trombose, maior o risco.

Dica Rápida: Diferenças entre Trombose e Embolia

39 questões relacionadas encontradas

Qual é a cura da trombose?

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Onde fica o trombo?

A trombose arterial é o tipo de coágulo que se forma nas artérias presentes dentro do organismo, como a aorta. Já a trombose pulmonar acontece quando o coágulo se desloca do local onde se originou, como as pernas, por exemplo, e se transporta pelo corpo do indivíduo até chegar ao pulmão.

Como saber se a trombose está subindo?

Diagnóstico de trombose venosa profunda

Quando há suspeita dessa doença, frequentemente se faz um ultrassom com Doppler para confirmar o diagnóstico. Às vezes, os médicos fazem um exame de sangue para medir uma substância chamada dímero D, que é liberada pelos coágulos sanguíneos.

O que não pode fazer quando se tem trombose?

✔ Consumir pouca água; ✔ Utilizar roupas apertadas; ✔ E o principal: caso tenha herança familiar relacionada a trombose, não procurar um médico o quanto antes para fazer um acompanhamento. Tem mais dúvidas sobre esse e outros assuntos?

Quando o trombo se solta?

Às vezes coágulos podem se soltar, viajando pelo sangue até atingir o pulmão, o que é chamado de embolia pulmonar. Essa condição, pode provocar uma súbita falta de ar, e dependendo do tamanho do coágulo que atingiu o pulmão pode ser grave exigindo atendimento imediato.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

O tempo de melhora do retorno venoso dependem do nível e extensão da trombose, e também da recanalização deste trombo ou formação de circulação colateral, pois nem sempre há a recanalização do trombo. Esse tempo é variável, normalmente de 1 a 3 meses.

Qual o nome do exame de sangue para detectar trombose?

A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina. Positivo para ocorrência de quadros tromboembólico.

Quais as três fases da trombose?

2. A tríade
  • 2.1. 2.1) Lesão endotelial.
  • 2.2. 2.2) Alterações no fluxo sanguíneo normal (turbulência ou estase venosa)
  • 2.3. 2.3) Hipercoagulabilidade.

Quais são os três tipos de trombose?

Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Qual trombose é mais perigosa arterial ou venosa?

Apesar disso, a trombose arterial é mais rara de acontecer, porém, é igualmente perigosa, já que pode resultar na gangrena de algum tecido e, por ser uma doença silenciosa, pode ser diagnosticada quando já tiver afetado profundamente algum órgão.

Como evitar que a trombose vira embolia?

Para que a embolia pulmonar não ocorra, a trombose venosa profunda deve ser prevenida. Deve-se controlar os fatores de risco, praticar exercícios físicos e interromper o tabagismo.

Quais as sequelas de uma trombose na perna?

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

Qual a perna que da trombose?

Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço. É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria.

Quanto tempo dura uma trombose na perna?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Onde dói a trombose na perna?

Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Quem está com trombose pode andar?

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Como fica a perna com início de trombose?

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

Como é a mancha de trombose?

Trombose venosa superficial: conforme nos explicam os médicos, perceberíamos esse caso imediatamente. Notaremos um aumento de tamanho em alguma parte de nossas varizes até se tornar uma espécie de cordão bem duro ao tato, sendo de possuir uma coloração azulada. Pode ser facilmente notada e costuma ser muito dolorosa.

Como diagnosticar trombose em casa?

Os principais aspectos a serem observados são:
  1. Dor;
  2. Calor;
  3. Vermelhidão;
  4. Rigidez da musculatura na região afetada;
  5. Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando ao longo do tempo;
  6. Veias mais visíveis na pele devido à maior dilatação;
  7. Sensação de peso.

Artigo anterior
Quantos litros tem a Airfryer Polishop?
Artigo seguinte
O que quer dizer oliveira na Bíblia?