O que são órgãos análogos e convergência adaptativa?

Perguntado por: Renato Tomás Soares Sousa Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

Órgãos análogos são órgãos de seres vivos que desempenham funções semelhantes em diferentes organismos, porém apresentando origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes. Ilustram o fenômeno da convergência adaptativa, o que reflete que evoluíram de antepassados distintos.

O que é um órgão análogo?

Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.

Quais são os órgãos análogos?

Órgãos Análogos: São aqueles que possuem a mesma função em diferentes espécies, entretanto, suas origens embrionárias e anatomia são distintas, ou seja, trata-se de ancestrais diferentes.

O que é convergência adaptativa na biologia?

Designa-se por 'convergência adaptativa' ou 'evolução convergente' o processo evolutivo pelo qual determinados organismos não aparentados desenvolvem estratégias adaptativas semelhantes por estarem inseridos no mesmo tipo de habitat e obedecerem aos mesmos condicionamentos ecológicos.

O que é convergência adaptativa Cite exemplos?

Um dos principais exemplos utilizados para mostrar a ação da evolução convergente é o dos golfinhos e tubarões: ambos são animais marinhos que não possuem um ancestral comum muito próximo, porém, por viverem nas mesmas condições aquáticas, eles possuem estruturas corporais semelhantes como as nadadeiras e caudas.

Evidências Evolutivas - Órgãos Homólogos e Análogos - Prof. Paulo Jubilut

30 questões relacionadas encontradas

O que é irradiação adaptativa de exemplos?

Processo evolutivo no decorrer do qual uma espécie dá origem muito rapidamente a um conjunto de espécies ou de grupos que ocupam nichos ecológicos diferentes. A diversificação e a aparição dos diferentes tipos de mamíferos no início da Era Terciária é um exemplo de radiação adaptativa.

O que é coevolução exemplos?

Coevolução é o nome dado ao processo pelo qual duas ou mais espécies evoluem simultaneamente em resposta às pressões seletivas exercidas pela outra. Este processo pode explicar por que algumas espécies são coadaptadas, isto é, adaptadas mutuamente, como ocorre em insetos polinizadores e flores.

O que é convergência e divergência adaptativa?

Na irradiação adaptativa, um ancestral comum resolve colonizar ambientes diferentes. Na convergência adaptativa, trabalha-se com ancestrais diferentes que formam indivíduos que sofrem a mesma seleção natural.

Qual o conceito de convergência?

1. Disposição de linhas, raios luminosos ou eléctricos que se dirigem para o mesmo ponto. 2. [Figurado] Tendência de várias coisas para se fixarem num ponto ou se identificarem.

O que significa divergência adaptativa?

A 'divergência adaptativa' é um fenómeno que ocorre ao longo da evolução de organismos filogeneticamente relacionados, por adaptação a meios ambientes diferentes.

Quais são os órgãos Homologos?

Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.

São exemplos de órgãos vestigiais?

Designação de um órgão ou parte de um órgão que apresenta regressão no seu tamanho através da evolução da espécie, por ser desnecessário ou de muito pouca utilidade. São exemplo de órgãos vestigiais o apêndice cecal nos seres humanos e as asas do avestruz.

São órgãos vestigiais?

Podemos definir órgão vestigial como uma estrutura atrofiada que possui pouca ou nenhuma função em um determinado organismo. Um dos principais exemplos de órgãos vestigiais é o apêndice humano.

Qual a diferença entre analogia e homologia?

A homologia pode ser definida como características que possuem a mesma origem embrionária e estão presentes em espécies com ancestralidade comum. A analogia, por sua vez, não indica ancestralidade comum e é resultado de evolução convergente.

O que é analogia na biologia?

O conceito de analogia se refere a organismos de diferentes espécies que possuem estruturas biológicas semelhantes, mas que não possuem uma mesma origem embrionária.

Qual a diferença entre Cladogenese e Anagenese?

A cladogênese ocorre quando uma população ancestral comum se fragmenta e origina dois grupos distintos. A anagênese, por sua vez, consiste na modificação temporal e gradual de uma população ancestral que se modifica até originar outra.

Quais são os tipos de convergência?

Índice
  • 3.1 Convergência de redes. 3.1.1 Convergência fixo-móvel.
  • 3.2 Convergência de serviços.
  • 3.3 Convergência de terminais.

O que é macro e microevolução?

Estudos macroevolutivos têm como foco as mudanças que ocorrem no nível de espécie ou acima, em contraste com a microevolução, que tem como objeto de estudo mudanças evolutivas em menor escala, que ocorrem dentro de uma espécie ou população, e podem ser descritas como mudanças nas frequências alélicas.

O que é um processo de coevolução?

O termo coevolução é usado para descrever casos onde duas (ou mais) espécies afetam a evolução umas das outras reciprocamente.

Como ocorre a coevolução dos insetos e plantas?

A coevolução inseto-planta pode ocorrer principalmente pela dieta, entre insetos fitófagos e as plantas que servem de alimentos para eles, ou pela polinização, entre o inseto polinizador e a planta polinizada por ele. Plantas e insetos são um caso clássico de coevolução, que por sua vez é quase sempre mutualístico.

Qual a importância da coevolução?

A coevolução, no caso da predação, tende a moldar predadores mais perigosos e estratégias de defesa mais eficazes por parte das presas.

O que é irradiação em ciências?

A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.

Em que circunstâncias pode ocorrer a irradiação de uma espécie?

A Irradiação evolutiva pode estar relacionada com a homologia entre espécies, isto é, com a semelhança entre estruturas de espécies diferentes, mesmo que essas estruturas não possuam a mesma função, mas apenas a mesma origem embrionária.

Quais são os tipos de especiação?

Podemos dividir a especiação em três tipos básicos, tendo em vista aspectos geográficos: especiação alopátrica, especiação simpátrica e especiação parapátrica.

Quantos são os órgãos vestigiais no corpo humano?

Quem o diz é Dorsa Amir, antropóloga do Boston College, no Estados Unidos, que recentemente publicou no Twitter que há nove partes do corpo humano que já não são necessárias. Ou seja, a maioria os humanos possuem em si os chamados orgãos vestigiais, embora quase nenhum seja realmente um orgão.

Artigo anterior
Quantos dias dura o efeito colateral da quimioterapia?
Artigo seguinte
Como melhorar a absorção da vitamina A?