O que são objetos de aprendizagem Bncc?

Perguntado por: Tatiana Ariana de Mota  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados.

O que são objetos de aprendizagem na BNCC?

Exemplos de objetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo.

Quais são os objetos de conhecimento da BNCC?

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

O que são os objetivos de aprendizagem da BNCC?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Como podemos classificar os objetos de aprendizagem?

Os Objetos de Aprendizagem são elaborados em formas variadas de apre- sentação conceitual como textos, imagens, animações, simulações, podendo ser distribuídos pela Internet.

O que são OBJETOS DE CONHECIMENTO na BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ens. Fundamental

21 questões relacionadas encontradas

O que é objeto de aprendizagem exemplos?

Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados.

Quais são as principais características dos objetos de aprendizagem?

Como são desenvolvidos de forma bem estruturada, os objetos de aprendizagem também se tornam flexíveis e podem ser reutilizados em diferentes cenários de aprendizagem. Além disso, o seu conteúdo pode ser atualizado sempre que necessário, o que também permite que uma mesma estrutura seja aplicada várias vezes.

Qual a diferença entre objetivo de ensino e objetivo de aprendizagem?

E objetivos de ensino? Também conhecidos como objetivos de aprendizagem, eles são todas as descrições articuladas que expressam o que é esperado que os estudantes aprendam e desenvolvam ao longo de um curso.

É importante reconhecer os objetivos de aprendizagem?

A definição clara de objetivos de aprendizagem é fundamental para o sucesso do ensino, pois guia o planejamento, a execução e a avaliação das atividades educacionais.

Quais são as 10 competências da BNCC?

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
  • <strong>1. Conhecimento</strong> ...
  • <strong>2. Pensamento científico, crítico e criativo</strong> ...
  • <strong>3. Repertório cultural</strong> ...
  • <strong>4. Comunicação</strong> ...
  • <strong>5. Cultura digital</strong> ...
  • <strong>6. ...
  • <strong>7. ...
  • <strong>8.

O que é o objetivo de aprendizagem?

Objetivos Educacionais • São as metas definidas com precisão ou resultados previamente determinados; • Indicam aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer como consequência de ter desempenhado adequadamente as atividades; • Colocam-se ênfase em modificações do comportamento dos alunos; • Tais comportamentos são a ...

Quais são as 5 habilidades da BNCC?

Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:
  • autoconsciência;
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

Quais são os objetos de conhecimento do Ensino Fundamental?

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Como elaborar um objeto de aprendizagem?

Para criar o seu, existem alguns passos importantes:
  1. Identifique o conteúdo abordado. ...
  2. Escolha que tipo(s) de recurso(s) usar: textos, áudio, vídeo, multimídia? ...
  3. Encontre a plataforma em que os alunos vão interagir com o OA. ...
  4. Estabeleça metas de aprendizagem e formas de avaliar rendimento. ...
  5. Torne o conteúdo replicável.

O que são objetos de aprendizagem e desenvolvimento?

São chamados de Objetos de Aprendizagem estes recursos digitais aplicados no apoio à aprendizagem – podendo ser reutilizados ou referenciados em uma unidade formativa específica, ou organizados em módulos educacionais. São recursos que aproximam o estudante do conteúdo, para além da abordagem expositiva textual.

Qual é o maior benefício dos objetos de aprendizagem?

O uso de objetos educacionais, como vídeos, animações, jogos e aparelhos tecnológicos transformam as atividades educativas em processos muito mais dinâmicos, apresentando aulas interativas e mais divertidas, gerando uma participação muito maior dos estudantes e assim gerando resultados pedagógicos muito mais produtivos ...

Quais são os objetos de aprendizagem?

Logo, e-books, imagens digitais, podcasts, vídeos on-line, portais de conteúdo, simulações, softwares, jogos digitais, entre outros, são todos exemplos de objetos de aprendizagem, desde que tenham potencial para trabalhar na apropriação de conceitos.

O que são objetos digitais de aprendizagem?

Os ODA, recursos digitais auxiliares no processo de ensino e aprendizagem tanto presencial quanto a distância, são definidos em vários tipos, entre eles: vídeos, animações, imagens, simulação, software educacional, hipertexto, jogos, infográficos, páginas da web destinadas ao processo de ensino e aprendizagem e, ...

Quais são os objetivos de aprendizagem na educação infantil de acordo com a BNCC?

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

O que colocar como objetivo no plano de aula?

O objetivo geral deve apresentar a ideia central. Assim, deve descrever de forma sucinta e objetiva a finalidade pela qual você está realizando o estudo e qual meta busca ser atingida. Ele deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema.

Quais são os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a educação infantil?

O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.

O que colocar em objetivos específicos no plano de aula?

Os objetivos específicos podem ser pensados como proposições referentes às mudanças comportamentais3 esperadas para um grupo em específico. Exemplo: “Ao término da aula, o aluno deverá ser capaz de identi- ficar a diferença entre teoria e discurso no texto pro- posto”.

Para que servem os metadados de um objeto de aprendizagem?

Os metadados na área educacional são utilizados para representar e tornar acessíveis os objetos de aprendizagem, os quais constituem recursos de aprendizagem que podem ser reutilizados em diversos ambientes e por diversas pessoas.

O que é o objeto de conhecimento?

O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.

Artigo anterior
Tem como assistir TV aberta pela internet?
Artigo seguinte
Como fazer grifado no whatsapp?