O que são mutações e como elas ocorrem?

Perguntado por: Lourenço Gabriel Garcia  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.

Como ocorrem as mutações?

Ocorrem através da adição, substituição e subtração de um gene. Em relação à adição ou subtração, as mutações gênicas são capazes de alterar o material genético, acrescentando uma ou mais bases ao DNA.

O que são mutações quando elas ocorrem e porquê?

As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.

O que se entende por mutação?

Mutação é o nome dado para o efeito ou ação de mudar, alterar ou transformar algo; uma metamorfose ou evolução.

O que são mutações exemplos?

A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo. ... As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA. E de forma induzida, quando o organismo é exposto a um agente mutagênico, como a radiação.

Biologia - Mutações Gênicas - Origens e Consequências

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de mutação?

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais:
  • Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula;
  • Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

Quais são as doenças causadas por mutações?

Doenças provocadas por mutações génicas
  • Fibrose Quística. ...
  • Doença de Huntington ou Coreia de Huntington. ...
  • Fenilcetonúria (PKU) ...
  • Daltonismo. ...
  • Hemofilia. ...
  • Síndrome do grito do gato. ...
  • Síndrome de Patau – Trissomia 13. ...
  • Síndrome de Down – Trissomia 21.

O que é mutação de um vírus?

A mutação é um processo natural e evolutivo, ainda mais se o organismo em questão tiver em sua constituição ácido ribonucleico (RNA, o material genético do vírus), como é o caso do SARS-CoV-2. As mutações acontecem quando o vírus se adapta ao ambiente para sobreviver.

O que significa mutação de um vírus?

Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.

Onde ocorre a mutação genética?

As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, do fígado, do coração etc.) ... Na mutação gênica ocorre a alteração de um trecho da molécula de DNA, levando a uma modificação na proteína sintetizada, como ocorre em uma doença conhecida como anemia falciforme.

Quando um ser é considerado mutante?

São linhagens em cujos genomas ocorreram mutações espontâneas as quais passaram a ser transmitidas aos descendentes de forma permantente sendo possível a manutenção da linhagem que passa a ser chamada de “Mutante” em relação à linhagem selvagem.

O que pode causar mutação genética?

Adição ou perda: quando a mutação gênica ocorre por adição ou perda de bases ela modifica o código genético e define uma nova sequência de bases. Como consequência, esta nova sequência poderá modificar o tipo de aminoácido presente na cadeia proteica, alterando a função da proteína ou inativando a expressão fenotípica.

Como as mutações podem gerar adaptações?

As mutações ocorrem naturalmente nos organismos, e geralmente ocorrem ao acaso, sendo um importante fator para garantir melhor adaptação dos indivíduos no meio em que vivem. ... Agentes biológicos: organismo que podem inocular parte de seu DNA na célula hospedeira, causando mudanças no material genético.

Como surge uma variante de vírus?

Uma variante acontece quando um vírus sofre uma série de mudanças no decorrer do seu processo de replicação no interior da célula infectada. Quando essas mudanças começam a se manifestar com uma certa frequência, os especialistas fazem o sequenciamento do genoma.

Quantas mutações tem o coronavírus?

Mutações: São 22 ao todo, entre as que alteram ou não a estrutura do vírus. As principais estão na espícula, a proteína que recobre o vírus.

Quais os três tipos de doenças genéticas?

Existem três tipos de doenças genéticas: as monogenéticas, as multifatoriais e as cromossômicas.

Quais são as principais doenças hereditárias?

Veja as 10 doenças hereditárias mais comuns:
  1. 1 – Hemofilia A. Essa doença caracteriza-se pela desordem no mecanismo da coagulação do sangue. ...
  2. 2 – Câncer. ...
  3. 3 – Depressão. ...
  4. 4 – Fibrose cística. ...
  5. 5 – Hemorroidas. ...
  6. 6 – Daltonismo. ...
  7. 7 – Obesidade. ...
  8. 8 – Diabetes.

Qual doença pode ocorrer por alterações no DNA?

Podemos destacar nesse grupo doenças: como câncer, mal de Alzheimer, doenças cardíacas, hipertensão, entre outras. Já é sabido que os hábitos de vida contribuem significativamente para o aparecimento das condições genéticas multifatoriais.

Qual o tipo de mutação mais frequente?

O tipo mais frequente envolve as chamadas mutações pontuais, substituições de um nucleotídeo por outro, na molécula do DNA, durante a replicação.

Quais são os tipos de mutações estruturais?

Mutações cromossômicas estruturais

Alterações estruturais em cromossomos, também chamadas rearranjos, englobam várias classes de eventos importantes: deleções, duplicações, inversões e translocações. Os rearranjos são menos comuns que aneuploidias, sendo presentes em cerca de 1 : 375 neonatos.

Qual é o tipo de mutação ocasionada pelas radiações?

Modificação celular pela radiação

As mudanças na molécula de DNA podem resultar num processo conhecido como transformação neoplásica.

Como a mutação pode contribuir para a evolução humana?

Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.

Como as mutações que podem ocorrer de maneira natural contribuem para a evolução das espécies?

As mutações gênicas possibilitam o surgimento de novos genes alelos numa determinada população. ... Se isso ocorrer, esses indivíduos terão vantagem na sobrevivência e na reprodução, o que levará a um aumento de indivíduos portadores da mutação na população.

Como a mutação pode ser essencial na manutenção de uma espécie?

As mutações são importantes porque podem gerar modificações nos genes, e as variações em um gene correspondem a novos alelos na população. As variações no material genético são o substrato da evolução adaptativa, pois estão sujeitas à seleção natural.

Qual a consequência da mutação?

Consequências das mutações

Se a mutação ocorrer nas células germinativas do indivíduo, essas células mutadas gerarão gametas mutados. Dessa forma, a informação alterada será passada adiante, gerando descendentes com a mesma mutação.

Artigo anterior
O que é mais plantado no Brasil?
Artigo seguinte
Quais os cuidados devemos tomar durante a seca?