Quais são as citocinas?

Perguntado por: Samuel Monteiro Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

As citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas extracelulares, hidrossolúveis, variando entre 8 e 30 kDa, produzidas geralmente em resposta ao estímulo antigênico e que funcionam como um mensageiro químico para regulação do sistema imune adaptativo e inato.

São exemplos de citocinas?

Outros exemplos de citocinas são: interferons (IFN), fatores estimuladores de colônia (CSF), fatores de necrose tumoral (TNF), fatores de crescimento e quimiocinas (1-3). Os IFNs, por exemplo, agem na limitação da propagação de determinadas infecções virais.

Quais células produzem citocinas?

As células que mais comumente produzem citocinas são: monócitos, macrófagos, mastócitos, fibroblastos, células B e T, células endoteliais, ceratinócitos, células musculares lisas, células do parênquima gastrointestinal e do estroma endometrial, além de células de neoplasias 1,2.

O que são citocinas e qual a sua função?

Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

Quais são as citocinas da imunidade inata?

As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6.

Aula: Imunologia - Citocinas (1/3) - Visão Geral | Imunologia #9

42 questões relacionadas encontradas

Quais citocinas atuam na resposta imune inata de forma específica contra vírus?

Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).

Como são classificadas as citocinas na resposta imune?

Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.

Qual é a função das citocinas inflamatórias?

As citocinas são produzidas durante a fase de ativação e fase efetora da imunidade para mediar e regular a resposta inflamatória e imunitária. Têm uma vida média curta. Estas só estimulam as células com recetores específicos na membrana da célula alvo, têm uma ação extremamente potente.

Qual o papel das citocinas no processo inflamatório?

Ou seja, em uma linguagem simples, as citocinas são moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel particularmente importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório para lidar com infecções e também para iniciar o processo de cicatrização.

Quais são as citocinas Anti-inflamatórias?

As anti-inflamatórias são IL-4, IL-10, IL-13 e FTCβ (fator transformador de crescimento β) 2,4. As citocinas são mediadores necessários para conduzir a resposta inflamatória aos locais de infecção e lesão, favorecendo a cicatrização apropriada da ferida.

Como produzir citocinas?

As citocinas são produzidas em todo o corpo por células de diversas origens embriológicas. Citocina é um nome geral; outros nomes são definidos com base em sua função presumida, célula de secreção ou alvo de ação. Por exemplo, citocinas produzidas por linfócitos também podem ser referidas como linfocinas.

Onde as citocinas atuam?

As citocinas agem ligando-se a receptores específicos que estão na superfície da membrana das células-alvo. Esta ligação causa alterações intracelulares através da ativação de vias de transdução que envolvem, na maioria das vezes, fosforilação.

Quais células produzem IL 1 il-6 é TNF?

Em células B atua como importante fator na mudança de classe para pro-dução de IgA36,37. A IL-6 pode ser produzida por vários tipos ce-lulares, sendo as células B, T e monócitos as prin-cipais fontes. Os estímulos para a sua síntese são IL-1, LPS e TNF.

O que são células apresentadoras de antígenos?

As células apresentadoras de antígenos profissionais (APCs do inglês Antigen Presenting Cells) são células do sistema imunológico que são especializadas em apresentar um antígeno para uma célula T. Os tipos principais das APCs profissionais são células dendríticas (DC), macrófagos e células B.

Quantas interleucinas existem?

Existem mais de 36 tipos, numerados pela ordem da sua descoberta, e alguns podem ser divididos em sub-tipos de acordo com sua atividade, por exemplo, IL-1a, IL-1b e IL-1ra.

Quais são os papéis das citocinas Pró-inflamatórias no processo de reparo celular tecidual?

O principal papel das citocinas TNF e IL-1 no processo inflamatório consiste na ativação endotelial, estimulando a expressão de moléculas de adesão nas células endoteliais, o que resulta em aumento do recrutamento, aderência dos leucócitos e aumento da produção de citocinas adicionais, particularmente quimiocinas.

Como medir citocinas?

Os níveis de citocinas e quimiocinas podem ser medidos por ensaio imunoenzimático (ELISA). No entanto, este método é demorado e permite a detecção de apenas um fator de cada vez.

Qual é o tipo de resposta imune adaptativa contra os vírus?

A imunidade adaptativa contra os antígenos virais ocorre com ativação de células TCD8+ que vão exercer citotoxicidade pelo reconhecimento de antígenos virais via MHC classe I nas células alvo, e conseqüente liberação de granzima e de perfurinas com lise das células infectadas e também dos vírus.

Quais os principais mecanismos das respostas imune inata é adaptativa contra os vírus?

Os principais mecanismos de imunidade inata contra os vírus são a inibição da infecção por interferons do tipo I e a destruição das células infectadas mediada pelas células NK.

Quais as principais células que atuam no combate è infecção viral?

Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.

O que são células Th1 e Th2?

Citocinas produzidas pelas células Th1 ativam macrófagos e participam na geração de células Tc, resultando em uma resposta imune mediada por células. Contrariamente, citocinas produzidas pelas células Th2 ajudam a ativar células B, resultando na produção de anticorpos.

Quem produz TNF alfa?

O TNF Alfa é um dos tipos existentes de citocina. Ele é secretado por macrófagos, linfócitos e monócitos e seus receptores podem desencadear o gatilho para a apoptose, que é a morte programada das células.

Qual a função da interleucina 1?

A interleucina-1 (IL-1) é um importante agente do grupo das citocinas sendo o principal10 agente mediador na resposta imune contra invasão bacteriana, inflamação, infecções e11 lesões teciduais.

Quais são as principais ações das citocinas e quimiocinas?

As citocinas e quimiocinas são proteínas que se ligam a outras células que possuem receptores específicos para essas proteínas, sendo então uma forma de comunicação entre as células do sistema imune.

O que são marcadores de inflamação?

Os marcadores inflamatórios são proteínas de baixo peso molecular com funções metabólicas e endócrinas, que participam dos mecanismos de inflamação e da resposta imunológica do organismo para garantir a homeostase 4,10.

Artigo anterior
Como funcionam as lembranças?
Artigo seguinte
Como destravar o menu da Philco?