O que são microporos?

Perguntado por: Manuel Hugo Morais de Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Os microporos, também denominados poros capilares, representam os poros responsáveis pela retenção da água no solo, enquanto os macroporos representam os poros responsáveis pela drenagem e aeração do solo (BRADY, 1979).

O que é microporos do solo?

A microporosidade pode ser definida como o volume de poros do solo que possuem diâmetro menor que 0,050 mm (50 µm), correspondendo à água drenada dos poros quando da aplicação e equilíbrio de uma coluna de água de 0,60 m.

O que significa Microporosidade?

O que é: é um defeito de porosidade que se caracteriza por suas pequenas dimensões e por estar distribuído ao longo da peça. Causas: Forma-se quando as dendritas presentes na frente de solidificação (interface L-S) são de grande tamanho.

O que Macroporosidade e Microporosidade?

Os macroporos são os espaços maiores, onde a água transita e percola pela ação da gravidade. Os microporos, normalmente, estão localizados dentro dos agregados ou elementos estruturais. Em razão da pequena dimensão, são capazes de reter e armazenar água pela capilaridade, sendo importantes para a manutenção da umidade.

Porque é importante compactar o solo?

Na prática, isso acontece em função do uso incorreto do solo pelo homem, tanto com equipamentos agrícolas, tráfego de máquinas ou por negligência no manejo da criação de animais com utilização de sobrecarga animal, por exemplo. Solos argilosos e com argila de alta atividade possuem maiores chances de compactação.

Física Do Solo 9 – O Que É Porosidade, Poros, Microporo E Macroporo.

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os efeitos da compactação do solo?

Os principais efeitos da compactação do solo englobam o aumento da sua densidade e resistência mecânica juntamente com a diminuição do volume de poros, especialmente os de maior tamanho (macroporos).

Quais as consequências da compactação do solo?

A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.

O que diferencia a Microporosidade e Macroporosidade do solo?

Os microporos, também denominados poros capilares, representam os poros responsáveis pela retenção da água no solo, enquanto os macroporos representam os poros responsáveis pela drenagem e aeração do solo (BRADY, 1979).

Qual a diferença entre a compactação e o adensamento?

Os processos de compressão podem ocorrer por compactação (redução de volume devido ao ar contido nos vazios do solo) e pelo adensamento (redução do volume de água contido nos vazios do solo).

Como determinar a Microporosidade do solo?

A medida da microporosidade do solo é obtida por meio das amostras submetidas a tensão na coluna de areia, a qual retira a água dos macroporos e após a pesagem, antes e depois de ir à estufa, obtém-se o volume de macro e microporos contidos na amostra (Equação 3).

O que é CTC e qual a função da CTC no substrato?

O que é CTC do solo e pode nos ajudar

A Capacidade de Troca Catiônica (CTC) expressa a quantidade de cargas negativas que o solo possui. Ela é uma medida da capacidade de trocas e da quantidade de cátions como Ca²+(cálcio), Mg²+(magnésio) e K+ (potássio) que o solo pode reter.

Quais são os tipos de porosidade do solo?

  • Classificação dos poros.
  • Macroporos- com diâmetro maior do que 100 µm.
  • Mesoporos- com diâmetro entre 30 e 100 µm.
  • Microporos- com diâmetro menor do que 30 µm.

Quais são os tipos de porosidade?

Observam-se basicamente três tipos de porosidade nas amostras: primária vesicular e sua variação microvesicular; secundária de dissolução de feldspato e de minerais preenchendo vesículas; e fraturas, em menor quantidade.

O que vem a ser solução do solo?

A solução do solo constitui a fase aquosa do solo. Quase todas as reações químicas que ocorrem no solo são mediadas ou ocorrem na solução do solo, dentre as quais pode-se citar hidratação-hidrólise, ácido-base, oxidação-redução e complexação.

Qual a importância dos macro e microporos no que diz respeito à irrigação?

Solos com estrutura granular como é o caso de muitos latossolos, possuem maior quantidade de macroporos, o que facilita a infiltração de água. Solos com estrutura em blocos ou colunar, como é o caso de argissolos, favorecem a formação de microporosidade, aumentando-se a capacidade de retenção de água.

Quais são os tipos de solo?

O solo é constituído por diferentes partículas, que são:
  • Areia. É um acúmulo de pequenos pedaços de rochas ou minerais. ...
  • Silte. Partícula do solo com um diâmetro que varia de 0,05 a 0,002 mm, composta por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita etc. ...
  • Argila. ...
  • Argissolos. ...
  • Cambissolos. ...
  • Chernossolos. ...
  • Espodossolos. ...
  • Gleissolos.

Quais as principais semelhanças e diferenças entre adensamento e compactação?

Você sabe a diferença entre compactação e adensamento do solo? Basicamente, a compactação tem por objetivo reduzir os vazios, ou seja, é a redução do volume do solo com a expulsão do ar, o adensamento visa também a redução do volume do solo, porém, ocorre através da expulsão da água.

O que é o adensamento do solo?

O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior. Essa saída é provocada por um acréscimo de carga no solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, entre outros.

O que é um solo adensado?

A camada compactada e/ou adensada determina o confinamento das raízes das plantas na camada de solo superficial fértil. Em média, esta camada retém água disponível às plantas para não mais que 7 a 10 dias.

Como calcular a Macroporosidade?

O valor da macroporosidade é obtido pela diferença da porosidade total e da microporosidade do solo (Equação 5). O valor da porosidade total não deve estar em porcentagem nesse cálculo, portanto deve-se dividir por 100 o valor da porosidade total antes de aplicar o cálculo da macroporosidade.

Qual quais a S característica s de solos que apresentam Microporosidade Assinale a alternativa correta?

PERGUNTA 1 Qual(quais) a(s) característica(s) de solos que apresentam microporosidade? Assinale a alternativa CORRETA: a. Fácil penetração das raízes.

Qual é a diferença entre porosidade e permeabilidade?

É considerada como tendo uma porosidade ótima, uma rocha como, por exemplo, um arenito com 20 a 25% de espaços vazios. A permeabilidade é a medida da capacidade de circulação de um fluido através de uma rocha, sem alterar a sua estrutura interna.

Quais as consequências da compactação para a conservação do solo e da água?

O principal efeito da compactação do solo é a perda de poros. Com o aumento da densidade, diminuem-se os poros e, assim, a água não consegue se infiltrar. Sem água no solo, as plantações não sobrevivem. Além disso, num solo compactado, as raízes não conseguem crescer além da camada superficial.

Quais são os malefícios causados pela compactação do solo na agricultura?

Quais os problemas causados pela compactação? O solo compactado oferece maior resistência à penetração das raízes, tem menor capacidade de aeração e maior dificuldade para a infiltração da água. As raízes em solo compactado também são mais sensíveis a doenças.

Quais as consequências da compactação do solo para as plantas no meio rural e nas cidades?

Um solo pode ser quimicamente bom, mas, ocorrendo a compactação, as plantas não se beneficiam adequadamente dos nutrientes disponíveis, uma vez que o desenvolvimento de novas raízes fica prejudicado e é nelas que ocorre a maior taxa de absorção.

Artigo anterior
O que é rifle de assalto no Fortnite?
Artigo seguinte
Como Receber conta da Light por e-mail?