O que são medicamentos terapêuticos?

Perguntado por: Nicole Soraia de Alves  |  Última atualização: 4. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

Um medicamento é uma droga usada para diagnosticar, curar, tratar ou prevenir doenças. A terapia medicamentosa é uma parte importante da área médica e depende da ciência da farmacologia para o avanço contínuo e da farmácia para o manejo adequado. As drogas farmacêuticas são classificadas de várias maneiras.

O que é efeito terapêutico de um medicamento?

O efeito terapêutico é o efeito benéfico e desejado que o medicamento provoca no organismo quando administrado.

O que é classe terapêutica de medicamentos?

CLASSE TERAPÊUTICA – É a Classificação Anatômica de Produtos Farmacêuticos. Está relacionado com a finalidade e o local de atuação do medicamento de acordo com a Associação Europeia de Pesquisa de Mercado Farmacêutico (EphMRA).

O que é ação terapêutica na farmacologia?

* Terapêutica: quando é usada no tratamento da doença. * Paliativa: quando diminui os sinais e sintomas da doença mas não promove a cura. Droga: É toda substância originada do reino animal e vegetal que poderá ser transformada em medicamento.

Quais os tipos de ações finalidades terapêuticas dos medicamentos?

Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (BRASIL, 2010b).

O que são medicamentos BIOLÓGICOS?

36 questões relacionadas encontradas

Como o fármaco produz resposta terapêutica?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

Como são classificados os medicamentos?

Por lei, os medicamentos são divididos em duas categorias: medicamentos com prescrição e medicamentos sem prescrição.

Como podem ser classificados os medicamentos?

Os fármacos são classificados em grupos em cinco níveis diferentes. Os fármacos são divididos em 14 (catorze) grupos principais (1º nível), com dois sub-grupos terapêutico/farmacológico (2º e 3º níveis). O nível 4 é um sub-grupo terapêutico/farmacológico/químico e o nível 5 é a substância química.

Quais são os principais grupos de medicamentos?

  • I – CLASSIFICAÇÃO POR GRUPO FARMACOLÓGICO.
  • A - COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - CBAF.
  • ANALGÉSICOS E ANTIPIRÉTICOS.
  • ANESTÉSICOS.
  • ANTIALÉRGICO.
  • ANTÍDOTOS USADOS EM INTOXICAÇÕES EXÓGENAS.
  • ANTI-INFLAMATÓRIOS E MEDICAMENTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA GOTA.
  • ANTIMICROBIANOS.

Qual a diferença entre efeito terapêutico e efeito colateral?

Um efeito colateral refere-se a um efeito adverso que surge através de alguma reação farmacológica distinta daquela que produz o efeito terapêutico (estes efeitos podem estar relacionados ou não com a dose".

O que é a janela terapêutica de um medicamento?

► Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.

Quais são as 4 finalidades de um medicamento?

Medicamentos são produtos com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas. Ao utilizar medicamentos é importante ter claro a ação esperada.

Quais os 4 tipos de medicamentos?

Quais são os tipos de medicamentos?
  • Medicamentos de referência, similares e genéricos. ...
  • Medicamentos psicotrópicos. ...
  • Medicamentos hospitalares e não hospitalares. ...
  • Medicamentos injetáveis e não injetáveis.

Quais são os três tipos de medicamentos?

No Brasil, por determinação de lei, existem três classes de medicamentos, referência, genéricos e similares.

Qual é a diferença entre remédio e medicamentos?

→ Diferenças entre medicamentos e remédios

Além disso, um medicamento é preparado exclusivamente em farmácias ou indústrias, seguindo um rigoroso padrão de qualidade. Os remédios, por sua vez, são usados para o alívio e a cura de algumas doenças, mas nem sempre atendem as regras do Ministério da Saúde.

O que significa C1 no medicamento?

A receita C1 branca é usada para prescrever e dispensar medicamentos controlados. Entretanto, ao contrário dos receituários A e B, não são todos os receituários do tipo C que exige a notificação da receita. Mas a C1 exige essa notificação, sendo necessário também ser emitida em duas vias.

O que é medicamento e exemplos?

Medicamentos são produtos que servem para: Prevenir o aparecimento de doenças (por exemplo, vacinas). Aliviar sintomas ou sinais (por exemplo, medicamentos contra dor e febre). Controlar doenças crônicas e reduzir o risco de complicações (por exemplo, medicamentos para pressão alta, diabetes, asma, entre outros).

Quais são as 4 formas básicas de apresentação dos medicamentos?

Tipos de formas farmacêuticas
  • sólido (comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas e supositórios);
  • semissólida (pomadas, géis e cremes);
  • líquido (xaropes, gotas, soluções nasais, oftálmicas e injetáveis);
  • gasosa (sprays, aerossóis).

Onde fica a via parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

O que é o nome genérico de um medicamento?

São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

Quais são os 7 conceitos da farmacologia?

Estudo dos fármacos: fonte, solubilidade, absorção, destino no organismo, mecanismo de ação, efeito, reação adversa (RAM).

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

O que é um medicamento agonista?

Os medicamentos agonistas ativam ou estimulam seus receptores específicos, desencadeando uma resposta que aumenta ou diminui a atividade da célula.

Artigo anterior
Quais os direitos de uma esposa que abandona o lar?
Artigo seguinte
Como fazer para ter um 0800?