O que são materiais manipuláveis?

Perguntado por: Melissa Moreira  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

define materiais manipuláveis como 'objectos ou coisas que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Podem ser objectos reais que têm aplicação no dia-a-dia ou podem ser objectos que são usados para representar uma idéia'.

O que são materiais didáticos manipuláveis?

Segundo Lorenzato (2006), Material Didático Manipulável pode ser qualquer instrumento que seja útil ao processo de ensino e aprendizagem. Podem ser considerados Materiais Didáticos Manipuláveis, jogos educacionais, calculadoras, filmes, dentre outros.

Qual a importância do uso dos materiais concreto manipuláveis no cotidiano da criança?

Além de proporcionarem mais variedade aos alunos, provavelmente captarão mais o seu interesse. No entanto, se os materiais manipuláveis atuam como analogias, os alunos compreenderão melhor um conceito quanto maior for a consistência entre os objetos utilizados e aquilo que representam.

O que é material concreto?

Barbosa (apud Cavalcanti 2006, p. 18) qualifica material concreto enquanto: um ente qualquer que possa ser manipulado podendo ser de ordem natural ou artificial. O natural é aquele que existe espontaneamente, sendo gerado pela ação da natureza. É o caso de uma pedra, uma flor, uma fruta, etc.

Qual a importância de utilização de materiais manipulativos para o desenvolvimento de habilidades em matemática com alunos dos anos iniciais?

Os materiais manipulativos podem ser um grande aliado no ensino da matemática, pois os alunos aprendem pela construção de significados. No entanto precisam estar acompanhados de atividades que permitam a reflexão através de boas perguntas e do registro oral e escrito do que o aluno aprendeu.

Materiais manipuláveis

18 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do uso de materiais manipulativos como eles ajudam as crianças na construção do conhecimento lógico matemático?

Portanto, a utilização de materiais que auxiliam na explicação de uma determinada frente matemática é estimulante, tanto para a aprendizagem e motivação do aluno, quanto para o professor ao realizar uma atividade que envolve a participação de todos.

Quais são as contribuições do uso de material concreto em salas de aulas de matemática?

O material concreto no trabalho em sala de aula, além de ser um meio de diversão, favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, da coordenação motora, a socialização e concentração, fatores fundamentais para a compreensão e resolução problemas matemáticos.

O que é trabalhar com material concreto?

O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados. È por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento.

Porque trabalhar com material concreto na educação infantil?

Nesse sentido o material concreto funciona como ferramenta que facilita e favorece o ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos pelas crianças na educação infantil. Além de proporcionaràs crianças o desenvolvimento de suas habilidades físicas, motora, criativa, e o desenvolver do raciocínio lógico.

O que são jogos concretos?

Esses tipos de jogos são também denominados jogos de construção. Através deles os alunos manipulam materiais concretos, respondem questionários e quando encontram alguma dificuldade relativa a um conteúdo ainda não visto ou já esquecido, tem a oportunidade de recorrer ao professor.

Qual importância do uso de jogos e materiais concretos para o desenvolvimento e na a aprendizagem da matemática?

O uso de materiais concretos na sala de aula é uma estratégia que pode facilitar o entendimento dos alunos, pois através deste recurso é possível motivá-los à compreensão dos conteúdos.

Qual é a importância da fração?

Com as frações, podemos realizar inúmeras representações e estabelecer cálculos que envolvam adição, subtração, divisão, multiplicação, radiciação e potenciação.

Quando o uso do material didático MD é recomendado?

(LARROSA, 2002, p. 21). Assim, segundo Lorenzato (2006), “talvez”, a melhor potencialidade do MD seja a construção por parte do aluno, pois, durante essa fase, surgem imprevistos e desafios que acabam por conduzi-lo à elaboração de conjecturas e soluções para as situações imprevistas.

Quando o uso do MD é recomendável?

O uso de material didático (MD), por proporcionar aos alunos participar de atividades manipulativas e visuais que sirvam de suporte para sua atividade cognitiva, pode ser de grande importância no processo de ensino e promover a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas.

Como é o sinal de igual e diferente?

Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...

Onde se justifica o uso de materiais concretos em sala de aula?

Assim, a realização das atividades com a utilização de materiais concretos é essencial no ensino-aprendizagem de matemática, pois auxilia os alunos na construção do conhecimento, tornando a aprendizagem mais fácil e significativa através de atividades significativas e contextualizadas (AUSUBEL, 1982).

O que é material concreto no ensino da matemática?

Os materiais concretos permitem abordar conteúdos como classificação, ordenação e sequenciação, que são fundamentais para a construção do conceito de número. Através da manipulação de materiais pedagógicos o aluno desenvolve habilidades e internaliza conceitos de forma lúdica.

Qual o objetivo é funções válidos no uso do material concreto para o ensino de conceitos matemáticos na educação infantil?

A matemática a partir da utilização do material concreto torna as aulas mais interativas, assim como incentiva a busca, o interesse, a curiosidade e o espírito de investigação, a elaboração de perguntas, a criação de hipóteses e a descoberta das próprias soluções.

Porque o jogo lúdico com material concreto para as crianças é importante na construção dos números?

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kishimoto (1994) afirma que o jogo é importante para o desenvolvimento infantil, porque propicia a descontração, a aquisição de regras, a expressão do imaginário e a apropriação do conhecimento.

O que o aluno aprende com a utilização do material concreto e coerente com o que o professor deseja ensinar?

Também é perceptível que ao usar tais materiais, o professor pode observar nos alunos as suas habilidades e identificar suas principais competências e fragilidades. Dessa forma, o estudante será desenvolvido e avaliado como um todo, ou seja, o processo educativo será mais democrático e satisfatório.

Como ensino da matemática pode ser conduzido na educação infantil?

Na educação infantil, deve-se iniciar, portanto, os primeiros conceitos matemáticos, pois é nessa fase que a criança aprende e assimila o aprendizado com maior facilidade, no entanto, o professor deve ter um conhecimento amplo para não equivocar-se em seus objetivos.

Qual é o conceito de fração?

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Como definir frações?

Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador.

O que é fração de exemplos?

Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.

Qual é a importância dos jogos matemáticos para a aprendizagem?

Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.

Artigo anterior
É cabível a ADPF em face de súmula vinculante do STF?
Artigo seguinte
O que causa mercúrio no sangue?