O que são linfonodos e qual a sua função?
Perguntado por: Wilson Marcos de Branco | Última atualização: 14. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)
Os linfonodos são pequenas estruturas em formato de feijão que ajudam na defesa do organismo contra algum agente agressor — que pode ser uma infecção, uma inflamação ou um tumor. Eles são responsáveis pela limpeza de células desestruturadas, células tumorais e agentes agressores ao organismo humano.
Qual é a função dos linfonodos?
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático. Existem centenas de gânglios linfáticos em todo o corpo.
Qual a função dos linfonodos e onde eles são encontrados?
Os gânglios linfáticos desempenham um papel vital na capacidade do corpo de combater infecções. Eles funcionam como filtros, capturando vírus, bactérias e doenças antes que possam infectar outras partes do corpo. As áreas comuns onde você pode notar gânglios linfáticos inchados incluem pescoço, axilas e virilha.
Onde fica Os linfonodos no corpo humano?
Os linfonodos estão presentes em locais como pescoço, virilha e axilas, por exemplo. O linfoma acontece quando uma célula normal do sistema linfático sofre mutações, passando a se multiplicar sem parar e se disseminando pelo organismo.
Quando um linfonodo pode ser câncer?
As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.
O que são linfonodos, os gânglios linfáticos?
O que acontece quando os linfonodos são retirados?
Como qualquer excesso de líquido nos braços normalmente retorna à corrente sanguínea através do sistema linfático, a remoção dos linfonodos às vezes bloqueia a drenagem do braço, fazendo com que esse líquido se acumule.
Quais os sintomas do linfonodo maligno?
- Perda de peso excessiva;
- Febre;
- Sudorese;
- Alteração na voz;
- Alteração na respiração;
- Sangramento na boca;
- Dificuldade de deglutição;
- Feridas na pele ou na parte aero-digestiva alta.
Como saber se o linfonodo é maligno ou benigno?
O linfonodo que sofre transformação maligna tende, no início, a apresentar morfologia arredondada, mantendo seus limites com os planos adjacentes. Com a evolução da doença, pode passar a ter bordas boceladas ou espiculadas, perdendo seus limites com os tecidos ao redor.
Quando o linfonodo é perigoso?
As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.
Quando o câncer atinge os linfonodos tem cura?
“O linfoma é um câncer altamente curável, no entanto o prognóstico varia de acordo com os subtipos, mas, especialmente, com o diagnóstico precoce, assim como o tratamento”, observa o especialista.
Qual a diferença entre linfonodos e câncer?
Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem detectados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo, podem aumentar de tamanho e serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos.
É normal ter linfonodos?
Linfonodos são estruturas naturais do corpo humano. Fazem parte do sistema de defesa e de drenagem do organismo, sendo muito importantes no combate a infecções, por exemplo. Eles estão presentes em grande número (aproximadamente 2.000), e a região cervical concentra uma alta quantidade deles.
Qual câncer aumenta linfonodos?
Linfoma é um câncer que surge quando um linfócito se transforma em célula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones), levando ao inchaço dos gânglios, muitas vezes chamados de ínguas.
Qual a diferença entre nódulo e linfonodo?
Linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenos nódulos (em formato de caroço) que têm a função de filtrar substâncias prejudiciais ao organismo, ajudando o sistema imunológico a combater infecções causadas por vírus e bactérias.
Qual é o tratamento para linfonodos?
Em casos de doenças infecciosas e virais, o tratamento para linfonodos cervicais é feito com o uso de medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário.
É perigoso linfonodos nas axilas?
A avaliação clínica do seu médico através do exame é muito importante para o seu diagnóstico. O achado de linfonodos no prolongamento axilar ou simplesmente axila é completamente normal desde que o seu exame físico seja normal e que não existam outros achados na mamografia e ultrassom.
Quando o linfonodo dói?
Um linfonodo infectado dói, e a pele que o recobre fica vermelha. Células cancerosas muitas vezes se desprendem de um câncer e se deslocam pelos vasos linfáticos até chegar aos linfonodos próximos. Por exemplo, o câncer de mama geralmente se espalha para os linfonodos da axila situada do mesmo lado do câncer.
Quanto tempo demora para um linfonodo sumir?
Muitas vezes o tempo é o melhor parâmetro, pois após duas semanas, o linfonodo reacional regride. Por vezes é necessário realizar sorologias para algumas doenças virais, como CMV, EBV, HIV, HTLV, hepatites.
Qual o médico que cuida de linfonodos?
Sugiro procurar um hematologista ou oncologista para realização de exame físico, história e testes laboratoriais.
Qual é o tamanho normal de um linfonodo?
Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes. Alterações desse padrão podem sugerir causas de linfadenopatia.
Qual o melhor exame para ver linfonodos?
A TC é eficaz na detecção de linfonodos aumentados de tamanho, enquanto a RM é especialmente útil na avaliação de regiões delicadas e de difícil acesso. A PET-CT, por sua vez, destaca-se na detecção de linfomas agressivos e na avaliação da resposta ao tratamento.
É normal linfonodos doer?
Linfonodos inchados: características
Conforme explicado anteriormente, processos infecciosos ou inflamatórios (como gripes, resfriados e viroses) são causas muito comuns de aumento dos linfonodos. Sendo assim, o inchaço dessas estruturas pode ser acompanhado por dor de garganta, tosse, febre ou coriza, por exemplo.
Qual exame detecta câncer nos linfonodos?
Tomografia computadorizada
Esse exame é útil para identificar se algum linfonodo ou órgão está aumentado.
Qual tipo de linfoma é o mais grave?
Em geral, os pacientes com linfomas de células NK (natural killer)/T periféricas normalmente têm prognóstico pior do que aqueles com linfoma não Hodgkin de células B.
Quem tem linfoma sente muito sono?
Você pode ficar cansado por causa do seu linfoma ou como efeito colateral do tratamento. Para complicar as coisas, muitas pessoas com câncer também experimentam alterações no ciclo do sono e podem ter problemas para dormir ou permanecer dormindo por uma noite inteira de descanso.
É possível estar grávida sem a barriga crescer?
São complicações tardias da traqueostomia exceto?