O que são impostos progressivos e proporcionais?

Perguntado por: Rúben Filipe Henriques de Nascimento  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

O sistema é proporcional quando a carga é a mesma para diferentes níveis de consumo, renda ou riqueza. E progressivo quando ela cresce com os níveis de consumo, renda ou riqueza.

O que é um imposto progressivo?

A progressividade tributária é caracterizada principalmente pelo aumento da alíquota do imposto à medida que cresce a base de cálculo. O imposto de renda, por exemplo, é progressivo, pois à medida que cresce a renda, a alíquota sai de zero até atingir 27,5%.

O que é um imposto proporcional?

Característica dos impostos diretos. Eleva-se na mesma proporção do aumento do valor sobre o qual incide, como ocorre, normalmente com impostos como o IPTU, ICMS e IPI. São proporcionais quando aplicados sob alíquota única, independentemente do valor do bem ou do rendimento tributado.

Qual a diferença entre tributo progressivo proporcional e fixo?

Os impostos progressivos: quando a alíquota é variável, aumentando conforme aumenta a base de cálculo. Exemplos: IR, IPTU e ITR. Nos imposots proporcionais a alíquota é única/fixa, enquanto a base de cálculo é variável. Exemplos: ICMS, IPI e ITBI.

Qual a diferença entre imposto progressivo e regressivo?

Porém, além das questões tributárias referentes à escolha do tipo de plano, também há duas tabelas de IR que podem ser aplicadas. Assim, a cobrança pode ser progressiva (conforme a faixa de renda) ou regressiva — de acordo com o tempo do investimento.

Dois conceitos: Impostos Diretos e Indiretos / Impostos Progressivos e Regressivos.

37 questões relacionadas encontradas

Quais impostos são proporcionais?

incluem os impostos sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) e pessoas coletivas (IRC), assim como outros pagamentos obrigatórios que taxam as famílias e as empresas, tais como impostos sobre prémios de jogo ou sobre os juros bancários.

Quais são os impostos progressivos?

Atualmente, podemos citar quatro impostos progressivos. Três deles estão previstos expressamente na Constituição Federal de 1988 (CF/88), quais sejam: o IR – Imposto de Renda, o ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, e o IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Quais são os três tipos de tributos?

Isso acontece, em parte, porque existem cinco tributos principais, sendo três federais (IPI, PIS e Cofins), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS), divididos entre todo o poder público.

O que é um sistema tributário progressivo ou regressivo?

Ao contrário do Imposto Regressivo, o Imposto Progressivo tende a ser mais equilibrado socialmente. Isto é, nesse formato de cobrança do tributo as famílias mais ricas pagam mais proporcionalmente e, na maior parte da vezes, também em valor financeiro do que as famílias menos favorecidas.

O que caracteriza a regressividade?

A regressividade se dá, mormente, pela opção de um modelo de tributação que se concentra precipuamente sobre o consumo, através do que se possibilita a trans- lação do encargo econômico-financeiro da tributação aos consumidores finais dos produtos e serviços consumidos dos verdadeiros contribuintes.

Quais são os impostos fixos?

Os principais tipos de impostos cobrados hoje são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS).

Por que o sistema tributário brasileiro é considerado regressivo?

Enquanto em países desenvolvidos a maior parcela da arrecadação incide sobre o patrimônio e a renda, no Brasil ocorre o inverso. As últimas alterações na nossa legislação tributária contribuíram para essa distorção, ou seja, tornando nosso sistema tributário cada vez mais regressivo.

O que é regressividade tributária?

Entre os principais problemas citados pelo economista Fernando Gomes está a regressividade tributária, que se traduz pela cobrança proporcional de mais tributos sobre quem ganha menos, pela lógica atual de tributar mais o consumo do que a renda e o patrimônio.

Qual a vantagem do imposto progressivo?

Se a intenção é a retirada rápida de valores ou fazer resgates de valores baixos futuramente, o regime progressivo é melhor. Por exemplo, se você resgatar até R$ 1.903,99 mensalmente, ficará isento de pagar a alíquota. Nesse caso, a tabela progressiva é mais vantajosa.

O que é o IPTU progressivo?

Trata-se basicamente de combater a ociosidade de imóveis nas regiões da cidade dotadas de infraestrura básica. Tal ociosidade normalmente decorre de atitudes especulativas, quando os proprietários aguardam condições vantajosas financeiramente para comercializá-los.

Quando o IPTU pode ser progressivo?

Como é de sabença geral o IPTU pode ser progressivo em função do valor venal, ou em função do descumprimento da função social da propriedade urbana. No primeiro caso temos a chamada progressividade fiscal, decretada exclusivamente no interesse da arrecadação.

O que é melhor regime progressivo ou regressivo?

Em caso de rendas mensais maiores, o indicado é o regime regressivo. "Para os contribuintes com valores mais baixos ou que precisem resgatar os valores no curto prazo, o regime progressivo é mais vantajoso", diz Angela Andreoli, pesquisadora do núcleo de estudos fiscais da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Qual é a classificação dos tributos?

Segundo o CTN (que foi editado em 1966), existiriam três tipos de tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria (artigo 5º).

O que é progressividade de alíquota?

O uso da progressividade faz com que a alíquota efetiva, assim entendida à expressão percentual da razão entre valor de imposto devido e a soma dos rendimentos tributáveis, não seja a mesma para todos os contribuintes. Na verdadem esta alíquota efetiva é tanto maior queto maior fora a base de cálculo do imposto.

Quais são os 4 tributos?

Conheça 5 tipos de tributos existentes no Brasil
  • Impostos.
  • Taxas.
  • Contribuições de melhoria.
  • Empréstimos compulsórios.
  • Contribuições especiais.

Quais são os 5 impostos?

Os impostos são tributos obrigatórios cobrados pelo governo e devem ser preenchidos corretamente na nota fiscal. Alguns dos impostos são: ICMS, ICMS-ST, MVA, IPI, PIS, COFINS e ISS.

Qual a diferença de impostos e tributos?

As diferenças entre imposto, tributo e taxa são as seguintes: Tributo é toda prestação compulsória e em dinheiro (pecuniária) que alguém deve em virtude de lei. Imposto é o tributo cobrado independente de uma prestação de serviço específica.

O que é progressividade tributária fiscal e progressividade extrafiscal?

A progressividade do IPTU comporta duas modalidades: a progressividade fiscal, fundada no interesse arrecadatório do Município, e a progressividade extrafiscal, fundada no poder regulatório do Município para ordenar as funções sociais da propriedade urbana.

São progressivos O ITBI é o ITCMD?

Os impostos reais não podem ser progressivos, salvo se expressamente autorizados pela CF/88 (ex: IPTU). O ITCMD (que é um imposto real) pode ser progressivo mesmo sem que esta progressividade esteja expressamente prevista na CF/88.

O que é que significa alíquota?

A alíquota é um percentual usado para calcular o valor final de um imposto que deve ser pago por uma pessoa física ou jurídica. Entretanto, esse valor nem sempre é fixo, ou seja, não existe uma alíquota única para todas as operações.

Artigo anterior
O que falam do Tiggo 8?
Artigo seguinte
O que é parâmetros na enfermagem?