O que são formas de provimento de cargo público?

Perguntado por: Sérgio Mendes Branco  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

De acordo com a legislação, é possível ingressar ou transitar na carreira pública por meio da nomeação, promoção, aproveitamento, readaptação, reversão, reintegração e recondução.

O que é provimento em cargo público?

O provimento em cargo público é o ato administrativo que exterioriza a vontade da administração pública para o preenchimento de cargo público por um agente. Sua disciplina jurídica para os servidores públicos federais é feita pela Lei Nº 8.112/90.

São formas de provimento?

7 formas de provimento de cargo ou emprego público
  • nomeação.
  • promoção.
  • aproveitamento.
  • readaptação.
  • reversão.
  • reintegração.
  • recondução.

Quanto às formas de provimento dos cargos públicos é correto afirmar que?

Quanto às formas de provimento dos cargos públicos, é correto afirmar que: a nomeação é um ato administrativo que materializa uma das formas de provimento derivado. a promoção decorre de desenvolvimento do servidor na carreira, mediante o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela lei.

São formas de provimento de cargo público originário é derivado respectivamente?

que pode ser originário ou derivado, sendo formas destes, respectivamente, a nomeação e a promoção. que ocorre tanto para os cargos efetivos como para os cargos em comissão, sendo obrigatoriamente originário para os cargos efetivos e derivado para os em comissão.

AGU Explica - Formas de Provimento dos Cargos Públicos

29 questões relacionadas encontradas

Quais as formas de provimento originário é derivado?

O único exemplo de provimento originário é a nomeação, seja para cargo em caráter efetivo ou em comissão. Derivado, quando há relação jurídica prévia entre o servidor e o Estado. São exemplos a promoção, a remoção, a readaptação, a reversão, o aproveitamento, a reintegração e a recondução.

O que é provimento originario é derivado?

As formas de provimento em cargo público podem ser classificadas como: provimento originário e provimento derivado. O primeiro é o preenchimento do cargo por servidor sem vínculo anterior com a administração pública. ... Já o provimento derivado, refere-se à ocupação de cargo público por servidor com vínculo anterior.

O que é o provimento?

É um termo que pode ser utilizado, ainda, como forma de investidura em um cargo público. Neste sentido, provimento é o ato de preencher o cargo ou ofício público por meio de nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.

Quais as formas de provimento de cargos públicos que podem ser efetivadas como excedente?

De acordo com a legislação, o provimento poderá se dar mediante nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.

Para que ocorra provimento de vagas em qualquer cargo público?

Para que ocorra provimento de vagas em qualquer cargo público, é necessária a prévia aprovação em concurso público.

São formas de provimento e vacância do cargo público concomitante?

De acordo com a Lei nº 8.112/90, são, ao mesmo tempo, forma de provimento e vacância apenas a promoção e a readaptação.

Quais as formas de vacância do cargo público?

O que é vacância de cargo público?
  • exoneração;
  • demissão;
  • promoção;
  • readaptação;
  • aposentadoria; ou.
  • falecimento.

São formas de provimento por reingresso de servidor público?

O provimento é a atribuição de um cargo a um servidor. ... De outro lado, cada vez que o servidor se desloca dentro da mesma carreira, há um novo provimento, denominado de provimento derivado. O reingresso, que é o retorno do servidor, é gênero, do qual são espécies, a reintegração e a recondução.

O que é um provimento judicial?

[Jurídico] Recurso que se opõe a decisões judiciais inferiores, deferido pelos tribunais superiores. [Jurídico] Prescrição ou exigência de teor administrativo expedida pelo juiz corregedor. Etimologia (origem da palavra provimento).

O que significa dar provimento a um recurso?

Isto significa que alguém recorreu da decisão inicial, e os juízes da instância superior (Desembargadores ou Ministros) decidiram modificá-la. Ou seja, dizer que o recurso foi provido significa que seus fundamentos foram aceitos.

O que é um cargo de livre provimento?

Em específico, quanto ao cargo público de livre provimento, destaca-se que a classificação 'livre provimento' aplica-se em decorrência de não haver formalidades quanto à seleção de seu ocupante, ou seja, livre provimento é atributo do cargo público e não da pessoa que nomeia.

É possível a acumulação remunerada de cargos públicos quando é de empregos públicos?

A Constituição Federal veda a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários e nas hipóteses expressamente previstas também no próprio texto constitucional (Art. 37, inciso XVI, CF).

O que é recondução no cargo público?

A recondução do servidor público é um processo de readmissão do empregado que, tendo ocupado cargo estável, seja reprovado em estágio probatório de um segundo cargo. Ainda, esse tipo de provimento de cargo público se aplica também em casos no qual o ocupante original de determinada função é reintegrado ao seu posto.

O que é um servidor excedente?

Excedente: fica trabalhando no local, com a remuneração da nova função, e haverá provimento a partir do momento que houver vacância no setor.

É possível o provimento derivado entre carreiras?

Assim, atualmente, a única hipótese permitida de provimento derivado vertical é a promoção. 2.2) Provimento derivado horizontal: ocorre quando o servidor muda para outro cargo com atribuições, responsabilidades e remuneração semelhantes. É o caso da readaptação (art. 24 da Lei nº 8.112/90).

O que é necessário para completar o provimento de um servidor?

A ocupação (provimento) do cargo se dá com a posse. Para se tornar um servidor efetivo, é imprescindível que se faça um concurso e que seja aprovado nele. Ao ocupar o cargo, a pessoa tem a possibilidade de adquirir a condição estável após três anos de efetivo exercício.

Quando o servidor público é considerado estável no cargo?

Constituição Federal, art.

São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

O que é provimento é igual a investidura?

O provimento - como ato unilateral do Poder Público -, diz respeito tão-somente ao cargo, isto é, importa dizer se houve ou não o seu preenchimento por ato emanado do governo. II - INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO: ... "Investidura" - completar-se-á com o ato da posse no cargo público.

Quais são os princípios básicos da administração pública?

Os princípios administrativos

“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…).”

Quais as formas de Desinvestidura?

2.16) VACÂNCIA OU DESINVESTIDURA DE CARGO PÚBLICO
  • Falecimento: morte do agente;
  • Aposentadoria: transferência para inatividade remunerada;
  • Perda do cargo, emprego ou função: desligamento em virtude de sentença judicial em ação penal ou de improbidade administrativa.

Artigo anterior
Qual é esse signo ♓?
Artigo seguinte
Qual o objetivo da garrafa da calma?