O que fazer quando se erra uma ata?

Perguntado por: Mário Nogueira Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco…” Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê julho, leia-se junho”.

Como retificar uma ata já assinada?

Basta fazer um adendo, colher a assinatura do pessoal que assinou a ata (normalmente presidente e secretário) e registrar esse adendo. Se no seu prédio o costume for a leitura e aprovação da ATA na assembleia seguinte, e a falha for algo de menor importância, você pode aguardar a próxima AG para retificar o erro.

Como cancelar uma ata redigida errada?

Se alguma regra não for respeitada, a assembleia (e suas decisões) podem ser anuladas por uma assembleia seguinte, ou por decisão judicial. Do mesmo modo, uma assembleia ou uma decisão judicial podem anular ata que não seja fiel a tudo o que foi discutido e votado.

Como fazer uma errata de ata de reunião?

A norma estabelece que a errata seja inserida logo após a folha de rosto do trabalho.
...
Ela deve ser elaborada em folha A4 avulsa, contendo as seguintes informações:
  1. título e subtítulo do trabalho;
  2. natureza do trabalho (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido);
  3. nome do autor;

Pode ter rasura em ata?

e) Não deve conter rasuras ou emendas de forma alguma; f) Não dever ser usado corretivo; g) Os verbos usados devem estar no tempo pretérito perfeito do indicativo; h) Os verbos de elocução devem ser usados para registrar as diferentes opiniões (disse, falou, pediu);

Ata | Redação oficial - Brasil Escola

16 questões relacionadas encontradas

Qual documento não pode ter rasuras?

O documento original a ser autenticado também não pode apresentar nenhum desses tipos de rasura, pois essas alterações impedem que o tabelião ou escrevente ateste que a cópia é fiel ao original.

O que não pode ter em uma ata?

Uma ata, normalmente, é um documento oficial que não pode ter nenhuma mudança após ser redigido, por isso não costuma-se usar espaçamentos nem parágrafos neste tipo de texto, além de tudo, o livro ou caderno de atas tem margens em ambos os lados, e caso a ata seja digital, o arquivo tem que ser salvo em um tipo que não ...

Como se realiza uma errata?

A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso. A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.

Como informar uma errata?

Vamos lá!
  1. 1 – Identifique qual a gravidade do erro. ...
  2. 2 – Envie um novo e-mail de ERRATA. ...
  3. 3 – Não se estresse por erros leves e bobos. ...
  4. 4 – Seja honesto, simpático e RÁPIDO! ...
  5. 5 – Utilize um template simples e assunto de e-mail adequado. ...
  6. 6 – Faça sempre um checklist de revisão.

O que é errata exemplo?

O que é Errata:

Errata são correções feitas em materiais escritos, como livros, manuais ou obras científicas. É um termo oriundo do latim. A inclusão de uma erratas em determinada obra, se faz necessária quando o autor da obra admite oficialmente que houve um erro, e que não foi modificado durante as correções.

Como cancelar assembleia?

A anulação de assembleia condominial é sempre feita por meio de uma ação judicial que objetiva a declaração de nulidade pelo juiz. Qualquer condômino pode ingressar com essa ação.

Como se faz uma ressalva em ata?

b) Ressalvas – Na ata não se admitem rasuras. Para ressalvar erro constatado durante a redação, usa-se a palavra digo, depois da qual se repete a palavra ou expressão anterior ao mesmo erro: Aos dezesseis dias do mês de agosto, digo, do mês de setembro, de mil, novecentos e setenta e quatro, reuniu-se o...

Como fazer uma retificação de texto?

Ao construir uma errata, tenha em mente que você precisa incluir as seguintes informações:
  1. Folha: número da página onde se encontra o erro;
  2. Linha: em qual linha da página o autor pode encontrar esse erro;
  3. Onde se lê: o termo ou expressão errada;
  4. Leia-se: a correção do erro.

O que é um termo de rerratificação?

Rerratificação: ato de corrigir parcialmente um documento e confirmar os demais termos não alterados.

Como fazer um aviso de errata por E-mail?

Como criar uma errata
  1. 2 - Insira a palavra "Correção" antes do título:
  2. 3 - Antes de inserir o texto corrigido, insira a frase "A matéria enviada anteriormente continha um erro no xº parágrafo. ...
  3. 4 - Depois é só prosseguir com o processo de envio de conteúdo, clicando em "Próximo - Próximo - Enviar para análise".

O que é uma errata ABNT?

A errata é um documento para corrigir um erro de um trabalho que você entregou ou publicou. Vem aprender como fazer nas normas da ABNT. Se você entregou um trabalho e só depois percebeu alguns errinhos, não se preocupe. Você pode usar a errata para ajudar na correção.

Em qual pessoa se escreve uma ata?

As atas são produzidas geralmente por uma pessoa que assume um cargo específico em uma corporação, instituição, condomínio ou entidade – chamada, muitas vezes, de secretário-geral – e que possui a atribuição de escrever o texto, realizar a leitura ao final do evento, colher as assinaturas, guardar o livro ata e, se for ...

Como começa uma ata?

Geralmente são os seguintes:
  1. Data, hora e local da reunião;
  2. Nomes dos participantes da reunião e dos ausentes, e seus respectivos cargos;
  3. Aceitação ou correções/alterações das atas de reuniões anteriores;
  4. Decisões tomadas sobre cada item da agenda.

Quais são as características de uma ata?

Principais Características da ATA

Redação técnica; Linguagem formal; Polifonia textual; Texto de Valor jurídico.

O que é considerado rasura em documento?

Conjugação do verbo rasurar. Ação de "estragar" uma escrita que já estava feita, apagando-a com corretivo ou escrevendo por cima.

Quais as rasuras em documentos?

A rasura em documento, tema do trabalho, pode ser grosseira ou idônea. Caso seja grosseira e não engane a coletividade, caracteriza-se o crime impossível (art. 17, CP) ou o estelionato (art. 171, CP), quando o agente induz ou mantém outrem em erro.

O que é considerado uma rasura?

1. Acto ou efeito de rasurar. 2. Supressão de letras, de palavras ou de texto por meio de risco ou de raspagem.

Como fazer um pedido de retificação?

Há duas maneiras de se fazer a retificação de certidão: através da via judicial e pela via administrativa (extrajudicial), sendo a última a forma mais fácil e rápida. Em setembro de 2017 foi sancionada a lei nº 13.484 , que alterou o artigo 110 da Lei de Registros Públicos.

O que significa retificar uma informação?

Retificar é um verbo que tem o sentido de “refazer, corrigir, emendar”. Observe sua aplicação: É preciso retificar o comunicado antes que seja publicado.

Como fazer retificação de nome?

Passo a passo de como retificar nome:
  1. Começar separando os documentos: ...
  2. Emitir as outras certidões online: ...
  3. Solicitar a certidão dos Cartórios de Protesto: ...
  4. Reunir os demais documentos exigidos: ...
  5. Elaborar o Requerimento de Alteração De Registro Civil:

Artigo anterior
O que fazer quando uma bochecha é maior que a outra?
Artigo seguinte
Quais as formas de notificação na Justiça do Trabalho?