O que são fontes orais e materiais?

Perguntado por: Tomé Jesus de Araújo  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes iconográficas: fotografias. Fontes orais: depoimentos orais. Fontes materiais: utensílios, objetos variados.

O que são as fontes orais?

A fonte oral, por alguns estudiosos, é mais do que história oral. Meihy (2007, p. 13) a define como o registro de qualquer recurso que guarda vestígios de manifestações da oralidade humana; entrevistas, gravações musicais, ou, de modo geral, tudo que é gravado e preservado e constitui um documento oral.

O que é uma fonte material?

Quando falamos de fontes materiais, estamos falando de vestígios concretos produzidos por mãos humanas, como textos, pinturas, fotos, filmes, roupas, construções etc.

São exemplos de fontes materiais?

Diante disso, podemos citar como exemplo de fontes materiais as seguintes: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies.

O que são fontes materiais e Imaterias?

Vamos entender a diferença entre as duas: Fontes materiais: são os documentos ou objetos físicos produzidos por mãos humanas. Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

O que são FONTES HISTÓRICAS? | Fontes escritas, orais e mais

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as fontes imateriais?

As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.

O que são fontes de natureza imaterial?

Os bens de cultura imaterial são os elementos abstratos que fazem parte de uma cultura, e dizem respeito às práticas e domínios da vida social de determinado grupo.

Quais são as três fontes históricas materiais?

As fontes históricas podem ser classificadas em: Fontes materiais: objetos, utensílios, vestuário, móveis, instrumentos de trabalho, construções, restos de pessoas ou animais mortos, restos de alimentos, entre outros. Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros.

Quais são exemplos de fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.

Quais são os tipos de fontes?

Tipos de fontes: conheça seus significados e saiba como usá-las!
  • Fonte Serifada. ...
  • Fonte não Serifada. ...
  • Fontes Serifadas Egípcias. ...
  • Fontes Caligráficas. ...
  • Fontes Decorativas.

O que é fonte formal?

FONTES FORMAIS

Possui esse nome por atribuir forma ao tratamento dado pela sociedade à determinado valor, em determinada época. São elas que “formulam” as normas válidas. Tais fontes se apresentam de duas formas no ordenamento jurídico, podem ser escrita ou oral.

O que são exemplos de fontes orais?

Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas.
  • Mitos.
  • Relatos.
  • Documentários.
  • Entrevistas.
  • Discursos.

Quais os exemplos de fontes históricas?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Quais são os cinco tipos de fontes históricas?

Tipos de fontes históricas
  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

O que são fontes históricas 6 ano?

As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.

O que são bens imateriais exemplos?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

O que é cultura imaterial exemplos?

No sentido da cultura, todos os patrimônios culturais que podem ser vistos são considerados um exemplo de cultura material. Por outro lado, imaterial refere-se a todo tipo de cultura que não pode ser visualizada, como folclore e sotaques. ... Entretanto, o carnaval e o frevo servem para exemplificar a cultura imaterial.

São três exemplos da cultura imaterial brasileira?

Exemplos de Cultura Imaterial
  • Roda de Capoeira.
  • Círio de Nazaré
  • Carnaval.
  • Samba.
  • Samba de Roda.
  • Frevo.

Quais são as fontes históricas?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história.

O que é fonte indireta?

Já fontes indiretas, impróprias ou impuras são aquelas que assumem a função de fontes de direito por excepcionalidade, como a doutrina, a jurisprudência e os costumes. No entanto, tal característica não exclui sua finalidade de servir como método de interpretação legal.

O que é fonte involuntária?

Já a fonte involuntária é a que não traduz um processo intencional de criação do direito, ou seja, cria involuntariamente direito. Por exemplo, o costume. O organismo dotado de poderes para a elaboração das leis relaciona-se com o conceito de fonte material.

Quais são as 7 Fontes do Direito?

Assim, a lei é uma fonte principal, sendo fontes secundárias a analogia, os costumes, os princípios gerais do direito, a doutrina e a jurisprudência.

Como descobrir qual é a fonte?

Acesse o WhatTheFont e insira uma imagem para descobrir a fonte utilizada. No computador, é possível carregar um arquivo do seu dispositivo. No celular, há a possibilidade de usar a câmera ou enviar uma foto da galeria; Em seguida, a plataforma irá identificar e sugerir algumas opções de texto presentes.

Como saber qual é a sua fonte?

Fazendo o cálculo da fonte
  1. Acesse o site Outervision Power Supply Calculator;
  2. Em “Motherboard” deixe a opção “Desktop”. ...
  3. Na parte “Video cards”, em “Select brand” escolha a marca da placa de vídeo e modelo dela abaixo. ...
  4. Em “Other Devices”, escolha a quantidade de dispositivos USB 2.0 e 3.0 conectados à máquina.

Qual é a fonte de um texto?

WhatTheFont é o nome de uma das ferramentas que identifica mais facilmente a fonte usada em determinado texto. Tudo o que você precisa é fazer um screenshot do trecho que contém o tipo de letra que precisa ser identificada e deixar que o WhatTheFont faça o resto.

Artigo anterior
O que é bom para definir o corpo?
Artigo seguinte
Como criar um perfil de artista no Spotify?