Qual o objetivo do CIPE?

Perguntado por: Lara Teresa Sá  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

Os objetivos da CIPE®, entre outros, é identificar um vocabulário especial e desenvolver um sistema de classificação dos componentes da prática de enfermagem (fenômenos, ações e resultados), de modo a sistematizar uma linguagem específica que descreva essa prática(3).

Quais são os objetivos da CIPE?

A CIPE foi concebida como um instrumento a ser utilizado na enfermagem de muitas maneiras para: satisfazer critérios recomendados; incluir diagnósticos de enfermagem, tratamentos e resultados; ser definida, testada, refinada e aumentada através de processos em andamento e testes.

Para que serve o CIPE enfermagem?

Para a pesquisa de enfermagem a CIPE:

promoveria urna pesquisa descritiva sobre as abordagens da enfermagem, métodos e tipos de intervenção. possibilitaria a investigação sobre a eficácia dos modelos de provisão de pessoal em relação à dependência dos pacientes.

Quais são os 7 eixos da CIPE?

Os sete eixos são definidos como(2-4): 1) foco – área de atenção relevante para a Enfermagem; 2) julgamento – opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem; 3) meios – maneira ou método de executar uma intervenção; 4) ação – processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente; ...

Como se usa a CIPE?

15. CIPE • Para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos são recomendados a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento • Para compor intervenções de enfermagem, recomenda-se a inclusão de um termo do eixo ação e pelo menos um termo alvo.

O objetivo da CIPA é apenas prevenir acidentes?

20 questões relacionadas encontradas

Como citar a CIPE?

Conselho Internacional de Enfermeiros. (2016). CIPE Versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa, Portugal: Ordem dos Enfermeiros.

Como fazer diagnóstico de enfermagem pela CIPE?

Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.

Quantos eixos tem a CIPE?

Utilizando o modelo ISO e o Modelo de 7 Eixos da CIPE® para criar enunciados de diagnóstico de Enfermagem e resultado de Enfermagem, recomendam-se as linhas de orientação seguintes (ICN 2005).

Quais são os eixos estruturais dos diagnósticos de enfermagem?

A base da construção do diagnóstico de enfermagem é um junção de raciocínio clínico e pensamento crítico, uma compreensão sobre esses dois pontos é fundamental para garantir que os diagnósticos reflitam de maneira fidedigna os problemas reais e potenciais do paciente.

Qual eixo da CIPE Refere-se a opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem?

Qual eixo da CIPE® refere-se à opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem? Localização.

Qual a diferença entre Nanda e CIPE?

O NANDA é um livro usado para diagnóstico de enfermagem ao paciente e o CIPE também é um livro usado para diagnóstico mas engloba o paciente, a conduta do enfermeiro e da comunidade, meio ambiente que o paciente se encontra.

O que diz respeito ao diagnóstico do ambiente laboral?

No que diz respeito ao diagnóstico do ambiente laboral, esse consiste no levantamento comunitário de fatores de risco à saúde e condições de trabalho, sendo primordial na área de saúde do trabalhador, tendo em vista que, com auxílio dos próprios trabalhadores torna-se possível a identificação de dificuldades, aspectos ...

Quando foi criado o CIPE?

O Projeto CIPESC foi desenvolvido de 1996 a 2000, com o objetivo geral de contribuir para a transformação das práticas de enfermagem em saúde coletiva no Brasil, tendo como referência os pressupostos da reforma sanitária brasileira, os perfis de saúde-doença da população e a inscrição constitutiva da Enfermagem no ...

Quais os diagnosticos de enfermagem?

Quais os principais tipos de diagnóstico de enfermagem?
  • Diagnóstico com foco no problema. Feita a partir da resposta indesejada do indivíduo frente a condições de saúde ou processos vitais que existe em si, na sua família ou na comunidade. ...
  • Diagnóstico de risco. ...
  • Diagnóstico de promoção de saúde. ...
  • Síndrome.

Quais os componentes estruturais do diagnóstico?

Componentes estruturais do Diagnóstico de Enfermagem:
  • Enunciado diagnóstico; Estabelece o nome do diagnóstico, é um termo ou uma frase concisa que representa um padrão. ...
  • Fatores relacionados; ...
  • Características definidoras; ...
  • Fatores de risco,

Como a Nic e estruturada?

A estrutura taxonômica da NOC possui cinco níveis: domínios, classes, resultados, indicadores e escalas de mensuração. Todos eles possuem um código para facilitar seu uso na prática.

O que é NIC e NOC?

Trata-se de relato de experiência sobre os cuidados de enfermagem ao usuário com adoecimento neurológico baseado no Sistema de Classificação de Diagnósticos de Enfermagem (DE) da NANDA Internacional (NANDA-I,) e a Classificação de Intervenções de Enfermagem – Nursing Interventions Classification (NIC) e a Classificação ...

O que é a escala CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para permitir uma linguagem científica e unificada, comum à Enfermagem mundial. ... É uma forma de demonstrar resultados da prática de enfermagem também a nível jurídico.

Quais são os focos de enfermagem?

Os focos de atenção relevantes para a enfer- magem (por exemplo, mobilidade, alimenta- ção, eliminação, higiene, etc.) são essenciais para determinar o diagnóstico de enferma- gem, que constitui o suporte para o planea- mento dos cuidados (Conselho Internacional de Enfermeiros, 2011).

O que é NOC em enfermagem?

Denominada de NOC ou Classificação dos resultados de enfermagem, esta tem como objetivo definir intervenções de resultados, de forma a facilitar a sua utilização. A NOC documenta, então, o desenvolvimento de resultados padronizados para a avaliação dos cuidados de saúde (Johnson, Maas & Moorhead (org.), 2004).

E diagnóstico de enfermagem de acordo com a Classificação Internacional para as práticas de enfermagem?

Um diagnóstico de enfermagem da taxonomia da NANDA-I não permite mais de um fator relacionado nem mais de uma característica definidora. A segunda versão da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) contém diagnósticos positivos, negativos e de melhora.

Como se faz um diagnóstico?

Passo a passo do diagnóstico empresarial:
  1. Passo 1) Coleta de informações. Você irá precisar coletar dados de todas as áreas de seu negócio. ...
  2. Passo 2) Análise. ...
  3. Passo 3) Descrição dos problemas. ...
  4. Passo 4) Estratégias para resolução de falhas.

Como se faz um diagnóstico de risco?

Para diagnósticos de risco, não há fatores relacionados (fatores etiológicos), uma vez que estamos identificando uma vulnerabilidade em um paciente para um problema em potencial; o problema ainda não está presente. Portanto, identificam-se os fatores de risco que predispõem o indivíduo a um problema em potencial.

Como citar a CIPE 2017?

GARCIA, T. R. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)®: versão 2017. Porto alegre: Artmed, 2018.

Como citar Potter e Perry?

Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan, 2004. 23 Potter, P; Perry, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Artigo anterior
O que pode substituir o iogurte?
Artigo seguinte
Qual a vantagem da utilização de manta térmica no telhado?