O que são fontanelas ou Fonticulos?

Perguntado por: Ângelo Flávio de Nascimento  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

As fontanelas ou fontículos são espaços situados entre os ossos do crânio dos recém-nascidos e fetos. São vulgarmente chamados “moleiras“. Desaparecem quando se completa a ossificação dos ossos do crânio.

O que é Fonticulos?

O que é Fontículo:

Nas suturas do recém-nascido existem grandes áreas de tecido fibroso denominados fontículos ou fontanelas, que tem a função de permitir o crescimento do cérebro e também mecanismos de defesa na criança em caso de quedas e inchaço cerebral.

Quantos Fonticulos existem?

São seis fontículos: Anterior (bregmático), posterior (lambdóide), ântero-lateral (esfenoidal) e póstero-lateral (mastóideo). Quase todos os fontículos sofrem sinostose no primeiro ano de vida, sendo o fontículo anterior o que mais tarda a desaparecer, seu fechamento ocorre por volta do 2º ao 3º ano de vida.

Porque os Fonticulos são importantes?

Uma função muito importante das fontanelas é de auxiliar a passagem do bebê pelo canal de parto, pois permitem que o crânio possa ser comprimido através de cavalgamento dos ossos entre si, além de permitir o crescimento craniofacial.

Qual é a função da fontanelas?

Além disso, diz o professor, as fontanelas permitem que os ossos do crânio se movimentem e, com isso, a cabeça do bebê passa de maneira mais fácil pelo canal vaginal na hora do parto.

Fontanelas ou Fontículos - BREGMA - PTÉRIO - ASTÉRIO e LAMBDA

19 questões relacionadas encontradas

Quais são as 6 fontanelas?

  • Fontanela Anterior ou Bregmática (/Maior, grande);
  • Fontanela Posterior ou Lambdóidea;
  • Fontanela Mastóidea D;
  • Fontanela Mastóidea E;
  • Fontanela Esfenoidal D;
  • Fontanela Esfenoidal E.

Qual a função das suturas e fontanelas durante o parto vaginal?

Elas existem para permitir que os ossos do crânio se movimentem e a cabeça do bebê passe pelo canal do parto. Além disso, as fontanelas dão flexibilidade ao crânio (parte óssea) para que o cérebro mantenha seu crescimento até o tamanho definitivo.

Por que as suturas cranianas são importantes?

As suturas cranianas estão presentes para ajudar na modelagem da cabeça durante o parto e também da cabeça em crescimento, conforme explicamos. Elas funcionam como "áreas de expansão" que permitem que o cérebro possa crescer dentro do crânio.

O que é Díploe e qual sua importância?

substantivo feminino [Anatomia] Camada de tecido ósseo esponjoso situado entre as duas lâminas de tecido compacto nos ossos chatos, mormente entre as tábuas do crânio. Variação de díploa.

Qual a importância das fontanelas no momento do nascimento?

As fontanelas fazem com que os ossos do crânio possam se movimentar, permitindo assim que a cabeça do bebê passe de maneira mais fácil pelo canal do parto, fenômeno denominado de cavalgadura.

Quais são os Fonticulos?

As fontanelas ou fontículos são espaços situados entre os ossos do crânio dos recém-nascidos e fetos. São vulgarmente chamados “moleiras“.

Quais são os 22 ossos da cabeça?

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

Quantos e quais são os ossos do crânio?

Introdução. Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.

Quais são as fontanelas?

A fontanela anterior (bregma) tem a forma de losango, com tamanho variando entre 1 e 3 cm. O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido.

O que é o osso Esfenóide?

O esfenóide é um osso complexo situado na base do crânio. Sua porção central, o corpo do esfenóide, é constituída por tecido ósseo esponjoso, em que os espaços medulares estão preenchidos basicamente por tecido adiposo (daí o característico hipersinal na ressonância magnética de crânio).

O que são as fontanelas ou como são conhecidas popularmente as Moleiras?

A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

O que é o osso hióide?

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos. É apenas suportado pelos músculos do pescoço.

O que é o osso esterno?

O esterno é o osso que se encontra na linha média anterior do nosso tórax e faz parte da região anterior da caixa torácica. Sua função é proteger os órgãos torácicos de traumas.

O que é e qual a função do periósteo?

Na sua porção profunda, o periósteo é mais celular e apresenta células osteoprogenitoras, morfologicamente parecidas com fibroblastos. ... As principais funções do endósteo e do periósteo são a nutrição do tecido ósseo e o fornecimento de novos osteoblastos, para o crescimento e a recuperação do osso.

O que são as suturas cranianas?

SUTURAS CRANIANAS – são articulações fibrosas, constituídas por várias camadas de tecido conjuntivo denso, que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre esses ossos.

O que são as fontanelas e sua importância para o desenvolvimento do crânio?

As fontanelas são regiões da cabeça de um recém-nascido que não são envolvidas pelos ossos do crânio. ... Essas regiões são delimitadas pelos ossos frontal, parietal direito e esquerdo e occipital. São de suma importância para o bebê durante o trabalho de parto, de maneira a facilitar a passagem pelo canal.

O que provoca Cranioestenose?

Esta é uma deformidade progressiva da cabeça do bebê que se dá pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas – articulações fibrosas que estabelecem ligações entre os ossos desta região. Suas causas podem estar associadas a fatores genéticos e às condições da gestação.

O que causa a Escafocefalia?

A escafocefalia, por sua vez, ocorre quando há o fechamento precoce da sutura craniana sagital. Neste quadro, que também é conhecido por dolicocefalia, o crânio possui uma forma alongada. É considerado o tipo de craniossinostose mais frequente, com prevalência em torno de 4 para 10 mil nascidos vivos.

Como medir as fontanelas?

O médico coloca os dedos na parte superior da cabeça do bebé, avaliando assim se as fontanelas estão abertas. Também se consegue avaliar, através da fontanela, a pressão intracraniana. A fontanela é firme e ligeiramente côncava.

Como saber se a moleira do bebê está normal?

A moleira alta, mas flexível ou almofadada, é algo normal e que não apresenta problema. No entanto, se você perceber que está alta e tensa, pode ser um sinal de pressão intracraniana por alguma razão.

Artigo anterior
Quanto tempo surge a palavra empreendedor e tem origem em qual país?
Artigo seguinte
A despedida por justa causa?