O que são fenóis dê exemplos?

Perguntado por: Yasmin Raquel de Coelho  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico. Eles estão presentes em muitos aspectos de nossa sociedade, tais como em medicamentos, fungicidas, bactericidas, desinfetantes, diversos objetos e, infelizmente, estão presentes até mesmo em drogas.

O que são fenol exemplos?

Fenol é um grupo orgânico caracterizado pela presença de um ou mais grupos hidroxilas ligados diretamente a um anel aromático. Desses grupos, o mais famoso é o que apresenta uma hidroxila ligada ao anel benzênico, que também recebe o nome de fenol. Em comparação aos álcoois, os fenóis são mais ácidos.

Quais são os principais fenóis?

Os fenóis podem ser classificados em monofenóis, em difenóis e em polifenóis. Existem vários métodos para a obtenção do fenol, sendo os principais a partir do benzeno e do cumeno. Alguns dos principais fenóis são cresóis, resorcinol, catecol e ácido gálico.

Qual é a principal característica da função do fenol?

O fenol é uma função orgânica especial. Nela, há a presença de um anel aromático com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a ele. Eles são mais ácidos que álcoois, apesar da hidroxila. O composto mais famoso da função também é conhecido como fenol.

Como saber se é um fenol?

Para identificá-las, repare, você precisa apenas analisar o carbono ao qual a hidroxila se liga. Se for um carbono que só faz ligações simples (“saturado”), identificamos a função como álcool. Se o grupo 'OH' se liga a um carbono pertencente a um anel benzênico (benzeno), dizemos que a função é fenol.

Funções orgânicas: Fenóis - Brasil Escola

36 questões relacionadas encontradas

O que é fenol é para que serve?

O fenol é um sólido branco cristalino em seu estado puro. Geralmente é vendido e utilizado na forma líquida e possui odor forte, levemente doce e irritante. Apresenta diversas aplicações, como precursor ou reagente na produção de resinas, plásticos, medicamentos, herbicidas e desinfetantes.

O que é fenol na química?

Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático. O seu grupo funcional é também o seu composto mais simples, isto é, o hidroxibenzeno, também chamado de benzenol e de fenol comum.

Qual produto tem fenol?

Os fenóis estão presentes em desinfetantes, antissépticos bucais e hospitalares, na fabricação de medicamentos, plásticos explosivos, corantes, entre outras aplicações. Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico.

Quais alimentos tem fenol?

As principais fontes de compostos fenólicos são frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina, além de outras frutas à exemplo da cereja, uva, ameixa, pêra, maçã e mamão, sendo encontrados em maiores quantidades na polpa que no suco da fruta.

Como o fenol é obtido?

São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha. Geralmente os fenóis são sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água.

Porque O fenol é tóxico?

Em altas concentrações, o fenol também pode vir a provocar hemólise no sangue e ação paralisante dos mecanismos neuromusculares, levando o organismo contaminado à morte.

Por que O fenol é ácido?

Fenol (ácido carbólico) é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada.

Como dar nome a um fenol?

Para dar nome a um fenol ramificado, devemos numerar a cadeia. Iniciamos a numeração pelo carbono que apresenta a hidroxila e seguimos no sentido anti-horário, pois o radical etil apresenta a menor numeração em relação ao radical metil.

Quais são as propriedades e aplicações dos fenóis?

Na natureza os fenóis são retirados do alcatrão da hulha, esse composto é usado para fabricar resinas, explosivos e corantes, entre outras aplicações. A propriedade anti-séptica de fenóis é explicada pela ação bactericida, aliás, essa é uma importante característica dos fenóis que causou uma revolução no ano de 1870.

Qual o outro nome do fenol?

Representação de uma molécula de fenol que é o nome usual do fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Outros nomes para a mesma substância incluem: benzenol; ácido carbólico; ácido fénico (ou ácido fênico, no Brasil); ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno.

Quem criou o fenol?

O fenol foi descoberto em 1834 pelo químico F. F. Runge, no fracionamento do alcatrão da hulha. Atualmente é obtido por fracionamento ou por síntese a partir do clorobenzeno.

Porque o fenol foi proibido?

Substância perigosa

De acordo com avaliação de perito, a ingestão de fenol pode causar queimação na garganta e inflamação gastrointestinal grave dependendo da dose consumida. Sua inalação pode provocar irritação pulmonar e edema. Na pele, pode provocar desde dor até queimaduras e feridas.

Qual desinfetante tem fenol?

O desinfetante Fenocreol® é composto por creosóis de fenol, um composto químico que possui eficiente ação bactericida e fungicida. Como dito anteriormente, o produto foi desenvolvido pela Chemitec para realizar a desinfecção de equipamentos e utensílios pecuários, além de tratar umbigos de recém-nascidos.

Onde acha fenol?

Os fenóis também podem ser originários de fontes naturais, e um exemplo disso pode ser observado nos fenóis extraídos da destilação de pétalas e folhas das plantas, que são muito usados pela indústria alimentícia.

O que o fenol faz na pele?

É um procedimento estético que consiste na aplicação de uma solução com fenol, promovendo a renovação da pele. A sua ação ocorre por meio de uma queimadura química, que estimula a produção de colágeno. Com isso, se consolida como um potente redutor de rugas e linhas de expressão.

Qual o efeito do fenol?

“O fenol provoca uma abrasão química controlada, que tem como efeito a irritação da pele. Essa inflamação irá provocar uma descamação da camada córnea, que compõe a superfície da nossa pele, e de camadas inferiores à da derme”, diz a médica.

O que é fenol no rosto?

O peeling de fenol é um procedimento que consiste na aplicação de uma substância química extremamente irritante para a pele, promovendo a sua descamação superficial e profunda. O fenol tem uma formulação muito antiga, usada desde os anos 60, mas que foi aprimorada ao longo do tempo.

Qual é o pH do fenol?

A solução de vermelho fenol é usada como um indicador de pH: sua cor exibe uma gradual transição do amarelo ao vermelho na faixa de pH entre 6.6 e 8.0.

Onde pode ser aplicado o fenol?

O fenol não afeta o crescimento de pêlos e pode ser aplicado nas áreas com barba, supercílios e couro cabeludo.

Qual a diferença entre o álcool e fenol?

Os álcoois são compostos que apresentam grupos hidroxila ligados a átomos de carbono saturados com hibridização sp3, enquanto os fenóis são compostos que apresentam grupos hidroxila ligados ao anel aromático.

Artigo anterior
Quantas variáveis existem?
Artigo seguinte
Quais as versões do Cruze?