Quais são as dimensões da cor dentária?

Perguntado por: Gabriela Pacheco Jesus  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

A determinação e interpretação da cor na Odontologia se baseia, ainda hoje, na teoria do pintor americano A. H. Munsell, que remonta ao ano de 1898. De acordo com Munsell, a cor apresenta três dimensões: matiz, croma e valor (VANINI 1999). Matiz é a cor base do dente, que deriva do corpo dentinário interno.

Quais são as dimensões da cor Odontologia?

Na área da dentística estética a cor é dividida em três dimensões: matiz, croma e valor. Propriedades que influenciam diretamente na observação e seleção da cor. Ademais, a restauração deve reproduzir as características translúcidas do esmalte e opalescentes da dentina.

O que é a cor na Odontologia?

Para começar, vamos te contar qual é a cor da odontologia: A cor da odontologia não é definida! Sim, infelizmente, não há um padrão nacional e, por isso, você pode encontrar universidades usando azul, rosa ou verde durante a formatura de odonto.

Como fazer a seleção de cor em Odontologia?

Tradicionalmente, a seleção de cor em Odontologia é feita por métodos visuais, por meio de comparações subjetivas, utilizando diferentes escalas de cor, como a Vita Classical e Vita System 3-D Master (VITA Zahnfabrik, Bad Säckingen, Alemanha), que são consideradas padrão ouro na Odontologia.

Que fatores determinam a cor do dente?

O que confere cor ao elemento dental é a camada chamada de dentina, já que o esmalte é transparente. Assim, na ponta do dente (porção incisal) em que há mais esmalte, ele é mais claro. Já na parte próxima à gengiva (porção cervical), há mais dentina e, por isso, o dente é mais escuro nessa região.

Você Sabe o Que São? Matiz e Croma das Dimensões da Cor

23 questões relacionadas encontradas

O que torna os dentes amarelos?

Para além do consumo de café, a ingestão de chá, vinho tinto, determinados refrigerantes e certos alimentos, assim como a ingestão excessiva de flúor e de alguns medicamentos (principalmente antibióticos), etc. podem tornar os dentes mais amarelos com o decorrer dos anos.

Por que o dente fica azul?

De acordo com o dentista, o escurecimento acontece a partir de uma necrose pulpar devido a ruptura do suprimento sanguíneo e nervoso da polpa dentária - parte que dá vida ao dente.

Como escolhemos a cor de uma restauração em uma escala de cor odontológica?

Dicas para uma seleção de cor mais eficiente
  1. Durante a utilização da escala de cor, o posicionamento da paleta deve estar no mesmo eixo do elemento dental;
  2. A borda incisal da escala deve coincidir com borda incisal do dente, pois esta possui menos dentina e a cor tende a ser diferente do terço médio e cervical;

Como selecionar cor de resina composta?

Para a seleção de cor ideal da resina composta utilizada nas restaurações, são utilizadas escalas de cores preestabelecidas, com pequenos intervalos entre matiz, croma e valor.

Qual a cor da pedra do curso de Odontologia?

O anel de formatura, por tradição, também é uma joia que representa a superação dos enormes desafios que um curso proporciona na vida de um futuro profissional. Para representar o curso de Odontologia, o anel de formatura costuma trazer uma pedra de coloração avermelhada, como uma ametista ou uma granada.

Qual é a cor do dentista?

A única profissão que utiliza a granada avermelhada como pedra do anel de formatura é a odontologia. Muita gente questiona qual a relação da granada com o curso, afinal a esmeralda é considerada a pedra da saúde e é utilizada como gema dos anéis de formatura de cursos como medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição.

Como pode ser definida a cor?

O que é a Cor:

Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.

Como a cor de um dente na Odontologia e padronizada?

Na Odontologia, conforme a escala de cores Vita®, existem quatro matizes: A (com dominante vermelho-marrom), B (com dominante laranja-amarelo), C (com dominante verde-cinza) e D (com dominante rosa-cinza). - Croma: é a intensidade do matiz e define o seu grau de saturação ou pureza.

O que é matiz na Odontologia?

Matiz. É o comprimento de onda dominante da cor, e consequente, a forma como a chamamos. Na escala Vita, referência na Odontologia, é representada pelas letras A, B, C e D.

Qual a cor mais clara da escala Vita?

Dentro destes tons, tanto A, B, C ou D, os tons são classificados por um número desde o mais claro, 1, até o mais escuro e intenso, 4. Assim, uma tonalidade A1 será uma tonalidade marrom-avermelhada, assim como a tonalidade A2, mas esta última será mais escura.

Em que momento e como deve ser realizada a escolha de cor da resina composta para procedimento restaurador em Dentística?

8ª etapa: A cor da dentina (resina híbrida) deve ser escolhida pela região cervical do dente, enquanto a cor do esmalte (resina micropartícula) deverá ser escolhida nas regiões dos terços meio e incisal.

Como escolher a cor das facetas de resina?

Basta comparar a cor entre dentes naturais já clareados e qualquer amostra (escala) de cores odontológicas. Pode ser até mesmo aquela que o dentista utiliza para escolher resinas para restaurações. Outra forma de seleção da cor para facetas e lentes de contato dental é a medição por espectrofotômetro digital.

Como devemos confirmar a cor da resina composta escolhida para realizar a restauração?

Para a confirmação das cores, recomenda-se a realização de uma restauração provisória (restauração de diagnóstico) com as resinas compostas seleciona- das, pois pode haver diferenças na tonalidade de cor entre as resinas e as escalas de cores utilizadas para auxiliar na seleção.

Quais os aspectos anatômicos precisam ser considerados para a escolha da cor de restaurações anteriores?

Há uma correlação entre os aspectos da visão, as cores e o efeito da luz; no entanto, a seleção do material restaurador depende das características essenciais do elemento dentário, como a textura de superfície, forma anatômica, matiz, croma, valor, translucidez ou opacidade e a qualidade da luz.

Como usar a escala de cor Vita?

Contudo, chegar à cor ideal pode não ser uma tarefa tão simples. Para isso a escala vita deve ser utilizada.
...
Matiz
  1. A: marrom-avermelhado;
  2. B: amarelo-avermelhado;
  3. C: cinza-esverdeado;
  4. D: cinza-rosado-avermelhado.

O que fazer quando o dente fica roxo?

Também pode ser feito um tratamento estético com a utilização de facetas de resina ou porcelana. Nos casos de mudança de cor por pigmentos contidos nos alimentos e bebidas, essa coloração pode ser facilmente removida com uma limpeza dentária realizada no dentista.

O que pode ser dente roxo?

Isso acontece porque, quando um alimento é muito pigmentado, ele tende a soltar o seu “corante” na superfície dentária.

Como saber se o dente está necrosado?

Entre os sinais e sintomas mais comuns da necrose dentária destacam-se a descoloração do dente, o aparecimento de abcessos ou fístulas e a dor. A dor associada à necrose pulpar costuma ser descrita como espontânea.

Artigo anterior
Como saber o portão de desembarque?
Artigo seguinte
O que Snape era de Harry Potter?