O que são fármacos estruturalmente específicos e estruturalmente inespecíficos?
Perguntado por: Juliana Luna de Amorim | Última atualização: 26. April 2022Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)
Os fármacos estruturalmente inespecíficos são fármacos que dependem exclusivamente de suas propriedades físico-químicas como o coeficiente de partição e o coeficiente de ionização para promoverem o efeito farmacológico.
O que são fármacos estruturalmente específicos e inespecíficos?
Fármacos estruturalmente inespecíficos
Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efeito biológico.
O que é um fármaco estruturalmente inespecífico?
Os fármacos estruturalmente inespecíficos resultam da interação com sítios indefinidos e apresentam alto grau de seletividade. São fármacos que interagem com enzimas e proteínas carregadoras, por exemplo.
O que é um fármaco específico?
Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados. Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicas.
Quais são as características da ação inespecífica dos fármacos?
Os fármacos estruturalmente inespecíficos são aqueles que não necessitam de alvos moleculares (receptores, canais iônicos, enzimas) para desencadear sua ação farmacológica.
Farmacologia - Como agem os fármacos: Receptores, Agonista e Antangonistas - Básico
São características da ação inespecífica dos fármacos exceto?
1) São características da ação Inespecífica dos fármacos, EXCETO: a) Não decorre de interação com receptor; b) Resulta de propriedades físico-químicas; c) Necessita de uma ligação com os receptores d) depende do grau de ionização; d) A solubilidade e a tensão superficial influenciam na atividade termodinâmica.
O que é atividade intrínseca do fármaco?
A atividade intrínseca consiste no conjunto de efeitos que foram desencadeados a partir da interação do fármaco com o seu sítio de ação. Duas propriedades importantes para a ação de uma droga são a afinidade e a própria atividade intrínseca.
Quais são as classificações dos medicamentos?
A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.
Como podem ser classificados os fármacos?
Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.
Quais são os 4 tipos de receptores farmacológicos?
- Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
- Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
- Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
- Tipo 4 – Receptores nucleares.
Como podem interagir os fármacos estruturalmente específicos?
Os fármacos estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação se- letiva com uma determinada biomacromolécula-alvo que, na maior parte dos casos, são enzimas, receptores metabotrópicos (acoplados a proteína G), receptores ionotrópicos (acoplados a canais iônicos), receptores ligados a quinases, ...
Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?
O mecanismo de ação se dá pelo aumento da transmissão de GABA (ácido gama-aminobutírico) que é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC), interagindo com receptores BZDs exclusivos no cérebro, através da facilitação da abertura de canais de cloreto, o que provoca a hiperpolarização da ...
O que acontece na biotransformação?
Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.
Quais são os tipos de ação dos medicamentos?
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
O que são medicamentos agonistas e antagonistas?
Um fármaco que, através de sua ligação a seu recep- tor, favorece a conformação ativa deste receptor é denominado agonista; por outro lado, um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista é designado como antagonista.
O que é um fármaco?
Insumo farmacêutico ativo: também denominado fármaco, ou simplesmente princípio ativo, é o componente farmacologicamente ativo destinado ao emprego em medicamento.
Como são classificados os medicamentos quanto à origem?
Natural: medicamentos de origem natural. Ex: Mel, Própolis. Vegetal: medicamentos extraídos de plantas. Ex: Berinjela, utilizada para emagrecimento.
Quais são os 3 tipos de medicamentos no mercado?
O mercado farmacêutico do país conta com três categorias de medicamentos: os remédios de marca, os genéricos e os similares.
Que tipo de remédio tem atividade intrínseca?
Afinidade e Atividade Intrínseca
Medicamentos que ativam receptores (agonistas) possuem as duas propriedades; devem ligar-se efetivamente (ter afinidade) aos seus receptores, e o complexo droga-receptor deve ser capaz de produzir uma resposta no sistema-alvo (ter atividade intrínseca).
O que é atividade intrínseca eficácia )?
Atividade intrínseca (IA) ou eficácia são termos utilizados para se referir à habilidade relativa de um complexo droga-receptor de produzir uma resposta máxima funcional.
Como funciona um agonista indireto?
Agonistas indiretos
Atuam aumentando a liberação de dopamina ao reduzir sua recaptação pré-sináptica. Os agonistas indiretos mais conhecidos para os receptores de dopamina incluem: Anfetamina e metanfetamina: usadas para tratar hiperatividade(TDAH), narcolepsia e obesidade)
São termos que se referem a farmacodinâmica exceto?
A farmacodinâmica avalia o que o fármaco faz no organismo que inclui, EXCETO: a) Mecanismo de ação. b) Biotransformação. c) Efeitos bioquímicos.
São características do antagonismo competitivo?
As características marcantes do antagonismo competitivo são: • deslocamento da curva log da concentração × efeito do agonista para a direita, sem alteração na inclinação ou no efeito máximo (o antagonismo pode ser ultrapassado se a concentração do agonista for aumentada); • relação linear entre razão de dose do ...
São alvos para ação das drogas exceto a enzimas B transportadores C AMP cíclico D canais de iônicos e receptores?
23) São alvos para ação das drogas, EXCETO: a) Enzimas; b)Transportadores; c) Amp-ciclico d)Canas de inôns; e) Receptores 24) A tendência a ligar aos receptores e a capacidade de iniciar mudanças que levam aos efeitos, são respectivamente: a) eficácie e afinidade; b) afinidade e eficácia: c) especificidade e afinidade; ...
Como acontece a biotransformação dos fármacos?
Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.
Quais os benefícios de comer tomate verde?
O que pode causar insuficiência respiratória aguda?