O que é condroma?

Perguntado por: Eva Érica de Valente  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Condroma é uma neoplasia benigna que se origina da cartilagem. As células tumorais parecem condrócitos normais e produzem matriz cartilaginosa(cartilagem) alargando e debilitando o osso afetado, aumentando assim o risco de fraturas.

O que é um condroma?

O condroma extraesquelético ou de partes moles é um tumor cartilaginoso benigno de crescimento lento, que provavelmente origina-se do estroma fibroso e não dos tecidos ósseos ou cartilaginosos maduros1. Essa lesão acomete preferencialmente mãos e pés em 90% dos casos, sendo os quirodáctilos o local mais acometido2-4.

Onde se origina o condrossarcoma?

Ele normalmente se origina nos ossos, mas em algumas situações pode estar em partes moles. Este tumor é mais frequente nos ossos da bacia, do quadril e no ombro. Assim como em outros tipos de câncer, o condrossarcoma pode se espalhar para outros locais do corpo, o que chamamos de metástases.

O que causa o condrossarcoma?

A ocorrência do condrossarcoma está relacionada com alterações genéticas, acontecendo em ossos considerados normais e, por isso, esse tipo de condrossarcoma é conhecido como condrossarcoma primário.

Onde as metástases ósseas aparecem?

Nas metástases osteolíticas ou líticas, as células cancerígenas dissolvem o osso tornando parte dele menos densa. As metástases osteoblásticas ou blásticas fazem com que uma área do osso pareça mais densa ou esclerótica. Nas radiografias, essas alterações aparecem como manchas mais brancas que o osso ao seu redor.

Encondroma x Condrossarcoma grau 1. O que você deve saber?

37 questões relacionadas encontradas

O que são Fibrossarcomas?

Fibrossarcoma. É um câncer do tecido fibroso, que geralmente afeta as pernas, braços ou tronco. É mais comum em pessoas entre 20 e 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância.

O que é um rabdomiossarcoma?

Rabdomiossarcoma é um tumor maligno que surge de células que desenvolvem os músculos estriados da musculatura esquelética. Faz parte do grupo de sarcomas de partes moles, sendo o tipo mais comum na infância.

O que é um leiomiossarcoma?

O leiomiossarcoma (LMS) é um tumor raro que ocorre em aproximadamente 1% de todas as malignidades uterinas, entretanto ocupa em torno de 70% de todos sarcomas uterinos e contribui para um número significante de mortes por sarcomas uterinos.

O que causa leiomiossarcoma?

la se espalha pela corrente sangüínea e pode afetar os pulmões, o fígado, os vasos sangüíneos ou qualquer outro tecido mole do corpo. A causa exata do leiomiossarcoma não é conhecida, embora fatores genéticos e ambientais pareçam estar envolvidos. É mais freqüentemente encontrado no útero ou no abdômen.

O que é leiomiossarcoma de baixo grau?

O leiomiossarcoma é um tipo de tumor maligno raro que acomete os tecidos moles, podendo atingir trato gastrointestinal, pele, cavidade oral, couro cabeludo e útero, principalmente de mulheres no período pós menopausa.

Como diferenciar leiomioma de leiomiossarcoma?

Dentre eles, o leiomiossarcoma (LMS) é o tumor maligno mais comum, com altas taxas de metástase e recidiva, mesmo sendo diagnosticado em estágios iniciais. Já os leiomiomas (LM) são os tumores benignos mais frequentes em mulheres em idade reprodutiva.

Quais os sintomas de rabdomiossarcoma?

Sintomas de rabdomiossarcoma
  • Massa que pode ser vista ou sentida na região nos membros, cabeça, tronco ou virilha;
  • Formigamento, dormência e dor nos membros;
  • Dor de cabeça constante;
  • Sangramento do nariz, garganta, vagina ou reto;
  • Vômitos, dor de barriga e constipação intestinal, no caso de tumores no abdômen;

O que é rabdomiossarcoma embrionário?

É o tipo mais comum de rabdomiossarcoma, geralmente afeta bebês e crianças pequenas. As células do rabdomiossarcoma embrionário se assemelham às células pré-musculares de fetos de 6 a 8 semanas. O rabdomiossarcoma pode se desenvolver na região da cabeça e pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos ou em seu redor.

Como descobrir rabdomiossarcoma?

O diagnóstico do rabdomiossarcoma começa por uma série de exames por imagem que vão mostrar se há um tumor e qual sua extensão. Esses exames podem ser raios X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, cintilografia óssea e tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT).

Quais são os tipos de sarcoma?

Alguns dos principais tipos de sarcoma são: os lipossarcomas; os fibrossarcoma; os sarcoma de partes moles alveolar; angiossarcoma; sarcoma de células claras; sarcoma epitelioide; mesenquimoma maligno; tumores dos nervos periféricos malignos; rabdomiossarcoma; sarcoma sinovial; sarcoma pleomórfico indiferenciado, entre ...

O que é câncer sinovial?

O sarcoma sinovial é um tipo de tumor maligno de partes moles que acomete preferencialmente coxa, braço, pés e articulações dos membros.

O que é Dermatofibrosarcoma?

Dermatofibrosarcoma protuberans é um tipo incomum de neoplasia da derme profunda e do tecido subcutâneo. Apresenta crescimento lento, é localmente agressivo, e tem altas taxas de recidiva local e baixas taxas de metástases.

Qual é o tratamento do rabdomiossarcoma?

Os tipos de tratamentos usados para rabdomiossarcoma incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia e transplante de células tronco. O rabdomiossarcoma é quase sempre tratado com terapia local (cirurgia e/ou radioterapia), bem como quimioterapia.

Quais os sintomas de qualquer tipo de câncer?

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes:
  • Perda de peso inexplicável.
  • Cansaço.
  • Suores noturnos.
  • Perda de apetite.
  • Dor nova e persistente.
  • Enjoos e vômitos frequentes.
  • Sangue na urina.
  • Sangue nas fezes (visível ou detectável através de testes específicos)

O que é sarcoma Botrioide?

Vagina e Colo do Útero: O sarcoma botrióide manifesta-se por uma ou várias lesões polipóides que se exteriorizam através do introito vaginal (aspeto semelhante a cachos de uvas), associado a hemorragia vaginal (4). Se localizado no colo simula um pólipo cervical (2).

O que é desmina negativo?

Os resultados foram expressos como negativos (quando menos de 10% das células foram coradas), positivos focais (quando mais de 10% e menos de 90% das células tiveram reação positiva), e positivos (quando mais de 90% das células tiveram resultados positivos), para desmina, actina de músculo liso e PTN s-100.

Como interpretar o exame imuno histoquímico?

No exame imunohistoquímico as amostras da biópsia são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes. Se o tumor contiver essa substância, o anticorpo se liga às células. Produtos químicos são, em seguida, adicionados de modo que as células com os anticorpos mudam de cor.

Como diferenciar um mioma de um sarcoma?

Como suspeitar que um mioma é um sarcoma:
  1. Nódulo de grandes dimensões. O tamanho médio dos sarcomas foi de 9 cm;
  2. Nódulo grande e único. ...
  3. Crescimento na menopausa. ...
  4. Crescimento rápido;
  5. Áreas císticas de degeneração no nódulo;
  6. Vascularização aumentada ao estudo com Doppler.

Quais os sintomas de sarcoma no útero?

Sarcomas uterinos são incomuns. Sintomas incluem sangramento vaginal anormal, uma massa na vagina. dor pélvica, sensação de plenitude no abdome e micção frequente. O prognóstico geralmente é pior do que o para câncer endometrial em estágio similar.

Quais são os sintomas de câncer na perna?

O sintoma mais evidente do sarcoma de partes moles é a dor na região afetada. Como ele pode se originar em qualquer parte do corpo, os sinais e sintomas irão depender do tipo e da localização do tumor. Por exemplo, um lipossarcoma de coxa produz aumento do volume da coxa que pode provocar dor.

Artigo anterior
O que é tas?
Artigo seguinte
O que é o karate?