O que são estrofes livres?

Perguntado por: Daniel Carlos de Pereira  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

- Livres: são as estrofes que abrigam versos de proporções distintas, ou seja, aquelas que não seguem normas pré-fixadas. Exemplo: Quintilhas e Dístico com versos livres e rimas brancas. Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.

O que são versos livres exemplo?

Os versos livres são versos que não possuem métrica, são versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas. Um exemplo é "Na Rua do Sabão" de Manuel Bandeira ou "Um boi vê os homens" de Carlos Drummond de Andrade.

O que é um poema de forma livre?

Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.

Como identificar um verso livre?

Os versos livres também recebe o nome de versos irregulares. Esse tipo de verso não tem uma métrica pré-estabelecida, ou seja, não há normas. As poesias que contêm versos livres não deixam de apresentar a principal característica poética: a musicalidade.

O que são versos livres e regulares?

- Versos: regulares: com métrica e rima; brancos: com métrica e sem rima; livres: sem métrica e sem rima.

Aula Especial: Tornando-se um Leitor Inteligente

21 questões relacionadas encontradas

O que são versos brancos exemplo?

Versos brancos (ou versos soltos) possuem métrica, mas não utilizam rimas. Não podem ser confundidos com versos livres, que não possuem métrica fixa.

Como fazer versos livres?

O aspecto principal de um verso livre está em sua oposição à versificação tradicional, sem um número fixo de sílabas contadas em cada linha do poema, assim como a acentuação tônica das palavras poderia ser disposta livremente, sem a necessidade de distribuí-las regularmente ao longo das estrofes.

O que é verso livre rap?

É assim que Rincon Sapiência entende a música que toca e que o toca. O rapper contou, em entrevista ao Correio, que todo ano lança canções com batida rap e sem refrão, chamadas versos livres, pois é uma forma de refletir sobre tudo que já passou.

O que é uma estrofe exemplo?

O que é estrofe? Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Como se chama um poema que não tem rima?

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida).

Quais são os tipos de estrofes?

Tipos de estrofes

Dístico: Estrofe composta por dois versos. Terceto: Estrofe composta por três versos. Quarteto ou Quadra: Estrofe composta por quatro versos. Quintilha: Estrofe de cinco versos.

Quantos versos tem que ter uma estrofe?

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

O que é uma estrofe regular?

Na obra poética, a estrofe é classificada de acordo com as características e a quantidade de versos que engloba. Por isso, podem ser: Simples: estrofes que agrupam versos com dimensões idênticas, ou seja, regulares. Ex: poema com 2 ou 4 versos, sendo que cada linha pode apresentar seis sílabas poéticas (hexassílabos).

O que é um verso solto?

[ Literatura ] Verso branco ou verso que não segue as regras ou medidas tradicionais.

O que é o eu lírico?

Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo.

O que são versos livres no modernismo?

Os versos livres, por outro lado, são mais presentes na poesia brasileira a partir do Modernismo (1930), e são aqueles que não possuem métrica definida, podendo ou não terem rimas — o que os tornam singulares dentro desse padrão, como o poema “Amar”, de Carlos Drummond de Andrade.

O que é uma rima rica?

Quando a rima é construída com vocábulos de diferentes classes gramaticais, é considerada uma rima rica.

Quais são os tipos versos?

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.

Como identificar as rimas?

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Qual a palavra que não tem rima?

Também não têm rima palavras como cérebro, víbora, câncer, nuvem, órfã, mil outras. De vez em quando aparece um esperto exumando um vocábulo seiscentista, ou distorcendo de leve uma pronúncia pra aconchambrar um verso periclitante.

Artigo anterior
Como usar guanidina sem estragar o cabelo?
Artigo seguinte
Quem se formou em Direito pode exercer quais profissões?