Qual o objetivo do carimbó?

Perguntado por: Íris Anna Assunção Amorim  |  Última atualização: 25. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (45 avaliações)

Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará. O nome carimbó deriva do instrumento de percussão indígena chamado de curimbó, que na língua Tupi quer dizer pau oco.

Qual o objetivo da dança carimbó?

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. O hábito da dança veio do costume dos agricultores e pescadores que, ao fim de mais um dia de trabalho, dançavam ao ritmo do tambor.

Qual é a função do carimbó?

O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.

Qual a importância cultural do carimbó?

O carimbó, com seus instrumentos, dança e música, é resultado da fusão de influências das culturas indígena e negra. Além da parte cultural, uma característica importante do carimbó é a forma de organização e reprodução social que reúne carimbozeiros nas atividades do dia a dia e celebrações religiosas.

Quais são os benefícios do carimbó?

O carimbo é prático de usar, compacto e leve, permitindo ser carregado para qualquer lugar, permitindo que processos lentos, se tornem mais ágeis e funcionais. Entre as inúmeras vantagens que podemos citar, estão: Evita erros e rasuras em documentos importantes, o que é natural acontecer em processos manuais.

CARIMBÓ: TUDO SOBRE A DANÇA TÍPICA DO PARÁ #souparaense

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características da dança?

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Qual é a principal característica do carimbó?

O carimbó é dançado em pares, e uma de suas características são os movimentos giratórios. A dança também é conhecida pelos nomes de Samba de Roda do Marajó, e Pau e Corda. Em 2014, o Carimbó recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Qual é a origem do carimbó?

A origem da palavra carimbo

Pela etimologia, segundo o africanista Renato Mendonça e o etimólogo Antenor Nascentes o termo carimbo vem da palavra “ka'rimbu” do vocabulário quimbundo que é língua da família banta, falada em Angola pelos ambundos cujo significado é “marca”.

Qual é a origem da dança carimbó?

A dança do carimbo é de origem negra, brasileira, típica das regiões da Ilha do Marajó, no Soure, onde é conhecida por carimbo pastoril, e em Santarém, conhecida como carimbo rural.

Como o carimbó se popularizou?

O carimbó se popularizou entre as décadas de 1960 e 1970 do século passado, quando a cena musical paraense se rendeu ao ritmo secular e esfuziante, até então restrito a comunidades tradicionais e a grupos folclóricos.

Qual é o principal objetivo de dança?

Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo.

Quais objetivos da dança?

O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

Qual era o objetivo das danças?

Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento.

Quem inventou o carimbó?

Os primeiros relatos de carimbos que se tem história remontam de mais de 3.000 anos A.C. na Mesopotâmia, onde utilizavam gravuras escavadas em rolos de pedra. Este é o mais antigo artigo para escritório, e que até hoje permanece.

Quem trouxe a dança Pará o Brasil?

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Quais as três principais influências culturais presentes no carimbó?

As influências culturais indígena, negra e ibérica estão presentes nos instrumentos, na dança e na música. É o som do tambor que marca a sonoridade do carimbó. Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará.

Onde começou a história da dança?

Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo. Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.

Quais são os cinco objetivos da dança?

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Qual é a história da dança?

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Quais são os valores da dança?

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

O que a dança estimula?

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social.

O que se pode expressar através da dança?

Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.

Quais são os objetivos das danças tradicionais?

Os resultados obtidos nos mostram que a dança favorece a assimilação do conhecimento histórico-cultural, pois ela serve como meio de ligação entre o passado e o presente, fazendo com que as crianças desejem cada vez mais aprender sobre novos assuntos e também, sobre aqueles que elas não possuem muito conhecimento.

Artigo anterior
Como curar a colica do bebe?
Artigo seguinte
Como o saneamento ajuda o meio ambiente?