O que são epífitas?

Perguntado por: Leticia Carneiro Amorim  |  Última atualização: 16. Dezember 2021
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

Epifitismo é uma relação de inquilinismo entre duas plantas ou algas, na qual uma planta vive sobre a outra, utilizando-se apenas de apoio e sem dela retirar nutrientes e sem estabelecer contato com o solo. O epifitismo é muito comum nas florestas tropicais e abundante em comunidades de algas.

O que são plantas epífitas exemplos?

As plantas epífitas, tais como orquídeas e samambaias, são espécies que se desenvolvem sobre outras plantas sem lhes causar nenhum prejuízo. As plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo.

Qual é o significado de epífitas?

[ Botânica ] Diz-se das plantas que crescem sobre outras, sem, porém, se alimentarem da substância destas.

Como as plantas epífitas se alimentam?

As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros. ... As epífitas são bastante comuns em regiões de matas, pois as copas das árvores impedem a passagem da luz solar, prejudicando as plantas de pequeno porte.

Quais são as características das plantas epífitas?

As plantas epífitas vivem sobre outras plantas, mas não possuem hábitos parasitas, não retirando, portanto, nutrientes daquela que lhe fornece apoio. Algumas plantas conseguem viver sobre outras sem retirar delas nenhum nutriente e, consequentemente, não lhe causar nenhum dano.

O que são plantas epífitas

30 questões relacionadas encontradas

Quais plantas são epífitas?

Alguns exemplos de epífitas são as polipodiáceas (fetos ou samambaias); cactáceas (flor-de-maio); as bromeliáceas (bromélias ou gravatás); as orquidáceas (orquídeas). Espécies epífitas são particularmente comuns entre as Bryophyta, Pteridophyta, Orchidaceae, Gesneriaceae, Begoniaceae, Bromeliaceae e Araceae.

O que são plantas herbáceas e epífitas?

Entende-se por epífitas plantas geralmente herbáceas, que utilizam espécies arbóreas como hospedeiras (forófitos) aproveitando de seus nutrientes para viver, mas sem trazer qualquer tipo de prejuízo a essas.

Como as bromélias se alimentam?

Ao contrário do que muitos imaginam, as bromélias não são plantas parasitas, pois não se alimentam das plantas onde se crescem. Na verdade, elas são plantas epífitas, ou seja, usam outras plantas apenas como suporte, para receberem maior luminosidade.

Como cuidar de plantas epífitas?

Segundo ela, para que as epífitas estejam sempre bonitas e se destaquem “não se pode esquecer de verificar se estão viçosas e saudáveis”. Outra dica é conferir se o local onde estão recebe muito vento, pois as plantas precisam ser protegidas do vento forte.

Qual o processo de reprodução das plantas?

As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. ... A reprodução sexuada abrange a meiose e a fecundação.

O que é o que é planta que vive na água?

Eichhornia crassipes

Essa espécie é conhecida por diversos nomes, como orelha-de-jegue, baronesa, miriru, jacinto-de-água e planta aguapé. É composta por 95% de água, servindo de abrigo natural para diversos tipos de organismos.

O que significa o símbolo da árvore?

A Árvore é encontrada como um símbolo sagrado em várias culturas e nas mais diversas épocas da história. ... O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu.

Qual a função das escamas Considere o exemplo das folhas das Bromeliaceae que são plantas epífitas que crescem sobre outras plantas?

Nestes representantes a absorção de água e nutrientes é realizada por meio de escamas absorventes, em um mecanismo de osmose. Dessa forma, as escamas em Bromeliaceae exercem importante papel eco-fisiológico.

O que é uma planta do tipo Liana?

O termo cipós ou lianas refere-se geralmente a trepadeiras lenhosas. Geralmente desenvol- vem caules grossos, começam seu ciclo de vida como plântulas terrestres e são capazes de cres- cer na floresta madura (Gentry, 1991). As lianas tendem a ser intolerantes à sombra.

O que é uma planta Hemiparasita?

Em botânica, refere-se a uma planta que usa os recursos do seu hospedeiro (seiva – água e sais minerais), mas, possuindo clorofila, realiza a fotossíntese e produz os seus próprios compostos orgânicos.

O que é planta Herbivora?

Herbivoria é a relação ecológica em que partes de uma planta viva servem de alimento para um animal. É, desse modo, uma relação desarmônica já que a planta é prejudicada enquanto o animal se beneficia.

Como cultivar plantas epífitas?

No sistema “Epífitas” as raízes não ficam contidas dentro do vaso e sim na parte exterior, permitindo assim que as pessoas apreciem a beleza da espécie vegetal em sua totalidade. A princípio a planta fica amarrada ao vaso e pode levar alguns meses até que as raízes comecem a se fixar na cerâmica.

Como cuidar de uma planta aérea?

Plantas aéreas devem ser regadas no mínimo 1 vez por semana, e no máximo 3 vezes. Coloque a planta de molho em um recipiente com água por 20-30 minutos. Tente usar água filtrada ou a água da chuva, pois a água da torneira tem cloro, que pode ser prejudicial para a planta.

Como cuidar de uma planta parasita?

A melhor forma de acabar com ela ainda é o corte e a queima das partes das plantas que foram afetadas, preferencialmente antes da floração e frutificação. Apenas tirar ela de cima das plantas é inútil, já que a parasita se prende na parte interna da hospedeira e logo cresce novamente.

Onde as bromélias vivem?

Quase todas as espécies de bromélias são nativas da América tropical (Américas Central e do Sul, além do México e do sul dos Estados Unidos). A única exceção é uma espécie originária da África. A maior espécie é encontrada no Peru e na Bolívia.

Como são as bromélias?

A bromélia é um tipo de vegetação tropical com uma grande variedade de espécies. É conhecida pelo agrupamento de suas folhas em formato de roseta e pelo seu visual exótico, cheio de cores.

Como se cuida de uma bromélia?

Para garantir que suas bromélias cresçam saudáveis, é preciso ter alguns cuidados, como:
  1. Evitar os pesticidas e fungicidas. ...
  2. Observar a temperatura e a umidade do ar. ...
  3. Cuide para a planta não cair. ...
  4. Coloque um pires de borda alta embaixo do vaso. ...
  5. Não é necessário trocar a água. ...
  6. Faça mudanças de forma gradual.

Em que tipo de vegetação há plantas xerófitas?

Xerófitas são plantas adaptadas para viverem em regiões de climas semiárido e desértico (árido). Os cactos são as plantas xerófitas mais conhecidas. Porém, existem diversas espécies, que não são cactos, que pertencem às xerófitas. A palavra é de origem grega, sendo que xerós = seco e phyto = planta ou vegetal.

O que é uma planta Pteridófita?

Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.

Qual a diferença entre Epifitismo e Inquilinismo?

Inquilinismo é um tipo de relação ecológica entre organismos de diferentes espécies. ... Inquilinismo também pode ser definido como um caso específico do comensalismo. Um usa o outro como moradia, no caso das plantas é chamado de Epifitismo, nesta relação a planta usa uma outra planta como suporte.

Artigo anterior
O que se comemora em maio?
Artigo seguinte
Quanto ganha um vigilante da prosegur?