O que são efeitos somáticos e hereditários?

Perguntado por: Leticia Castro Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

O que é Efeito SomáticoEfeito Hereditário – Radiação Ionizante – Definição. ... Os efeitos biológicos da radiação nas pessoas podem ser agrupados em efeitos somáticos e hereditários . Efeitos somáticos são aqueles sofridos pela pessoa exposta. Efeitos hereditários são aqueles sofridos pelos filhos do indivíduo exposto.

O que é um efeito somático?

Efeitos somáticos: São aqueles que surgem apenas na pessoa que sofreu a exposição à radiação, não afetando futuras gerações. A gravidade desses efeitos depende basicamente da dose recebida e da região atingida.

O que é efeito genético?

Também em relação aos danos da irradiação temos os efeitos genéticos ou hereditários. Tratam-se dos efeitos que se manifestam nos descendentes da pessoa irradiada. É o resultado do dano produzido pela radiação em células dos órgãos reprodutores, as gônadas.

O que são efeitos estocásticos?

Os efeitos estocásticos causam uma alteração aleatória no DNA de uma única célula que no entanto, continua a reproduzir-se. Levam à transformação celular. Os efeitos hereditários são estocásticos. Não apresentam limiar de dose.

Qual órgão é mais Radiosensivel?

As células mais radiosensíveis são as integrantes do ovário, dos testículos, da medula óssea e do cristalino.

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os órgãos mais sensíveis à radiação?

"Os tecidos e órgãos mais sensíveis à radiação são o aparelho digestivo, a pele e a medula óssea. Os danos à medula óssea, que produz as células do sangue, podem causar anemia, baixa resistência imunológica e hemorragias.

Quais os órgãos mais suscetíveis à radiação?

Sensibilidade à Radiação do Corpo Inteiro

Como já visto, os órgãos mais sensíveis são aqueles envolvidos com a formação do sangue e o sistema gastrointestinal.

São exemplos de efeitos estocásticos?

efeitos estocásticos causam dano celular, efeito determinístico causa a morte celular. efeitos hereditários são determinísticos. efeitos estocásticos apresentam limiar de dose, já os determinísticos não apresentam esse limiar. leucopenia, náuseas, hemorragia são exemplos de efeitos estocásticos.

O que são efeitos determinísticos e estocásticos?

Efeitos determinísticos são efeitos limiares à saúde, diretamente relacionados à dose de radiação absorvida e a gravidade do efeito aumenta à medida que a dose aumenta. Os efeitos estocásticos ocorrem por acaso, geralmente sem um nível limite de dose.

O que é estocástico na radiologia?

Os efeitos estocásticos da radiação ionizante ocorrem por acaso, geralmente ocorrendo sem um nível limite de dose. A probabilidade de ocorrência de efeitos estocásticos é proporcional à dose, mas a gravidade do efeito é independente da dose recebida.

Qual a diferença entre genética aditiva e não aditiva?

O componente aditivo é aquele atribuído ao mérito genético médio das raças envolvidas no cruzamento, enquanto o componente não aditivo é a heterose, definida como a diferença entre a média da característica avaliada (fenótipo) nos indivíduos oriundos do cruzamento, os mestiços, e a média desta mesma característica ...

Qual a diferença entre somático é genético?

Efeitos somáticos são aqueles sofridos pela pessoa exposta. Efeitos hereditários são aqueles sofridos pelos filhos do indivíduo exposto.

Quais são os efeitos biológicos?

Portanto, o efeito biológico que essas radiações podem trazer ao organismo dos seres vivos depende de uma série de fatores. Entre tais, temos quatro principais: o tipo de radiação, o tipo de tecido vivo atingido, o tempo de exposição e a intensidade da fonte radioativa.

O que é Radiossensibilidade?

O conceito de radiossensibilidade pode ser descrito como uma característica in- trínseca a qual é associada com o surgimento dos efeitos adversos da radiação ionizante sobre o corpo humano (TWARDELLA; CHANG-CLAUDE, 2002).

O que é um efeito Deterministico?

Em contraste, os efeitos determinísticos são aqueles que mostram uma clara relação de causalidade entre dose e efeito em um determinado indivíduo. Geralmente há um limite, abaixo do qual nenhum efeito é observado.

O que são modelos determinísticos e modelos estocásticos?

Modelos determinísticos X Estocásticos:

Determinísticos: taxas são constantes. População cresce em um ambiente constante. Estocásticos: taxas são médias e possuem variância. Ambiente pode ser variável.

Qual a diferença entre radiações ionizantes e não ionizantes?

Qual a diferença entre Radiação Ionizante e Não-Ionizante? ... Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.

Quais são as emissões Corpusculares?

São elas: Radiação corpuscular, propagada por meio de partículas subatômicas, como elétrons, prótons e nêutrons, e caracterizada por sua carga, massa e velocidade.

Quais são as células mais Radiossensíveis?

As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp).

O que é radiação e dê exemplos?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

Quais os órgãos Radiossensíveis?

Os órgãos mais radiossensíveis em crianças são cérebro, pele, tireoide, mama e medula óssea (PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, 2016).

Qual é a doença mais associada à alta exposição de radiação?

Radiação e câncer

Uma grande exposição à radiação aumenta o risco de câncer devido aos danos no material genético (DNA) nas células que sobrevivem à radiação.

Qual radiação causa câncer?

A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo câncer da pele.

Quais radiação faz mal à saúde?

Por sua vez, radiações como os raios ultravioleta, raios-x e até os raios gama, que são radiações de altíssima energia emitidos em tragédias nucleares tem grande potencial prejudicial para o corpo humano se não forem devidamente controladas.

Qual radiação é perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

Artigo anterior
Como é a febre de infecção urinária?
Artigo seguinte
Qual o melhor sedan Custo-benefício 2021?