O que são e para que servem Story Points?

Perguntado por: Miriam Soares de Pereira  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (13 avaliações)

Story Point é, provavelmente, a unidade de estimativa mais utilizada entre os times ágeis hoje. O nome é derivado dos times ágeis, que normalmente expressam os requisitos como User Story (Estória do Usuário). Um Story Point é uma estimativa relativa de "tamanho" da atividade comparada com outra atividade no projeto.

Para que servem story points?

Story Points são números que indicam o nível de complexidade de uma História de Usuário, eles não servem para prever quanto tempo levará o desenvolvimento e testes de uma História e sim o seu tamanho relativo baseado em complexidade. ... A escala de Story Points é baseada na sequência de Fibonacci.

O que significa Story Point?

O Story Point é unidade de complexidade de esforço que a gente tem para construir um pedaço de software, por exemplo uma User Story ou qualquer tipo de demanda que você tenha para construir.

O que é story points Jira?

Os pontos da história são unidades de medida para expressar uma estimativa do esforço geral necessário para implementar por inteiro um backlog do produto ou qualquer outro trabalho.

Como estimar story points Fibonacci?

Como medir story points: sequência de Fibonacci

Os desenvolvedores usam uma sequência de Fibonacci (0, 0,5, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100) como métrica para mensurar story points e forçar as equipes a chegar a decisões claras.

ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS OS STORY POINTS

22 questões relacionadas encontradas

Quantas horas vale um story point?

Digamos que nesse momento o time leva em média um dia (8 horas) pra terminar um ponto. Isso quer dizer que o time possui 6 pontos para trabalhar as três histórias, ou 6 dias de trabalho, ou 48 horas.

Como funciona o Planning Poker?

Passo a passo do Planning Poker
  1. o Product Owner seleciona um item do Product Backlog para ser estimado e lê o item para toda a equipe, explicando da forma mais clara possível.
  2. os membros da Equipe de Desenvolvimento discutem o item e o Product Owner fica disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Como converter Story Points em horas?

Pontos e horas não combinam: Story Points e horas não são compatíveis. Se um time decide usar pontos, deve esquecer horas. Não há um “de-para”. Aqui vale o empirismo iteração a iteração para calibrar os pontos em user stories de complexidades distintas.

Como trabalhar com story points?

Como montar um modelo de referência para estimativas usando Story Points
  1. Primeiro passo: alinhar o time sobre o que é esforço. ...
  2. Segundo passo: crie um Mapa de Histórias. ...
  3. Terceiro passo: brainstorming de histórias. ...
  4. Quarto passo: popular o Mapa de Histórias.

Quais são as principais diferenças entre Scrum e Kanban?

Resumo: "Kanban vs. Scrum" é uma discussão sobre duas estratégias diferentes para implementar um sistema ágil de desenvolvimento ou gestão de projetos. As metodologias Kanban são contínuas e mais fluidas, enquanto o Scrum é baseado em sprints de trabalho curtos e estruturados.

O que são Features no Scrum?

Uma feature é uma funcionalidade do sistema que entrega um benefício ou resolve um problema real do cliente, geralmente representada através de User Stories nos métodos ágeis. Para que as features sejam construídas, é preciso que sejam criados os seus componentes primeiro, fazendo com que eles se comuniquem.

Como calcular Story points?

Os story points são a forma de medir o tamanho de um projeto ágil.
...
Ela é facilmente calculada, basta somar um número ao anterior, começando do número 1, veja só:
  1. 1+0 = 1 (quem vem antes do 1? é o zero)
  2. 1+1=2.
  3. 2+1=3.
  4. 3+2=5.
  5. 5+3=8.
  6. 8+5=13.
  7. E assim por diante.

Porque não estimar em horas?

Cada pessoa trabalhando exatamente de 5 a 6 horas por dia. Na prática há muita variação. Alguns dias, algumas pessoas podem trabalhar 10 horas por dia, enquanto em outros essa mesma pessoa pode trabalhar 1 hora ou nenhuma. Para o planejamento em Pessoa Hora essa é uma briga eterna para encaixar um no outro.

Quanto vale um story point?

Story Point é, provavelmente, a unidade de estimativa mais utilizada entre os times ágeis hoje. O nome é derivado dos times ágeis, que normalmente expressam os requisitos como User Story (Estória do Usuário). Um Story Point é uma estimativa relativa de "tamanho" da atividade comparada com outra atividade no projeto.

Quem faz o Planning Poker?

A utilização do planning poker está centrada nos três papéis principais do Scrum: o Scrum Master (o líder que coordena a equipe e muitas vezes trabalha junto com o gerente de projetos), o Product Owner (o dono do produto) e o Team (o time de desenvolvimento do produto).

Porquê usar Fibonacci no Planning Poker?

Na Sprint Planning os times ágeis fazem o Planning poker com a pontuação Fibonacci. É uma técnica que, não é do Scrum guide. Então, por que fazemos? Por que, para o ser humano, é muito mais intuitivo fazer estimativas relativas do que absolutas.

Qual métrica é usada para estimar com o Planning Poker?

No Planning Poker para estimar é necessário do Product Backlog e de um baralho de cartas, onde as cartas devem ter os seguintes números 0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40 e 100, ou seja, semelhante à seqüência de Fibonacci (PlanningPoker, 2009).

Quantos Story points cabem em uma sprint?

3 story points (das duas estórias) por sprint.

Que tipo de estimativa as equipes de Scrum usam para dimensionar suas histórias?

No desenvolvimento ágil com Scrum, a estimativa é feita com base na velocidade da equipe. ... Durante uma sessão de planejamento típica, uma solução de bug trivial pode ser estimada como 1 ou 2 pontos de história, e um recurso maior pode chegar a 12.

Por que a sequência de Fibonacci 1 2 3 5 8 13 21 34 etc pode ser usada para estimar os itens do backlog?

569) Por que a sequência de Fibonacci (1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, etc.) ... Resposta: B A sequência de Fibonacci é utilizada pois ela garante uma distância maior entre as complexidades. Por exemplo, fica mais fácil de saber que um item de complexidade 13 é bem menos complexo que um de complexidade 21.

Porquê usar Fibonacci Scrum?

A sequência de Fibonacci

A principal razão que nos leva a acreditar que a seqüência de Fibonacci é a melhor opção, é refletir na inerente incerteza que podemos ter em estimativas de itens maiores. Na imagem abaixo, podemos enxergar um conjunto de cartas que seguem a sequência Fibonacci.

O que é uma feature?

"Feature" é uma "funcionalidade" ou uma "característica". É algo que tem uma "função". "Novas features do SQL Server" poderia ser traduzido como "novas funcionalidades" ou "novas características do SQL Server".

O que são as features?

Features são funcionalidades ou recursos desenvolvidos por um time de pessoas, geralmente de produtos e plataformas digitais que tem como propósito adicionar uma nova entrega de valor e experiência para seus usuários.

O que é épico feature?

O objetivo de uma Feature é realizar um Épico, podem haver 1 ou mais features agrupados sob um Épico. Quando todas as Features do Épico estiverem concluídas, o épico está finalizado. Uma Feature agrupa 1 ou muitas User Stories (histórias equivalem a requisitos funcionais) que estão no contexto da Feature.

Artigo anterior
Quais são os dois tipos de raízes?
Artigo seguinte
Quais os tipos de doenças circulatórias?