O que são documentos de arquivos e documentos públicos?
Perguntado por: Mateus Matheus Garcia Andrade | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)
Os documentos são classificados em documentos de arquivo e documentos públicos. São todos os que, produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou pri- vada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação.
Quais são os arquivos públicos?
Assim como o nome sugere, o arquivo público é aquele onde constam as informações que competem ao Poder Público – Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal, Ministério Público, Justiça Federal, entre outros de esfera municipal, estadual e federal.
O que são os documentos de arquivo?
A referida legislação define o documento de arquivo como aquele que independentemente da natureza do suporte, data, forma e localização de preservação é produzido por qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, em sua rotina de atividade, sendo acumulado e organizado para o exercício dessas mesmas ...
O que é arquivo público?
Arquivo Público. Os arquivos públicos, como o próprio nome indica, são arquivos que competem ao Poder Público, visando a realização de atividades de natureza pública. Os arquivos públicos podem ser das esferas federais, estaduais e/ou municipais.
Quais as 3 principais classificações dos documentos?
- Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. ...
- Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
- Tipologia. ...
- Natureza do assunto. ...
- Forma. ...
- Formato.
Gestão Documental - Documentos de Arquivo e Ciclo de Vida
Quais as classificações de documentos?
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
Quais são as classificações dos arquivos?
- Classificação Alfabética.
- Classificação Numérica.
- Classificação Alfa-numérica.
- Classificação Cronológica.
- Classificação Geográfica.
- Classificação Ideológica.
- Classificação Decimal.
- Classificação Decimal Universal (CDU)
Quais são os tipos de arquivamento?
Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.
O que é um arquivo pessoal?
Arquivos Pessoais, portanto, são conjuntos documentais, de origem privada, acumulados por pessoas físicas e que se relacionam de alguma forma às atividades desenvolvidas e aos interesses cultivados por essas pessoas, ao longo de suas de vidas.
O que é um arquivo privado?
A Lei de Arquivos brasileira considera “arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades” (Brasil, 1991).
Quais são as características dos documentos de arquivo?
Outras características do documento de arquivo...
Identidade; Autenticidade (depende da identidade e integridade); Organicidade, naturalidade, inter-relacionamento; Acessibilidade, usabilidade.
O que são arquivos no Windows?
Um arquivo ou ficheiro de computador é um recurso para armazenamento de informação, que está disponível a um programa de computador e é normalmente baseado em algum tipo de armazenamento durável.
O que é arquivo para que serve?
Objetivo do arquivo
No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.
Quais os dois tipos de arquivos?
Os arquivos físicos são aqueles organizados em pastas, que são guardados em gavetas e armários, impressos em papel. Já os arquivos digitais são aqueles que são gerados em computador, e ficam arquivados em dispositivos como tablets, celulares, etc.
Quais são os tipos de arquivos Arquivologia?
- textual: manuscritos, datilografados ou impressos.
- cartográfico: mapas, plantas, entre outros.
- filmográfico: fitas magnéticas de imagens ou películas cinematográficas.
- sonoro: registros fonográficos.
- micrográfico: suporte fílmico.
Quais são os arquivos municipais?
O arquivo público municipal é um órgão especificamente dedicado e responsável pelo conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados por órgãos públicos municipais no exercício de suas atividades, ou seja, pelos poderes Executivo e Legislativo, representados, respectivamente, pela prefeitura e pela câmara dos ...
Como fazer um arquivo pessoal?
- defina onde arquivar os documentos;
- digitalize os documentos;
- suba tudo em nuvem;
- separe os documentos por categorias;
- adote protocolos;
- otimize o trabalho de descarte;
- ensine a sua equipe o método de organização.
O que é um arquivo pessoal e qual é a importância desse tipo de arquivo em pesquisas sobre contextos políticos e culturais?
O conceito de arquivo pessoal refere-se a um conjunto de documentos produzidos, ou recebidos, e mantidos por uma pessoa física ao longo de sua vida e em decorrência de suas atividades e funções sociais (OLIVEIRA, 2016).
O que é um acervo pessoal?
Acervos pessoais são formados por publicações, anotações, cartas, fotografias, objetos tridimensionais, manuscritos ou quaisquer outros suportes documentais que carregam informação relevante à pessoa que os reuniu durante sua vida pessoal e profissional.
O que é métodos de arquivamento?
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 1992), Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.
Quais são as fases de arquivamento?
- Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
- arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
- intermediária; e fase permanente.
Como se arquiva nomes?
A - em primeiro lugar deve constar o sobrenome, em caso de mais de um, o último sobrenome. B - os títulos (Dr.; Ministro) ou parentescos (Sobrinho; Filho; Jr.) que seguem ou antecedem o nome, são considerados no arquivamento e devem ser colocados no início, conforme a mesma regra do último sobrenome.
Quais são as três idades dos arquivos?
- Três idades do arquivo. ...
- Corrente (1ª idade) ...
- Intermediário (2ª idade) ...
- Permanente (3ª idade) ...
- Fases da gestão de documentos. ...
- Tabela de temporalidade. ...
- A destinação final dos documentos.
Quais são as principais técnicas de classificação e ordenação de arquivos?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Arquivo morto. ...
- Microfilmagem. ...
- Nuvem.
Porque devemos classificar os arquivos?
Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.
Qual é o pensamento de Norbert Elias sobre a sociedade?
Qual a gramatura do papel A4 normal?