O que são despesas com vendas DRE?

Perguntado por: Daniel Moreira  |  Última atualização: 4. März 2025
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As despesas com vendas são relacionadas com todos os gastos que envolvem o processo de comercialização de um produto ou serviço.

Quais são as despesas com vendas?

O conceito de despesas de vendas está relacionado, diretamente, com esforços da empresa em realizar as vendas. Como exemplo, podem-se citar: os salários, as comissões sobre vendas, os encargos sociais dos vendedores, o frete, a publicidade, a propaganda, entre outros (ALMEIDA, 2012).

Quais são as deduções de vendas?

As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

Quais são as despesas administrativas na DRE?

Despesas Administrativas e Gerais;

Assim, são despesas administrativas os gastos com publicidade, limpeza e com pessoal, por exemplo. É importante destacar que as despesas com pessoal vão além do salário, e envolvem também as gratificações, encargos sociais legais, treinamentos e benefícios.

Quais são as contas de DRE?

Estrutura da DRE
  • Receita Bruta.
  • (-) Deduções e abatimentos.
  • (=) Receita Líquida.
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto.
  • (-) Despesas com Vendas.
  • (-) Despesas Administrativas.
  • (-) Despesas Financeiras.

COMO MONTAR UMA DRE | PASSO A PASSO

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Quais são as despesas gerais e administrativas?

Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas

Nesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.

Como fazer a DRE passo a passo?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?
  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

O que entra em despesas gerais?

Também chamadas de despesas gerais, as despesas administrativas dizem respeito, de forma ampla, à operação do negócio. Por exemplo, podemos incluir impostos, salários, benefícios (como vale-refeição e vale-transporte), água e energia, etc.

Onde fica o faturamento no DRE?

Como falado, esse indicador é um resultado que aparece logo após as deduções e, tecnicamente, fica localizado na parte superior do DRE.

Como é a estrutura de uma DRE?

Estrutura básica para DRE

– A primeira linha traz a informação da Receita Bruta (de Vendas), que é a soma total do que sua empresa vendeu no período. – A seguir, aparecem os Impostos que a sua empresa pagou ou vai pagar. – A terceira linha é resultado da primeira menos (-) a segunda.

Onde fica a depreciação na DRE?

Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).

Como calcular despesas com vendas?

Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas. Quando aplicado sobre o preço de venda, encontra-se o valor em R$ que poderá ser somado aos demais custos e despesas para se chegar ao custo total das mercadorias.

O que são custos com vendas?

O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir (no caso da indústria) ou armazenar (na realidade do comércio) um determinado item até que ele seja negociado com o cliente.

O que são as deduções na DRE?

São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda (ICMS, ISS, etc) e as Comissões sobre as Vendas.

Como entender a DRE?

Como interpretar o DRE Gerencial
  1. Análise vertical: compara os valores linha a linha, considerando as linhas maiores como o valor total, e as linhas menores como uma porcentagem do total.
  2. Análise horizontal: compara os valores mês a mês, para ver evolução ou contração daquela linha.

Onde entra o estoque no DRE?

Na DRE os valores de Estoque não aparecem. É um demonstrativo gerado com base nas contas de resultado e não contas do ATIVO/PASSIVO.

Quais são os 4 tipos de despesas?

Quais são os 4 tipos de despesas?
  • Despesas Fixas. As despesas fixas correspondem a gastos mensais fixos, como o nome indica. ...
  • Despesas Variáveis. ...
  • Despesas Operacionais. ...
  • Despesas Não Operacionais. ...
  • Despesas Pré-Operacionais. ...
  • Exemplos de Custos. ...
  • Exemplos de Despesas. ...
  • Exemplos De Gastos.

Quais são os 3 tipos de despesas?

As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.

Como classificar as despesas?

Despesas fixas são todas aquelas que aparecem sempre com o mesmo valor. Podem ser mensais (como o aluguel e o condomínio) ou mesmo anuais (como o IPVA). Já as despesas variáveis podem se referir a gastos recorrentes, mas cujo valor depende da frequência ou recorrência do uso.

O que deve constar no DRE?

A DRE é um documento feito por toda empresa, em que são registrados os resultados relacionados com suas operações financeiras. Nela, é preciso constar os lucros e os prejuízos ao longo de determinado período.

Quem faz a DRE de uma empresa?

Pela Lei, a DRE é deve ser feita por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade), é obrigatória para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente.

Como montar um DRE do zero?

PASSO A PASSO - Como montar um DRE do zero
  1. Levantamento das informações de receitas e deduções. Se você utiliza um sistema de gestão: ...
  2. Levante o valor dos impostos. Se sua empresa é do regime lucro real ou presumido: ...
  3. Informe seu custo de venda. ...
  4. Levante suas despesas. ...
  5. Resultado. ...
  6. Revisão e análises.

São exemplos de despesas operacionais?

Exemplos de despesas operacionais
  • pagamento de salários dos colaboradores;
  • comissão de vendedores.
  • benefícios oferecidos pela empresa;
  • seguros pagos;
  • equipamentos necessários;
  • materiais de escritório;
  • treinamento de funcionários etc.

O que entra em outras despesas operacionais?

Por exemplo: aluguel, salários, internet, plano de telefone, etc. E separe os gastos variáveis, aqueles que variam de acordo com a demanda, o volume. Por exemplo: comissões, horas extras, consumo de água, consumo de energia, etc.

Onde fica o CMV na DRE?

Para calcular o CMV no DRE é preciso implantar o inventário permanente, para que suas entradas e saídas possam ser relacionadas. Se você sentir a necessidade de analisar períodos em que o lucro já tenha sido encerrado, use-o por período.

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