O que são despesas com vendas DRE?
Perguntado por: Daniel Moreira | Última atualização: 4. März 2025Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)
As despesas com vendas são relacionadas com todos os gastos que envolvem o processo de comercialização de um produto ou serviço.
Quais são as despesas com vendas?
O conceito de despesas de vendas está relacionado, diretamente, com esforços da empresa em realizar as vendas. Como exemplo, podem-se citar: os salários, as comissões sobre vendas, os encargos sociais dos vendedores, o frete, a publicidade, a propaganda, entre outros (ALMEIDA, 2012).
Quais são as deduções de vendas?
As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
Quais são as despesas administrativas na DRE?
Despesas Administrativas e Gerais;
Assim, são despesas administrativas os gastos com publicidade, limpeza e com pessoal, por exemplo. É importante destacar que as despesas com pessoal vão além do salário, e envolvem também as gratificações, encargos sociais legais, treinamentos e benefícios.
Quais são as contas de DRE?
- Receita Bruta.
- (-) Deduções e abatimentos.
- (=) Receita Líquida.
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto.
- (-) Despesas com Vendas.
- (-) Despesas Administrativas.
- (-) Despesas Financeiras.
COMO MONTAR UMA DRE | PASSO A PASSO
Quais são as despesas gerais e administrativas?
Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas
Nesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.
Como fazer a DRE passo a passo?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
O que entra em despesas gerais?
Também chamadas de despesas gerais, as despesas administrativas dizem respeito, de forma ampla, à operação do negócio. Por exemplo, podemos incluir impostos, salários, benefícios (como vale-refeição e vale-transporte), água e energia, etc.
Onde fica o faturamento no DRE?
Como falado, esse indicador é um resultado que aparece logo após as deduções e, tecnicamente, fica localizado na parte superior do DRE.
Como é a estrutura de uma DRE?
Estrutura básica para DRE
– A primeira linha traz a informação da Receita Bruta (de Vendas), que é a soma total do que sua empresa vendeu no período. – A seguir, aparecem os Impostos que a sua empresa pagou ou vai pagar. – A terceira linha é resultado da primeira menos (-) a segunda.
Onde fica a depreciação na DRE?
Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).
Como calcular despesas com vendas?
Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas. Quando aplicado sobre o preço de venda, encontra-se o valor em R$ que poderá ser somado aos demais custos e despesas para se chegar ao custo total das mercadorias.
O que são custos com vendas?
O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir (no caso da indústria) ou armazenar (na realidade do comércio) um determinado item até que ele seja negociado com o cliente.
O que são as deduções na DRE?
São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda (ICMS, ISS, etc) e as Comissões sobre as Vendas.
Como entender a DRE?
- Análise vertical: compara os valores linha a linha, considerando as linhas maiores como o valor total, e as linhas menores como uma porcentagem do total.
- Análise horizontal: compara os valores mês a mês, para ver evolução ou contração daquela linha.
Onde entra o estoque no DRE?
Na DRE os valores de Estoque não aparecem. É um demonstrativo gerado com base nas contas de resultado e não contas do ATIVO/PASSIVO.
Quais são os 4 tipos de despesas?
- Despesas Fixas. As despesas fixas correspondem a gastos mensais fixos, como o nome indica. ...
- Despesas Variáveis. ...
- Despesas Operacionais. ...
- Despesas Não Operacionais. ...
- Despesas Pré-Operacionais. ...
- Exemplos de Custos. ...
- Exemplos de Despesas. ...
- Exemplos De Gastos.
Quais são os 3 tipos de despesas?
As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.
Como classificar as despesas?
Despesas fixas são todas aquelas que aparecem sempre com o mesmo valor. Podem ser mensais (como o aluguel e o condomínio) ou mesmo anuais (como o IPVA). Já as despesas variáveis podem se referir a gastos recorrentes, mas cujo valor depende da frequência ou recorrência do uso.
O que deve constar no DRE?
A DRE é um documento feito por toda empresa, em que são registrados os resultados relacionados com suas operações financeiras. Nela, é preciso constar os lucros e os prejuízos ao longo de determinado período.
Quem faz a DRE de uma empresa?
Pela Lei, a DRE é deve ser feita por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade), é obrigatória para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente.
Como montar um DRE do zero?
- Levantamento das informações de receitas e deduções. Se você utiliza um sistema de gestão: ...
- Levante o valor dos impostos. Se sua empresa é do regime lucro real ou presumido: ...
- Informe seu custo de venda. ...
- Levante suas despesas. ...
- Resultado. ...
- Revisão e análises.
São exemplos de despesas operacionais?
- pagamento de salários dos colaboradores;
- comissão de vendedores.
- benefícios oferecidos pela empresa;
- seguros pagos;
- equipamentos necessários;
- materiais de escritório;
- treinamento de funcionários etc.
O que entra em outras despesas operacionais?
Por exemplo: aluguel, salários, internet, plano de telefone, etc. E separe os gastos variáveis, aqueles que variam de acordo com a demanda, o volume. Por exemplo: comissões, horas extras, consumo de água, consumo de energia, etc.
Onde fica o CMV na DRE?
Para calcular o CMV no DRE é preciso implantar o inventário permanente, para que suas entradas e saídas possam ser relacionadas. Se você sentir a necessidade de analisar períodos em que o lucro já tenha sido encerrado, use-o por período.
O que deve constar na pulseira de identificação do paciente?
O que é bullying?