O que são desinências verbais e como são classificadas?

Perguntado por: Vitória Anna de Ferreira  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

São morfemas indicativos do modo e do tempo, ou do número e da pessoa, ou seja, podem ser: Desinência Modo Temporal - são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo. ...

Como são classificadas as desinências?

Dividem-se em desinência número pessoal, desinência modo temporal e desinência verbo nominal. Desinência número pessoal: indica o número e a pessoa a qual se refere a ação verbal.

O que é desinência verbal e nominal?

A desinência faz parte dos estudos em morfologia e tem papel relevante na estrutura de uma palavra. Desinências são morfemas responsáveis pela flexão de vocábulos, eles se juntam a uma palavra para contribuir quanto à definição do gênero, do número, de um tempo verbal e assim por diante.

Qual a diferença entre desinências nominais e desinências verbais de pelo menos um exemplo de cada?

As desinências nominais são os morfemas que, quando adicionados aos nomes, ou seja, substantivos e adjetivos, indicam sua flexão em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). Desinência de número – indicam o singular ou o plural dos nomes. Exemplos: mesa – mesas; carro – carros; homem – homens.

O que é uma desinência número pessoal?

Desinências número-pessoais (DNP) Quando indicam o número (singular e plural) e as pessoas (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas). Exemplos: Viajo todas as férias.

Desinências [Prof. Noslen]

31 questões relacionadas encontradas

O que é desinência de número exemplos?

Desinência de Número - indicam o singular ou o plural dos nomes. 2. Desinência de Gênero - indicam o feminino ou o masculino dos nomes. Exemplos: aluno - aluna, menino - menina, ancião - anciã, marquês - marquesa.

Quais são as desinências?

Desinências são as partículas nominais ou verbais localizadas no final das palavras para indicar suas flexões. Não pare agora... ... As desinências nominais indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (plural e singular) dos substantivos e dos adjetivos que permitem alguns tipos de flexão.

O que é uma desinência de gênero?

As desinências fazem parte do processo de formação das palavras, pois são estruturas colocadas no final dos radicais para indicar suas flexões. Isso significa que são essas partículas as responsáveis pela identificação do gênero (masculino/feminino), número (singular/plural), pessoa, número, modo e tempo dos verbos.

Quais são os dois tipos de desinências?

Desinências são os elementos terminais indicativos das flexões das palavras. Existem dois tipos de desinências: nominais e verbais.

O que é radical exemplos?

O radical não é um morfema, ele é o elemento básico que traz a significação nuclear de uma palavra e de sua família. Exemplo: Flor, floral, florista, florido, etc. ... Nem sempre palavras de mesmo radical, pertencem à mesma família de significação, por isso, é necessário analisar com atenção.

O que é sufixo e exemplos?

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). ... Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.

Qual é a diferença entre desinência nominal e vogal temática?

A vogal temática é a vogal que se une ao radical da palavra. ... As desinências são morfemas que indicam as flexões das palavras (número, gênero, pessoa, modo e tempo verbal). São acrescidas no final dos termos e podem ser nominais ou verbais.

Qual a ordem correta dos morfemas?

O estudo dos morfemas compreende o estudo sobre a formação e a estrutura das palavras. O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.

É uma desinência?

Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.

Quais são os tipos de tempos verbais?

Os tempos verbais
  • Presente: expressa que um fato ocorre no momento da fala. Exemplo: Agora Ana descansa.
  • Pretérito: é a referência a algo que aconteceu antes da fala. Divide-se em perfeito (simples e composto) e imperfeito. 2.1. ...
  • Futuro: é a referência ao que ainda não ocorreu ou não foi realizado.

O que é desinência do infinitivo?

É a vogal que torna possível a ligação entre o radical e a desinência. R: desinência de infinitivo. A junção do radical cant- com a desinência –r no português é impossível, é a vogal temática “a” que torna possível essa ligação.

Quais nomes não apresentam vogal temática?

As palavras terminadas em vogais tônicas (cará, picolé, forró) não apresentam vogal temática; Não podemos confundir essas terminações como sendo desinências indicadoras de gênero, já que os substantivos supermercado e escola, por exemplo, não sofrem flexão de gênero.

O que é morfema zero exemplos?

O Morfema Zero é a ausência de desinência. Assim, não necessita de qualquer desinência para encerrar o seu sentido. A ausência da letra “s” no final de uma palavra, por exemplo, pode indicar que a mesma se apresenta no singular. Exemplo: sol, livro, mês.

Em qual das alternativas o morfema A e desinência de gênero?

6a Questão Em qual das alternativas o morfema (a) é desinência de gênero? Placa.

O que é um radical de um verbo?

O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. ... Escrev- é o radical do verbo escrever. Part- é o radical do verbo partir.

Em quais das palavras destacadas as Desinencias são?

Roubam → Desinência verbal. Obrigam → Desinência verbal. ... Tímidas → Desinência nominal.

Como saber o radical de uma palavra?

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

O que é o afixo de uma palavra?

1. [ Linguística ] Partícula que se junta a uma palavra para lhe modificar a significação (ex.: os prefixos e os sufixos são afixos).

Qual a ordem dos morfemas da palavra equilibristas?

Isto posto, marque a opção que indica a ordem correta dos morfemas na palavra equilibristas. radical, sufixo, desinência de gênero, desinência de número. radical, prefixo, desinência de gênero, desinência de número. ... radical, sufixo, desinência de gênero, desinência de gênero.

Como separar os morfemas de uma palavra?

Os elementos mórficos de uma palavra dividem-se em: raiz, radical, tema, afixos, desinências e vogal temática. Vejamos cada um mais a fundo: Raiz – A raiz cumpre a função literal de seu nome, ela serve como base para a formação de diversas palavras, pois contém o núcleo significativo das mesmas.

Artigo anterior
Como saber se o aparelho está infectado?
Artigo seguinte
Quais são as habilidades essenciais?