O que é uma receita extra-orçamentária?

Perguntado por: Matheus Santos Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Receita proveniente de toda e qualquer arrecadação que não figure no orçamento e não constitua renda do Estado. O seu caráter é de extemporaneidade ou de transitoriedade.

O que é Extra-orçamentárias?

Termo: Despesa Extraorçamentária

Despesa que não precisa de autorização legislativa para ser realizada, ou seja, que não integra o orçamento público. São exemplos: devolução de caução, resgate de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e pagamento de restos a pagar.

O que é receitas extra?

Receita Extra-orçamentária – são ingressos de recursos financeiros que não pertencem à entidade que os recebe. São recursos que estão apenas temporariamente transitando pelo patrimônio e serão oportunamente restituídos a seu proprietário, como por exemplo, caução e garantia em dinheiro.

O que é uma receita orçamentária?

Receita é a soma de ingressos orçamentários (impostos, taxas, contribuições, etc.) arrecadados para atender a necessária Prestação de Serviços Públicos, permitindo ao Estado cumprir com seus compromissos, objetivos e metas.

Qual a diferença entre receita orçamentária e receita extra-orçamentária?

Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e receitas extraorçamentárias, quando representam apenas entradas compensatórias.

Receitas Orçamentárias e Extraorçamentárias

30 questões relacionadas encontradas

O que são receitas orçamentárias e extraorçamentárias?

Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos, que se desdobram em ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias, e receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário.

Quais são as receitas orçamentárias?

As receitas orçamentárias são entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar os gastos públicos, isto é, são receitas que de fato pertencem ao orçamento público, sob denominações próprias, ainda que não previstas no orçamento – mas que dependem de autorização legislativa para serem incorporadas ao orçamento.

Para que serve a classificação da receita orçamentária?

É a subdivisão das Categorias Econômicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que as mesmas ingressam no patrimônio público.

Quais são as etapas da receita?

A legislação estabelece as seguintes fases para a receita: previsão, lançamento, cobrança, arrecadação e recolhimento.

Quais são as classificações orçamentárias?

No modelo orçamentário brasileiro são observadas classificações para a despesa e para a receita. Da despesa, as principais são: classificação institucional, classificação funcional e programática, de natureza da despesa e por fonte de recursos; da receita, classificação por natureza de receita e por fonte de recursos.

O que é uma receita prevista?

A Receita Prevista é a primeira fase da arrecadação de recursos. Conforme visto acima, as Receitas do governo passam por uma previsão inicial e essa previsão é atualizada ao longo do ano para se ajudar às mudanças que ocorrem durante o período.

Quanto à sua natureza as receitas públicas podem ser orçamentárias e extraorçamentárias como se classifica a receita orçamentária?

As receitas quanto à previsão orçamentária podem ser classificadas em orçamentárias ou extraorçamentárias a depender se constam ou não no respectivo orçamento. São orçamentárias as receitas que estiverem previstas no orçamento de modo que serão consideradas quando da fixação das despesas públicas.

O que é receita de serviços na contabilidade?

A receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial, como venda de produtos, serviços, rendimentos de aplicações financeiras, cobrança de royalties etc. Ou seja, é um dinheiro que contribuirá como parcela positiva na hora de fazer as contas do lucro gerado.

Como se escreve extra orçamentária?

1. Não incluído em orçamento (verba extraorçamentária). [Pl.: extraorçamentários.]

Quando a receita é classificada em orçamentária e extra orçamentária dizemos que se trata da classificação quanto?

Quanto à afetação patrimonial, as receitas são classificadas em orçamentárias e extra-orçamentárias. Quanto ao poder de tributar, a receita é dividida conforme a discriminação constitucional das rendas, em federal, estadual e municipal.

É um ingresso de recursos classificado como receita extra orçamentária o recebimento de?

3a Questão É um ingresso de recursos classificado como receita extra-orçamentária o recebimento de valores relativos à alienação de bens do ativo permanente do ente público. ... Em decorrência dessa característica, alguns autores denominam as Receitas Extraorçamentárias como ¿Ingressos Extraorçamentários¿.

São estágios da Receita Pública respectivamente?

PREVISÃO, LANÇAMENTO, ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO.

Quais são os tipos de receitas públicas?

A Receita Pública pode ser classificada de acordo com os seguintes aspectos:
  • Quanto à natureza: orçamentária ou extra-orçamentária.
  • Quanto à categoria econômica: correntes e de capital.
  • Quanto ao poder de tributar: federal, estadual ou municipal.
  • Quanto à afetação patrimonial: efetivas ou por mutação patrimonial.

Como são classificadas as receitas públicas?

A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em originárias e derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo poder público.

Qual o objetivo principal das classificações orçamentárias da despesa?

A ideia principal do classificador é identificar a responsabilidade institucional pelo gasto. A classificação institucional está presente nos documentos orçamentários e nos atos relativos à execução da despesa.

São objetivos de um sistema de classificação orçamentária?

facilitar a formulação de programas; proporcionar uma contribuição efetiva para o acompanhamento da execução do orçamento; determinar a fixação de responsabilidades e. possibilitar a análise dos efeitos econômicos das ações governamentais.

Qual a classificação da despesa orçamentária?

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: - planejamento; - execução; e - controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

Quais são as despesas orçamentárias?

Termo: Despesa Orçamentária

É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos, tais como despesas de pessoal, custeio, manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade.

O que são fontes orçamentárias?

As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinação legal, e servem para indicar como são financiadas as despesas orçamentárias.

É um exemplo de receita com contraprestação?

A venda de bens, prestação de serviços ou até mesmo distribuições como juros, royalties e dividendos podem ser consideradas exemplos de transações com contraprestação.

Artigo anterior
Seria possível sinônimo?
Artigo seguinte
Qual a diferença de creme de leite fresco e o de caixinha?